Cultivada desde a antiguidade na Ásia e Europa. É uma árvore rústica, de folha caduca, que suporta até -15º C. Prefere a exposição solar, solos profundos e bem drenados.
Diversas variedades são cultivadas no nosso país. A Rainha-Cláudia é uma variedade europeia, e foi-lhe dado este nome em França, em honra da rainha Cláudia (1499-1524), esposa de François I, que tinha o cognome de Rainha Boa. É cultivada em Portugal sobretudo na região do Alto Alentejo (zona de Elvas), embora se dê bem noutras zonas do país, até no Minho. Tem a casca lisa brilhante, amarelo escuro-esverdeada. Muito suculenta e doce.
Fig. 1 e 2 - Ameixeira "Rainha Cláudia" em flor
A ameixa é uma fruta muito nutritiva, pouco calórica e um poderoso anti-oxidante, sendo por isso recomendada para dietas de emagrecimento. Tem vitaminas A, B1 e C e tem sais minerais, como cálcio, potássio, fósforo e ferro. São também um excelente anti-stress devido ao magnésio. As ameixas são um excelente laxante natural, devendo por isso serem consumidas com moderação. Utilizada crua; em doce, geleias e gelados; tartes e bolos; com carne em pratos de cariz agri-doce, mas também consumida seca.
Frutifica 2 a 3 anos após a plantação. Inicia a floração branca exuberante e abundante em Março e vai até ao fim de Maio. Maturação do fruto desde o fim de Junho a final de Agosto, consoante a variedade, a região e o clima. Os pulgões adoram a ameixeira e concentram-se nos novos ramos frutíferos na Primavera. Portanto, deve fazer-se um tratamento preventivo, após a floração. Optar sempre por produtos naturais evitando os químico. Plante chagas ou cravos da índia junto ao pé da árvore para atrair os pulgões para as flores e não para a árvore. As lagartas das joaninhas adoram pulgões, podem comer 50/dia. Portanto, espalhe lagartas de joaninha pela árvore (vendem-se em Portugal e enviam por correio).
Poda: Poda-se no Inverno, durante o período de dormência (Novembro a Fevereiro) e no Verão a poda verde para todas as ameixeiras. Frutifica nos ramos do ano anterior.
Poda de Formação: A forma mais comum nas ameixeiras é a forma em taça (vaso). ver a página FORMA DAS FRUTÍFERAS.
1º Ano - Podar a guia acima do 3º broto virado para fora, a contar da altura escolhida para começar a formar a estrutura da árvore. A altura que vai do chão até ao primeiro ramo estrutural pode ir de 50 cm a 1,50 m. Mas deve-se ter em atenção que os pomares não devem exceder uma altura de 2,50 m para facilitar a colheita e a manutenção da árvore. Portanto, se começar a formar-se a partir de 60 cm do chão. Até uma altura de 60 cm o tronco deve estar limpo, e a partir desta altura contam-se 3 gomos e poda-se. Sendo que o primeiro gomo a contar do chão, (que formará o 1º ramo estrutural), deve ficar do lado oposto ao enxerto.
2º Ano - Podam-se os ramos estruturais (3, que é o que cresceu a partir dos 3 gomos do ano anterior), 30 cm acima de um broto virado para o exterior. Os raminhos que sairem destes ramos estruturais podam-se a 2 gomos. Podam-se os ramos ladrões situados abaixo do 1º ramo estrutural.
3º Ano - Podam-se da mesma maneira que no 2º ano, os novos ramos estruturais obtidos a partir da 2ª estrutura. Eliminam-se todos os ramos ladrões abaixo do primeiro ramo estrutural.
Poda de Manutenção:
- Poda de Inverno: Enquanto a árvore está no período de seiva descendente, a chamada dormência (Novembro a Fevereiro).
Podam-se os prolongamentos dos ramos estruturais em 1/3 do seu comprimento (ficam 2/3). Ramos novos a 5 ou 6 gomos (olhos), acima de um gomo virado para o exterior. Eliminam-se ramos ladrões abaixo do 1º ramo estrutural e junto ao pé da planta. Retira-se madeira morta, doente, ou que se cruza ou que vai para o interior da árvore.
Limpa-se junto ao pé da árvore e aduba-se no Outono e Primavera. Pulverizar um produto natural contra pragas após a poda (veja a página do COMBATE BIOLÓGICO). Também convém limpar o tronco até às primeiras bifurcações com uma escova de nylon e água para retirar musgos e líquenes. Depois aplica-se com um pincel ou trincha uma pasta de argila (com a consistência de massa de crepes) para proteger o tronco de parasitas e eliminar alguns que estejam instalados pois ficam sufocados por esta pasta de argila. Pode acrescentar cinza à mistura. Se preferir pode fazer uma mistura de cal viva e água com a consistência de uma tinta e aplicar no tronco. Este tratamento faz-se em dias secos e com previsão meteorológica de mais 2 dias secos.
