PODA DO KIWI

KIWI (actinidia)


Trepadeira de folha caduca e de crescimento rápido, originária da China mas muito estudada, trabalhada e difundida pela Nova Zelândia, a quem deve o seu sucesso internacional a partir sobretudo dos anos 80 do séc. XX (seleccionou as variedades mais produtivas no inicio do séc. XX e hibridizou outras). Portugal é desde há alguns anos um grande produtor de kiwi e exporta uma boa parte da produção. Sendo que é entre Minho e Douro que se concentram mais produtores.

Pode atingir 4 a 5 m de altura e as lianas podem atingir 10 m de comprimento. Necessita de um lugar soalheiro, protegido dos ventos e do sol quente de Verão que pode queimar. Solo rico e bem drenado, não gosta de solo calcário. Floresce na Primavera e colhe-se no Outono. Começa a frutificar ao fim do 4º ou 5º ano de plantação. Necessita de ter o solo junto ao pé sempre limpo de ervas para evitar pragas e doenças. Ph de 5,5. Planta-se na Primavera ou até meio do Outono. Na plantação rega-se abundantemente e palha-se com uma camada espessa (pode também colocar restos de poda triturados) para manter a humidade. Todas as Primaveras aduba-se com estrume de cavalo bem curtido e palha-se. Nos primeiros anos é importante esta protecção pois é sensível às geadas.

Necessita do exemplar macho para frutificar. Deve-se plantar 1 exemplar macho para cada 5 exemplares fêmea. O vento e os insectos farão a polinização. Ambos os exemplares florescem, mas apenas os exemplares fêmea frutificam. As flores macho têm grandes pétalas branco-creme com muitos estames amarelos compridos cheios de pólen, no coração da flor, e o exemplar macho tem mais flores do que a planta fêmea. O exemplar fêmea tem flores brancas, mais pequenas, com estames na periferia e 20 a 30 estiletes brancos no meio da flor. Nos últimos anos surgiram no mercado exemplares híbridos auto-férteis, mas são muito menos produtivos que os outros exemplares, por isso pode ser útil plantar um exemplar macho perto do exemplar auto-fértil para uma melhor polinização.


          

              Fig. 1 - Flor do kiwi macho              Fig. 2 - Flor do kiwi fêmea
(Imagens: wikimedia)

A planta durante o Inverno, no seu período de dormência, necessita de frio para frutificar bem, depois na Primavera. Precisa de 500-700 horas de frio entre 0 e 7ºC. Neste período, suporta temperaturas até -15ºC. 

Precisa de ser tutorada e presa ao suporte com atilhos em borracha, que acompanham o crescimento dos ramos sem ferir pois estes atilhos têm muita elasticidade, o kiwi não se agarra sozinho. Precisa de um suporte bem resistente pois uma vez a planta instalada e a frutificar os seus ramos são fortes. Pode ser conduzida em palmeta horizontal de 2 braços e com 2 ou 3 níveis de altura, ideal para fazer uma cerca ou dividir espaços no jardim; em latada, esta é muito comum pois permite cobrir caramanchões e criar uma zona de sombra no Verão, debaixo da latada tal como as videiras ou se for caso disso poder fazer uma horta debaixo dela.


                                Fig. 3 - Plantação de kiwis em latada
                                                                              (imagem: jardinerfute.com)

O kiwi fruto, não resiste ao frio pelo que tem que ser colhido antes das primeiras geadas. Mas para que seja saboroso, doce e aromático convém colhê-lo na maturidade, mas ainda consistente, para que depois durante a conservação adquira o resto do aroma e doce. O ideal para a colheita seria um grau de açúcar entre 6 e 9. Algumas semanas depois estaria com 16, ótimo para consumo. Para isso, existem aparelhos para fazer a medição, trata-se do refratómetro que vai medir a água e o grau de açúcar contido no fruto. O fruto conserva-se por muito tempo num lugar fresco e arejado a uma temperatura de 5ºC. Devem ser colocados em caixas, tendo uma só camada de frutos para não se pisarem uns aos outros.

PODA: Geralmente é igual para exemplares macho, fêmea ou auto-férteis.

A frutificação depende muito das podas, por isso estas não devem ser negligenciadas. Frutifica nos ramos novos do ano anterior. Poda de Inverno de Dezembro a 15 de Fevereiro; Poda de Verão de Julho-Agosto.

Poda de Formação:

No 1º ano forma-se o tronco, suprimindo todos os ramos laterais (normalmente é conduzido na vertical até uma certa altura onde se ramifica, no 2º ano,  em 2 ramos primários, um para a esquerda e outro para a direita e prende-se à estrutura fixa); 
No 2º ano procede-se à condução dos primeiros ramos horizontais;
No 3º ano continua-se a formação da planta com o 2º nível da formação da estrutura em duplo cordão ou candelabro ou em latada (Ver página da FORMA DAS FRUTÍFERAS).


Fig. 4 - Um exemplo de possível condução do kiwi em sebe (distância de 7-8 m entre cada planta)
(Imagem: farmatique.net)

Poda de Manutenção:

Poda de Inverno:  

Durante a Primavera/Verão os ramos cresceram muito e agora, que a planta está sem folhas e entrou no período de dormência, delicadamente (para não partir), tem que se desemaranhar as lianas e organizar a planta, amarrando-a aos tutores, para poder fazer a poda de frutificação. Tem que se simplificar e organizar a estrutura fixa planta: tronco; ramos primários; ramos secundários e ramos frutíferos, prendendo de novo com atilhos de borracha a planta à sua estrutura de tutoramento. Convém fazer esta operação todos os anos. Enquanto os ramos são jovens são flexíveis e ajustam-se bem aos tutores, quando são mais velhos, engrossam e são mais rijos, perdendo flexibilidade, sendo por isso mais difícil ajustá-los à estrutura de tutoramento.

