MAIO

«Maio pardo e ventoso, faz o ano formoso»
«Quando em Maio não trovejar, não é ano de boa broa»
(Provérbios populares)

O jardim está bonito, as flores desabrocharam, os legumes desenvolvem-se bem na horta, os frutos crescem nas árvores, mas cuidado! É necessário ter atenção às geadas de Maio e aos pássaros que se regalam com os frutos vermelhos e outros frutos. Proteja-os com uma rede ou ensaque os frutos na árvore.

Na floresta

Limpe bem todos os terrenos para evitar incêndios. Se tiver matas na vizinhança de sua casa que pertençam a vizinhos idosos, ofereça-se para ajudar. Não se esqueça que com o passar dos anos as forças vão diminuindo e por vezes os idosos vão ficando muito solitários. Junte um grupo de amigos voluntários e ofereça-se para limpar os terrenos destas pessoas. Todos ganham e os idosos sentir-se-ão mais apoiados, menos esquecidos e solitários. Faça um piquenique para todos e convide os proprietários idosos. É importante criarmos uma rede de solidariedade e calor humano. Todos temos a aprender uns com os outros.

Na horta

E uma explosão de vida. Ainda pode plantar abóboras; melão; melancia; agrião; aipo; funcho; ervilhas; beterraba; brócolos; couve-flor; beringelas; cenouras, couves; espinafres; pimentos; tomate; nabos; pepinos; rabanetes; repolho; aipo e claro continuar a plantar alfaces de 15 em 15 dias para ter sempre alfaces ao longo da Primavera e do Verão. Claro que deve continuar a plantar de acordo com a roda de culturas e associação de culturas (veja a página ASSOCIAÇÃO/CONSORCIAÇÃO DE CULTURAS), não esquecendo de palhar para proteger as plantas do excesso de calor quando este chegar e para que haja sempre humidade ao solo. Não regue demais para que as plantas façam raízes mais profundas para irem buscar humidade e resistirem melhor quando chegar o grande calor do Verão.


Pode semear soja e girassol. As sementes de girassol são boas secas e com um pouquinho de sal. Colha os legumes que já estiverem bons, replantando essas parcelas com outra cultura (veja a roda da rotação de culturas, na página NOVAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS E A PERMACULTURA), depois de adubar bem o terreno com estrume bem curtido.

No Pomar

Para colher bons frutos e saborosos deve-se cuidar das frutíferas  ao longo de todo o ano, com podas; tratamentos e enxertias quando necessário. Adube, para ter colheitas abundantes. Adubo orgânico é o melhor. As frutíferas precisam de potássio, azoto, magnésio e fósforo.

É o momento de cortar os estolhos dos morangos e terminar a plantação de novos morangos e de caminho palhar todo o morangal; fazer estaquia e enxertia de figueiras; iniciar a poda verde nas árvores de caroço nas regiões a Sul (noutras regiões pode esperar até meados de Junho); podar oliveiras; enxertar citrinos, damasqueiros, amendoeiras; semear nespereiras do Japão (Eriobotrya japónica); palhar os arbustos frutíferos; É também o momento de fazer, estacas e mergulhias dos citrinos.

Se tem árvores de fruto jovens e elas estão com excesso de frutos é o momento de retirar alguns. Tutore a vinha e árvores frutíferas em espaldeira ou as que são jovens, à medida que vão crescendo. Retire ervas-daninhas junto do pé das frutíferas.

Vigie as árvores de fruto para evitar pragas e doenças como míldio, ferrugem, pulgões. Esta é uma fase que exige bastante vigilância para se intervir a tempo se houver pragas ou doenças.

No jardim

Semeie e plante flores e trepadeiras. Não se esqueça das incontornáveis dos jardins portugueses: hortênsias, roseiras, dálias, gipsofila, cravos, sardinheiras e brincos de princesa. Mas não se fique por aí, pois agora todas as flores de Verão podem ser transplantadas para a terra. Semeie flores anuais e trepadeiras. Faça estacas das hortênsias. Se tem tanques ou lagos plante plantas que reoxigenem a água e retire as algas verdes.

Não se esqueça que os santos populares são já no próximo mês. Semeie manjericos. Elimine flores secas e suprima os ladrões das roseiras (aqueles ramos que têm 7 folhas e não cinco folhas. Os verdadeiros ramos das roseiras têm 5 folhas). Ao eliminar flores secas das túlipas, corte logo após a flor mas deixe a planta na terra por 6 semanas para que os bolbos tenham tempo de se reconstituir e fazer novos bolbos para o ano seguinte. Corte a relva quinzenalmente e aproveite as sobras para colocar no composto ou nos pés das frutíferas para impedir as ervas-daninhas de crescerem.

Plante e ofereça lírios-do-vale (Convallaria majalis). Limpe os lagos e tanques das algas que começam a surgir.



Lírio do vale (Convallaria majalis) 

Para os franceses é uma espécie de amuleto da sorte, sobretudo se for oferecida. No 1º de Maio, vão pelas matas à procura desta flor que se encontra em zonas mais frescas da mata, para a oferecerem aos amigos, para lhes dar sorte até ao ano seguinte, quando voltam a oferecer esta flor.



Leia também: O artigo Trabalhos de Primavera no jardim
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os seus amigos!

1 comentário:

  1. Excelente blog!

    Uma pequena adição, que pode ser importante, sobre o Lírio do vale (Convallaria majalis). Planta de delicada beleza e significado, mas toda a planta é extremamente venenosa.

    ResponderEliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...