- Poda Verde:
Elimina-se madeira morta e ramos ladrões, que ainda apareçam. Em Junho e Julho, podar a 5 folhas os ramos novos, quando estes atingirem um comprimento de 10-12 folhas, sem tocar no prolongamento da estrutura. Se tiver frutos pode 2-3 grupos de folhas após o último fruto para concentrar a seiva nos frutos.
Poda de Restauro ou de Recuperação:
Quando se tem árvores vetustas mas que há muito tempo não são podadas convém não fazer a poda de reestruturação toda de uma vez, para deixar tempo à planta para responder aos cuidados que lhe oferecemos. Normalmente é escalonada em 2-3 anos consoante os casos. Agimos consoante a resposta da planta. Geralmente respondem bem.
O objectivo é recuperar a estrutura da árvore fazendo uma grande limpeza de madeira morta, desimpedir o centro da planta para que o ar possa circular bem e baixar a altura da copa para facilitar a colheita dos frutos, para a partir daí fazer as podas de manutenção anuais. Para isso é necessário observar bem a planta para ver qual a sua forma original (vaso, fuso, espaldeira, etc.), e agir de acordo com essa forma de origem, restaurando a forma.
Fig. 4 - Ameixeira com mais de 50 anos e que esteve sem cuidados mais de uma década. Após a poda de restauro a resposta foi fantástica. Está coberta de flores.
QUADRO DA PODA
PODA DE INVERNO
|
PODA VERDE
|
Reduzir o prolongamento dos ramos estruturais em 1/3 do
seu comprimento. Podar os ramos novos a 5-6 gomos (olhos). Limpar a árvore de ramos ladrões e mal posicionados (que se cruzam e os que vão para o interior da árvore. Limpar o tronco de líquenes e aplicar uma calda protectora.
|
Em Junho e Julho podar ramos novos a 5 folhas (quando tem 10-12 folhas) e quando há fruto poda-se 2-3 grupos de folhas após o último fruto. Eliminar todos os ramos ladrões abaixo do 1 ramo estrutural.
|
Não se toca no prolongamento da estrutura, isso é feito no Inverno.
|
Fotos: Jardim Minhoto
Leia também: A página PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os amigos!
olá
ResponderEliminarplantei no outono passado uma ameixeira de acordo com as indicações do viveirista. Estamos no final de maio a árvore não morreu mas não deu nem flores nem flores. está cheia de gomos que "não atam nem desatam". Tem rega gota a gota. Moro em Colares Sintra.
Se me puder ajudar agradeço.
Olá Maria. Obrigada pelo seu comentário. A árvore no 1º ano adapta-se ao terreno e à sua nova localização e ambiente. Não é de esperar que ela dê fruto nos 2-3 primeiros anos, sobretudo se for uma guia de 1 ou 2 anos. Por outro lado, pode ser que seja uma variedade mais tardia. Portanto não desespere. Colares é uma zona húmida por natureza, verifique o solo e veja se a planta não tem excesso de água ou pelo contrário falta de água e regule a rega em função. Adube com adubo orgânico (estrume bem curtido seria o melhor). Mas ela está a adaptar-se ao novo espaço. Vá observando o comportamento da planta e aguarde para ver. Boa sorte!
EliminarBoa Tarde
ResponderEliminarQuando diz podar a 5 folhas, significa que ficam 5 folhas, ou que se cortam 5 folhas?
Desde já obrigado
Boa tarde Nuno. Obrigada pelo seu comentário. Ficam 5 folhas. Conta-se a partir da base do ramo 5 folhas e corta-se. O resto sai. Veja o video da poda verde do diospireiro. Embora o número de folhas seja diferente dá para perceber o principio. Boa poda.
ResponderEliminarBom dia. Plantei algumas ameixieras e gostaria de saber e posso fazer o desponte no verão. sou do Sul do Brasil.
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário. Pode sim Gabriel. No verão, podar ramos novos sem fruto a 5 folhas (quando tem 10-12 folhas) e quando há fruto poda-se 2-3 grupos de folhas após o último fruto. Eliminar todos os ramos ladrões abaixo do 1 ramo estrutural. Boa sorte!
EliminarBoa noite,
ResponderEliminarQual a melhor altura para fazer enxertias de ameixeiras?
Aconselha alguma técnica em especial ou a de garfo é satisfatória?
Obrigado!
Obrigada pelo seu comentário. A melhor época é o Verão. Pode fazer de garfo. Boa sorte!
EliminarVerão no Brasil, porque as exertias devem ser feitas com os ramos ainda não brotados, no inverno...
EliminarTenho um pêssegueiro que nasceu naturalmente será que o posso coler e plantar noutro sítio,,e qual os cuidados
ResponderEliminarque devo ter obrigada.
