PODA DO DAMASQUEIRO OU ALPERCEIRO

DAMASQUEIRO OU ALPERCEIRO (Prunus armeniaca)

É uma frutífera originária da China. Já 2000 a.C. o damasco (ou alperce) era cultivado e consumido no Norte da China. Pensavam que era uma espécie de ameixa (Prunus) proveniente da Arménia, por isso o nome científico que lhe atribuíram.

É uma árvore de folha caduca que pode atingir 5-7 m de altura. A maioria das plantas é auto-fértil, não necessitando de outras cultivares para produzir. Gosta de sol e calor na Primavera, precisa de frio no Inverno. Prefere por isso as zonas de clima temperado, como o clima mediterrânico, gostando de uma exposição de pleno sol. Planta-se do principio do Inverno ao principio da Primavera (Novembro a Março). As suas flores solitárias ou geminadas, são rosáceas ou brancas consoante a variedade. Floresce do fim do Inverno ao principio da Primavera (Fevereiro-Abril). A colheita ocorre de Junho a Agosto consoante as variedades e clima. Tem um desenvolvimento rápido.


Prefere um solo profundo e bem drenado, arejado e fértil com muita matéria orgânica. Aduba-se todos os anos na Primavera. O Ph deve ser 6,0 - 7,0. Temperaturas óptimas 10-20º C, e paragem do desenvolvimento aos 4º C. Frutos morrem a -1ºC e as flores a -3ºC. Precisa de 400 a 1000 horas de frio (abaixo dos 7ºC). Tem uma vida produtiva de 30-40 anos, com entrada em produção a partir dos 3 anos e atinge a plena produção aos 6-7 anos. Mas pode viver mais de 80 anos. Assim que começa o crescimento do fruto ou em períodos de seca necessita de rega, (cerca de 7-8 l/semana/m2). Aduba-se com estrume e composto.


O alperce (ou damasco) pode ser consumido ao natural, seco, em doces e geleias, tartes, bolos, cozinhado com carnes dando-lhe um gosto agri-doce e em licor. Com o alperce fazem-se dois tipos de licor: um usa o fruto, é o licor tradicional e o outro utiliza os caroços, dando origem a um licor um pouco amargo mas muito apreciado. O tronco do alperceiro (ou damasqueiro) produz umas bolinhas de goma que é utilizada para fazer goma arábica, um tipo de cola natural. Ao podar é preciso uma tesoura de poda muito bem afiada e colocar logo no corte uma pasta cicatrizante, devido a esta goma que se começa logo a formar.

PODA - Poda-se anualmente no final do Inverno. 

Poda de Formação

Nas regiões do Norte, Nordeste, interior e regiões frias devem ser formados em espaldeira ou outras formas tutoradas (mas não horizontais ou obliquas porque o alperceiro ou damasqueiro, tem uma seiva pesada, portanto convém uma forma vertical para favorecer a subida da seiva para que os frutos brotem ao longo da estrutura da árvore - palmeta em U ou duplo U tipo candelabro) e plantados junto de muros e paredes das casas virados a Sul, para ficarem mais protegidos e poderem frutificar. Se necessário cobrir por cima, com um pequeno telheiro. No Sul e Sudoeste e outras regiões amenas podem também ser conduzidos em taça e em fuso. (ver página da FORMA DAS FRUTÍFERAS). 

No 1º ano, os ramos principais podam-se a 30 cm acima de um olho (gomo) virado para fora e no segundo ano os ramos novos que nasceram desta poda, cortam-se a 30 cm acima de um olho (gomo) virado para o exterior. Os raminhos que nascem desta estrutura podam-se a 2 olhos. Eliminar todos os ramos ladrões.

Poda de Manutenção

- Poda de Inverno

Pratica-se no final do Inverno em dias secos, quando é fácil reconhecer os órgãos vegetativos da planta. Suprimir todos os ramos ladrões, madeira morta, e mal colocada (ramos que se cruzam para evitar feridas nos ramos e sobretudo o que vai para o interior da árvore).  Ramos vegetativos (que só têm gomos foliares) podam-se a 5 gomos (olhos), acima de um gomo virado para o exterior. Ramos mistos deixam-se 4-5 gomos florais (arredondados) e poda-se acima de um gomo vegetativo (bicudo). Ou seja, no total entre gomos florais e gomos foliares, o ramo misto pode ficar com 6, 7 ou 8 gomos. Ramos florais (que só têm flores) podam-se a 5 gomos. O objetivo é forçar o aparecimento de gomos florais mais perto da estrutura da árvore para melhor frutificação. Nas verdascas até 15 cm e esporões não se toca. O prolongamento dos ramos estruturais poda-se em 1/3 do seu comprimento.

