«Agosto Madura, Setembro Vindima»
«Em Setembro, planta, colhe e cava que é mês para tudo»
(Provérbios populares)
Limpar os canteiros e parcelas após as colheitas de Verão; arejar o solo, adubar com adubo orgânico, prevendo as sementeiras e plantações de Outono/Inverno; continue a regar enquanto o tempo vai quente. De manhã cedo ou ao anoitecer.
Proteger as culturas com palha ou restos de folhas, sobras de poda e ervas triturados. A proporção a manter deve ser sempre 1/3 de folhas e ervas verdes e 2/3 de secos. O solo nunca deve estar a nu. Não esquecer que não se enterra a matéria orgânica (nem o adubo, nem a palha).
Preparar canteiros e parcelas para as próximas culturas, seguindo sempre o principio da rotação de culturas (ver página das NOVAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS E A PERMACULTURA). Arejar bem o solo mas não trabalhar o solo em profundidade, cada camada deve ficar onde está. Areja-se, aduba-se, planta-se e palha-se.
Semear e plantar com as culturas de Outono/Inverno. Alfaces de Inverno; espinafres; agrião; couves invernais; alho francês; aipo; beterraba; brócolos; nabos; rabanetes e aromáticas (salsa, coentros, tomilho, etc)... Nas parcelas ou canteiros que ficarem vazios plante adubo verde para enriquecer esses solos.
No jardim, podar e fazer estacas. Plante bolbos de flores de Outono/Inverno: jacintos, tulipas, narcisos, crócos, lírios. Plante crisântemos, amores-perfeitos, begónias, cravos, margaridas.
No pomar é ainda altura de colheitas. Prepare um local para conservar os frutos de pevide (pêras, maçãs e marmelos). Se necessário ensaque os frutos ainda nas árvores para os proteger dos pássaros . Reproduzir por estaquia e fazer enxertias. Inicia-se a época das plantações de arbustos frutíferos.
Leia também: A página COLHEITA E CONSERVAÇÃO DOS FRUTOS
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Partilhe com os amigos!
Partilhe com os amigos!
Sem comentários:
Enviar um comentário