Obrigada pelo seu comentário. Pode sim, durante a época de dormência (Inverno), desde que adube a cova com estrume bem curtido e lhe coloque um tutor. Boa sorte!
EliminarSim claro, mas faça o transplante no inverno e com o máximo de raízes saudaveis
Eliminarolá
ResponderEliminartenho uma ameixeira que já está muito velha, no entanto continua a produzir fruta de qualidade, gostava de clonar esta árvore. Por baixo existem sempre muitos rebentos. Qual a melhor forma de o fazer, como e quando.
Obrigado
Olá Rui, obrigada pelo seu comentário. Desculpe a demora na resposta mas como são muitos comentários às vezes pode escapar algum. O seu escapou, pedimos desculpa pois regra geral respondemos a todos. A melhor altura é no inicio da Primavera, Fevereiro-Marco, pode retirar um raminho vigoroso e fazer estaquia. Boa sorte!
EliminarObrigada
EliminarBoa tarde,
ResponderEliminarTenho uma ameixoeira que foi podada no último inverno (já não era podada há 2 ou 3 anos). Agora reparo que apareceram muitos ramos novos (finos e verdes) a meio dos ramos. Devo cortar estes ramos novos?
Obrigada pelo seu comentário. Não. Deixe-os crescer até atingirem 12 folhas e depois pode-os todos a 5 folhas. Excepto os que estiverem a nascer virados para o interior da árvore. Esses sim deve eliminá-los. Boa poda!
EliminarTenho 3 ameixeiras com 10 anos bem tratadas têm muito vigor mas as ameixas caiem muito. E tenho outra mal tratada e carrega muito. Porque será?
ResponderEliminarOlá Morais, obrigada pelo seu comentário. Pelo que parece as suas ameixeiras estão em perfeitas condições. Se elas carregam muito, é normal que na época de queda fisiológica a planta se «livre» da carga em excesso. Isso acontece com todas, é um fenómeno natural, a planta vai-se libertar da carga em excesso para ficar com aquilo que ela pode produzir. Parece gostarem do terreno e localização. Contudo vá vigiando, para ver se não aparece nenhum problema. Boa sorte!
EliminarSão ameixeiras da mesma espécie?
EliminarNão terá falta de poda?
Compramos um casa em Portugal, estou aprendendo a ter jardim. Temos alguns tipo de arvores frutíferas. Cheguei ontem, nossa arvore de Ameixas esta absolutamente cheia de fruto, alguns galhos caiu. Tenho de poda-la, meu jardineiro nao o quer fazer pois diz que nao e a hora, porem nem posso passar em um caminho do jardim. Vou podar alguns galhos, gostaria de sua opinião. A situação esta absolutamente descontrolada. De brincadeira falei para minha família que mora nos Estados Unidos que nossa arvore esta querendo dar um golde de estado em nosso jardim. lol Obrigada, Luciane
ResponderEliminarOlá Luciane. Parece que a sua ameixeira precisa da poda verde. Parabéns pelos frutos. Pode podar seguindo as regras da poda verde (Em Junho e Julho podar ramos novos a 5 folhas, quando tem 10-12 folhas e quando há fruto poda-se 2-3 grupos de folhas após o último fruto de cada ramo. Eliminar todos os ramos ladrões abaixo do 1 ramo estrutural e eliminar ramos sem fruto que vão para o interior da planta). Comece por fazer esta poda e no fim, se ainda for necessário para poder transitar no jardim, corte os ramos que incomodam. Boa sorte e boas férias em Portugal.
EliminarObrigada, imediatamente após enviar a pergunta fui ao jardim e comecei a podar dos ramos mais caídos. Busquei fazer a coisa de forma conservativo, mas ainda me sinto em um mar de ameixas...
ResponderEliminarBom dia. Há cerca de 5 ou 6 anos trouxe um rebento de ameixoeira rainha claudia da Guarda para Lisboa (margem sul). Ao 2° ano deu 6 abrunhos, nada partir daí, de vez em quando dá flor mas nunca vingam. Apanha sol até às 2 da tarde. De vez em quando ponho-lhe adubo e ferro. A árvore é algo desestruturada pois não entendo muito de poda, tento limpar por dentro e em altura. Haverá alguma coisa que possa fazer?
ResponderEliminarComo complemento à pergunta anterior, o meu nome é Carlos
EliminarTenho uma ameixoeira que não podei no inverno. Está bonita a florar. Acho que tem ramos em demasia, e muito altos. Quando a posso podar e como devo podar. Muito obrigado.
ResponderEliminarOla estou a pensar fazer uma plantacao de limao honde poderei pedir ajuda par orientação da plantacao e como poderei no futuro escoar os limoes obrigada silverio ribeiro
ResponderEliminarTenho uma ameixeira foi feita a poda em Fevereiro e até ao momentos não nasceu uma única folha 😣 o que fizemos de errado?
ResponderEliminar