- Poda Verde

Desponta dos ramos novos em Maio-Junho a 7-8 folhas (quando tem 10 ou 12 folhas) e em Julho a 5 folhas. Quando há fruto poda-se 3 folhas acima do último grupo de frutos.


QUADRO DA PODA

PODA DE INVERNO (No final do Inverno)
PODA VERDE 
Elimina-se toda a madeira morta ou doente, os ramos ladrões, ramos mal colocados que se cruzam ou vão para o interior da árvore;
Poda-se 1/3 do prolongamento dos ramos estruturais;  
Ramos mistos deixam-se 4-5 gomos florais (arredondados) e poda-se acima de um gomo vegetativo (bicudo) virado para fora - os ramos mistos pode ficar com 6,7 ou 8 gomos;
Ramos vegetativos podam-se a 5 gomos;
Ramos florais podam-se a 5 gomos.
Nas verdascas até 15 cm e esporões não se toca.
Em Maio-Junho despontam-se os ramos novos a 7-8 folhas (quando há 10-12 folhas e em Julho a 5 folhas;
Quando há fruto, poda-se 3 folhas acima do último grupo de frutos.

Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Partilhe com os seus amigos!

44 comentários:

  1. Por favos esclareçam-me:
    -o ramos frutíferos do damasqueiro também apresentam conjuntos de 3 gomos, sendo que os dois laterais irão dar flor e o central um ramo(madeira), como no pessegueiro e em algumas ameixoeiras?
    Ando a lutar com um damasqueiro há uns 3 anos e só tenho tido desilusão.
    Obrigado pelo tempo que dedicarem a este assunto.
    A Gralheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinó, os órgãos vegetativos do Damasqueiro são: ramos foliares (madeira); ramos mistos que têm gomos foliares, gomos florais e dardos; esporões e verdascas em ramalhete. Portanto eu creio que o Tino está a falar de ramos mistos. Mas para ajudar precisava saber qual tem sido o seu problema e em que forma está conduzida a sua árvore (fuso, espaldeira, vaso...). Se desejar mais detalhes pode escrever para o mail: jardiminhoto@gmail.com

      Eliminar
  2. Boa tarde. Tenho um damasqueiro que este ano felizmente está cheio de fruta, a minha questão e dúvida é com alguns ramos bastante grossos qu nem deram flor nem folhas. Fiz o teste e estão verdes.. o que faço corto os ditos ou deixo ficar? Os meus agradecimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sua partilha. Não é agora o momento de mexer nesses ramos, pois a árvore já está com frutos. Mas no final do próximo Inverno, procure o último rebento que saiu desses ramos e pode 1,5 cm acima dessa brotação. Se na extensão de todo o ramo não houver qualquer brotação corte a 30 cm do seu ponto de origem (do ramo ou tronco de onde saiu); se após a Primavera/Verão seguintes continuar sem rebentos, elimine o ramo pela base. Boa sorte.

      Eliminar
  3. Tenho um alperceiro ou damasqueiro que nunca deu frutos.J´+a estive para o cortar. O que me aconselha? Na primavera dá flor, mas frutos, nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário. Podem ser várias as causas e pela informação que nos dá não se consegue perceber. Se ele é novo, convém ter em conta que só vai dar fruto a partir do 3º ou 4º ano de plantação. Por outro lado depende da região em que está. Se por exemplo estiver numa região ventosa quando ele está em flor, o vento pode arrancar com a flor...ou ter pouco frio no Inverno. Verifique o Ph do solo em que ele está instalado (6 a 7). Por outro lado convém fazer a poda como indicado. Se verificou tudo isto, o problema pode ser falta de polinizadores na sua região e nesse caso o conselho é mesmo fazer a polinização manual. Boa sorte!

      Eliminar
  4. Tenhoum damasqueiro com 5 anos e nunca deu flores. Nunca foi podado porque só agora tive conhecimento. Ajudem-me por favor.

    ResponderEliminar
  5. Tenhoum damasqueiro com 5 anos e nunca deu flores. Nunca foi podado porque só agora tive conhecimento. Ajudem-me por favor.

