OUTONO

Trabalhos de Outono


LIMPE O JARDIM ANTES DO INVERNO

HORTA

Fertilize a horta e o jardim, usando apenas produtos biológicos. Plante adubo-verde (aveia, cevada, centeio, azevém, trigo sarraceno, girassol, mostarda, facélia, trevo vermelho, ervilhaca, favas, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico), nas parcelas que vão ficando livres para que durante a época invernal o solo não esteja a nu mas sim protegido para evitar erosão e enriquecê-lo. Os adubos-verdes vão captar o azoto do ar ou nitrogénio (N), e fixá-lo no solo; impedem o crescimento de ervas-daninhas e impedem o encharcamento e erosão dos solos. Quando se cortam, os restos da cultura são incorporados no solo e ao decompor-se vão enriquece-los, facilitando o trabalho na Primavera seguinte. A maior concentração de azoto, encontra-se nuns pequenos nódulos que estão nas raízes. Os solos enriquecem-se a cada cultura. Use sementes biológicas na sua horta e faça associação de culturas (Ver página da ASSOCIAÇÃO/CONSOCIAÇÃO DE CULTURAS).

POMAR

No pomar apanhar todos os frutos caídos ao chão, doentes, podres, mumificados e deitá-los no caixote do lixo. Não se colocam no composto pois são veículo de doenças. Preparar o terreno para plantar árvores de fruto e no final de Outubro pode proceder à sua plantação. 


Após a queda das folhas, proceder à limpeza dos troncos das frutíferas com uma escova de nylon e água, esfregando com cuidado, para limpar os troncos de musgos e líquenes acumulados, aplicando depois de o tronco estar seco, com um pincel ou trincha, um produto natural à base de argila* ou cal-viva misturada com água com a consistência de uma tinta. Pincela-se ao longo de todo o tronco até às primeiras bifurcações deste (pincela-se 10 cm destas bifurcações). 




Limoeiro com tronco protegido com mistura de cal-viva e água

Verifique a solidez dos tutores. Adube e palhe o solo à volta das frutíferas. É a partir desta época que se inicia a poda de Inverno que é também uma forma de proteger as suas frutíferas de doenças e pragas e manter um bom equilíbrio da árvore. Não se esqueça de desinfectar com álcool a tesoura de poda entre cada árvore a ser podada para não transmitir doenças ou pragas de umas para as outras. Depois da poda pulveriza-se com um produto biológico para proteger as frutíferas de pragas e doenças. Ver página NOVAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS E PERMACULTURA

* A argila depois de misturada com água é um bom tratamento arborícola. Branca (caulinita), acastanhada (bentonita) ou verde (montmorilonita). A argila e a cal, eram muito utilizadas pelos anciãos, hábito que se foi perdendo pouco a pouco, como muitas coisas ligadas à vida rural. É um tratamento natural, preventivo e protector para as árvores. Reduz o stress térmico; protege o tronco do musgo, líquenes e parasitas; elimina aqueles parasitas que possam já estar no tronco, sufocando-os. Aplica-se no Outono-Inverno em dias secos e sem vento e de preferência seguidos de alguns dias secos. A consistência da mistura deve ser a de uma tinta relativamente espessa ou a de massa de crepes. Pode acrescentar à mistura um pouco de óleo vegetal para aderir melhor ao tronco e se desejar um pouco de cinza. 

JARDIM


Apanhar as folhas mortas, tirar ervas daninhas, cortar as flores e ramos secos das vivazes e podar algumas trepadeiras. Retire os bolbos das flores que floriram no Verão, como dálias e gladíolos, guarde-os em local seco para os voltar a pôr na Primavera. Vai ter muitos bolbinhos novos quando os retirar da terra pois é assim que eles se reproduzem. Limpe o canteiro das aromáticas. Plante amores-perfeitos e outras flores de Outono para ter sempre um jardim florido ao longo do ano.



Leia também: A página COLHEITA E CONSERVAÇÃO DOS FRUTOS
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários

Partilhe com os seus amigos!





Sem comentários:

Enviar um comentário

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...