    ResponderEliminar
  6. Tenho



    Tenho um d


    Tenho damasqueiro com 5 anos e nunca deu flores.nunca foi podado por não ter não ter esse conhecimento por favor ajudem-me.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá obrigada pelo seu comentário. Se o seu Damasqueiro foi plantado de caroço e sem enxertia, leva mais tempo até entrar em frutificação. Caso contrário pode ter a ver com o clima da sua região ou localização no terreno. A planta gosta de uma localização virada para sul e durante o período de dormência, no Inverno, necessita de 400-1000h de frio abaixo dos 7ºC para frutificar. Por outro lado, se é uma zona ventosa durante o período de floração pode arrancar a flor e aí terá de arranjar um corta-vento para a planta. Por outro lado as podas anuais são muito importantes para que a planta frutifique. Portanto, o nosso conselho será de fazer a poda conforme nós descrevemos; fazer a limpeza do tronco com uma escova e água limpa, deixar secar e aplicar com um pincel ou trincha uma calda de água e cal, com a consistência de uma tinta, com o objectivo de asfixiar qualquer praga que possa ter ficado na planta; de seguida aplique calda bordalesa em toda a planta, que é um fungicida e vai servir para a proteger. A partir de Maio-Junho pratique a poda verde. Boa sorte!

      Eliminar
  7. Só agora tomei conhecimento desta boa informação.com boas ideias todos ficamos mais conscientes.obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. É esse mesmo o objectivo, despertar o interesse dos jardineiros amadores e levá-los a não terem medo das podas. As árvores agradecem e no momento da colheita o sorriso de cada um faz a diferença. Todos podemos aumentar a abundância nas nossas vidas com aquilo que temos. Bem haja!

      Eliminar
  8. Olá, muito obrigado pela postagem!
    Eu tenho encontrado grandes dificuldades em achar informações acerca do cultivo desta fruta no Brasil. Como a minha região, litoral de Santa Catarina, tem algumas semelhanças com os climas de onde a fruta é originária, comecei a me perguntar se seria viável o seu cultivo. Sei que o post não trata do cultivo, muito menos da aclimatação de uma fruta mediterrânica em um clima tão diferente... Mas como notei que os comentários estão sendo respondidos quis tentar minha chance: é possível ter uma árvore produtiva no meu caso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário. Não conheço o clima da sua região, mas pode sempre tentar. Algumas árvores precisam de um bom período de frio no Inverno, mas esta até não é das que necessite mais. Diria que quase todas as árvores se aclimatam ao terreno e ao clima das regiões. Avance sem medo. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Vou tentar, novamente obrigado!

      Eliminar
  9. Parabéns pelo trabalho! Muito bom e cheio de informações. Gostaria muito de ter um damasqueiro e já procurei em vários sites e não vendem mudas nem sementes. Por favor, poderia indicar um site para compra? Ou até mesmo uma pessoa que queira vender?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário e pela apreciação do nosso trabalho. Não sei em que região do país está. Mas encontra facilmente em qualquer centro de jardinagem que venda árvores de fruto. Principalmente agora no Outono-Inverno. Se não for pelo nome de Damasqueiro com o nome de Alperceiro. Senão também pode comprar pela Internet. (Por exemplo em Planfor.pt)

      Eliminar
  10. Boa noite, Qual a variedade que nessecita de menos horas de frio? Vivo no litoral numa região temperada e plantei no passado a variedade bulida mas não tive sucesso até agora, nem chega a florir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá obrigada pelo seu comentário. As variedades de damasqueiro têm necessidades mais ou menos equivalentes. Experimente a variedade «Bergeron» ou a «Royal» ou a «Folha de Rosa». Mas atenção que o problema pode ser uma questão de poda. Boa sorte!

      Eliminar
  11. Boa tarde. Obrigado pela mensagem. Onde poderei adquirir as variedades que fala? No catálogo dos viveiros que conheço não encontro as variedades referidas. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Bom dia,dizem os antigos que o damasqueiro se poda a ele próprio... Tenho um novo mas bem grande e fico na dúvida se podia ou não,o ano passado não pagou a água que lhe dei,mas em 2019 foi às carradas e não tenho pudado... Estou na dúvida podo ou não. Parabéns pelo blogue venho cá muita vez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Se não podar vai ter que lidar com o facto de ele ir produzindo cada vez menos frutos e também com a alternância natural (um ano com muitos frutos outro ano com poucos frutos). O nosso conselho é que deve podar pela saúde da planta e para que novos ramos, portadores de frutos despontem mais facilmente. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Ok obrigado assim farei, conheço um grande e velho sem pudar que faz exactamente isso, uns dá muito outros nada

      Eliminar
  13. Ola boa tarde.
    Tenho um damasqueiro que dá muitos frutos e bem doces, acontece que nos ultimos anos apodrecem muito. Gostaria de saber que tratamento devo utilizar para minimizar este. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Evite que haja zonas húmidas e sem luz na árvore e na época própria (antes da floração) pulverize com calda bordalesa.

      Eliminar
  14. Boa tarde,
    Tenho um damasqueiro com alguns 4/5 anos no ano passado deu deu fruto mas muito pouco, acontece que este ano quando estava em flor foi podado ��. Já percebi que foi um erro!! Agora aparentemente parece que está a secar e já perdeu as flores ��

    Alguma coisa que se possa fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Pois, não se poda em flor. Poda-se na época de dormência da planta quando está sem folhas Outono-Inverno. Agora resta esperar para ver se a planta recupera. Não lhe faça mais nada. No Inverno, quando estiver sem folhas elimine as partes secas. Por agora, continue a regar.

      Eliminar
  15. Boa tarde, que achado este blog!! Muito obrigada pelas preciosas informações. Quando diz na poda verde "Em Maio-Junho despontam-se os ramos novos a 7-8 folhas (quando há 10-12 folhas e em Julho a 5 folhas;" as folhas são contadas da origem do ramo ou a partir da ponta? Desculpe se estou a ser burra :D mas sou novata e mudamos para um terreno que tem 3 bons damasqueiros que deram muito nos primeiros dois anos mas no ano passado deram muito pouco. Agora já têm bastante fruta e pelo que li devemos cortar as pontas dos ramos com fruto, certo? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel, bem vinda. Obrigada pelo seu comentário. As folhas são contadas da base para ponta dos ramos. Por isso se diz que quando não têm o número de folhas requerido, espere mais um pouco, porque elas vão nascer. Sim, os ramos com fruto deve podar um certo número de folhas após o fruto consoante a espécie. Para o damasqueiro são 3-4 folhas após o último fruto do ramo. Bem haja!

      Eliminar
    2. Muitíssimo obrigada pela rápida resposta.

      Eliminar
  16. Plantei damasqueiro em caroço á cerca de 4 anos o jardineiro cortou os ramos laterais do tronco e agora está a aparecer novos rebentos .mas o problema são as folhas agora estão a ficar enrugadas e com uns pontos vermelhos vou arrancar árvore porque não dá para fazer crescer fruto. Ou haverá outra solução?
    PS está virada para sul . Com alguma corrente de ar mais forte inverno normal terreno a precisar de alguma manutenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário. Deve pulverizar a planta com uma infusão de Cavalinha, de 15 em 15 dias. Veja a receita em COMBATE BIOLÓGICO neste blogue. Ela deve ter sido atingida por alguma praga ou fungo.

      Eliminar
  17. Boas gosto das explicaçoes e conselhos sobre a poda que divulga no blog ,estou me a iniciar, queria so esclarecer uma duvida os antigos usao muito a faze da lua em minguante mas ha quem diga o damasqueiro e o pessegueiro devem ser no quarto crescente, o que me diz sobre isto ou nao será precido esperar pela lua . Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. O calendário lunar é importante. Para saber mais sobre isso procure na Internet o jardinar com Calendário Lunar de 2021

      Eliminar
  18. Tenho um damasqueiro que adquiri em loja ,há uns 6 anos. Plantei-o em espaldeira junto a um muro e protegido de vento ,porém ,arrancou a segurança e cresceu tanto que para colher os frutos, que são abundantes ,tive de comprar um roca e usar outras invenções que fui arranjando . A maior parte cai sem que possa aproveitá-la .Há muitos "espigos "que atingiram uns 7 m de altura e invadiram o telhado dum telheiro. Assim sendo ,pergunto se os poderei cortar agora (Início do Verão).Agradeço
    muito uma ajuda

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde. Tenho um damasqueiro no jardim com rega e a dar se muito bem nesse espaço. É o terceiro ano e já deu bastante fruto. Mas ( há sempre um) no ano passado não foi podado o que fez com que crescesse bastante em altura ( está com uns belos 4 metros) e tenho receio, que agora com o vento e por não ter um tronco principal robusto , venha a partir. Posso cortar os galhos maiores agora que já foi feita a apanha? U tenho que arriscar até às altura da poda? Obrigado.

    ResponderEliminar
  20. Boa noite. Tenho um alperceiro (que veio de caroço de uma brincadeira da minha filha) na terra há sensivelmente um ano. Acontece que está com ramos enormes (muito altos)e tronco muito pequeno. Digo eu que está a precisar de poda de formação. Quando a devo fazer ou o que devo fazer? Muito obrigado e continuação do bom trabalho

    ResponderEliminar
  21. Gostaria de saber o que fazer pois tenho um alperce mas quando amadorecem estão sempre com bichos obrigada

    ResponderEliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...