Elimina-se toda a madeira morta, ramos secos ou partidos, ramos que se cruzem para arejar a planta. Em exemplares mais velhos eliminam-se ramos secundários com mais de 4 ou 5 anos. Os ramos secundários devem estar espaçados de 50 cm entre eles e podam-se a 20 cm de comprimento, para que aí se desenvolvam ramos frutíferos para os próximos anos. Ramos frutíferos novos podam-se a 2 olhos e ramos frutíferos que deram fruto na época anterior podam-se 2 olhos acima da última frutificação.



Fig. 5 - Poda de um ramo de kiwi que frutificou na época passada (2 gomos após a última frutificação)

Poda de Verão: 

Ramos com fruto podam-se 4 folhas após o último fruto. Retiram-se todos os ramos ladrões. Se houver frutos em excesso retiram-se alguns deixando apenas 4 frutos em cada grupo de frutos, aumentando assim o calibre dos frutos que ficam. Em Agosto, nos ramos que se podaram em Julho cresceu 1 ramo, deixe 2 folhas nesse ramo e pode o resto. 


QUADRO DA PODA


PODA DE INVERNO 
PODA VERDE 
Elimina-se toda a madeira morta, seca, partida ou que se cruza.
Kiwis mais velhos eliminam-se ramos secundários com mais de 4 ou 5 anos.
Os ramos secundários devem ser  espaçados de 50 cm entre eles e podam-se a 20 cm de comprimento.
Ramos frutíferos novos podam-se a 2 olhos.
Ramos frutíferos que frutificaram na época passada, podam-se 2 olhos acima do último grupo de frutos que frutificou.
Solo junto ao pé sempre limpo de ervas.

Ramos com fruto (kiwis fêmea), podam-se 4 folhas após o último fruto.
Ramos novos podam-se a 2 folhas.
Eliminam-se ramos ladrões, especialmente junto ao pé.
Se houver excesso de frutos em cada grupo, deixam-se apenas 4  em cada grupo, para aumentar o seu calibre.

Leia também: A página COMO ESCOLHER A SUA ÁRVORE FRUTÍFERA
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Partilhe com os seus amigos!

30 comentários:

  1. Obrigados ,pelas dicas,vaò me servir!is Tina uma noçaò,mass fiquei a conhecer outros trucks um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Obrigada pelas dicas em especial pelas podas não sabia o que cortar obrigada.

      Eliminar
  2. Obrigado. Já fazia poda de inverno com dicas de um conhecedor do assunto, mas jardim minhoto deu-me outros conhecimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Bem haja!

      Eliminar
    2. Boa tarde muito obrigada pelas dicas de poda de Verão, vou tentar fazer este ano.

      Eliminar
  3. Bom dia muito obrigado pela dica vou podar pela primeira vez vcs são impecáveis gostei muito abraço

    ResponderEliminar
  4. As informações que encontro por aqui têm sido fundamentais. Muito Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Qual é a melhor lua para fazer a poda de Inverno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Com a lua descendente a seiva concentra-se nas raízes, é portanto nesta altura que se deve podar. Nos chamados dias folhas. Consulte na internet um calendário lunar deste ano. Boa sorte!

      Eliminar
  6. Corta se a vara que deu fruto no ano anterior, ou essa vara fica e cortam se as outras varas que deram fruta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. A vara que deu fruta no ano anterior fica, mas poda-se 2 olhos acima da última frutificação dessa vara. Vera a imagem 5. Só se eliminam totalmente varas com 4-5 anos.

      Eliminar
  7. Muito útil e claro. O texto e as imagens ajudaram-me muito. Parabéns e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Que bom que a informação partilhada lhe foi útil. Bem haja!

      Eliminar
  8. Boa Tarde. Este outono/inverno os meus kiwis não deram qualquer fruto. Ainda os tenho sem podar. Devo poda-los agora? Muito grata pela resposta que possam dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. A poda do kiwi é feita no INVERNO QUANDO A PLANTA ESTÁ EM PERÍODO DE DORMÊNCIA E SEM FOLHAS. O problema de não ter frutos pode ser uma questão de polinização. Normalmente precisa ter kiwis macho e kiwi fêmea.

      Eliminar
  9. Em que lua pode estar podando e obrigada

    ResponderEliminar
  10. Tenho um pé de kiwi de uns dois metros,em outubro faz um ano,mas as folhas caíram quase todas, já devo podar ? Moro no Maranhão

    ResponderEliminar
  11. Não tem a ver com kiwis mas também é árvore. O ano passado, em Julho, fiz uma poda de rebaixamento a uma nogueira que já tem mais de vinte anos porque tinha tombado com o vendaval. Agora, tem ramos com mais de um metro
    de crescimento e sei que devia fazer uma poda verde para baixar a altura dos ramos. Em que altura o devo fazer? aguardo a vossa atenção, obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde. Tenho plantados, já vai para para 6 anos ou mais, 3 pés de kiwis - um macho e duas fêmeas. Não sei o que se passa mas não dão fruto, ou melhor, apareceram 2 frutos muito pequenos há três anos, e daí para cá, nada - aparecem 3 ou 4 flores, que depois caem. Não sei se problema é da poda pois também não sei como fazê-la, ou se é doutra causa. Agradecia um esclarecimento s. f. f. - Obrigado.

    ResponderEliminar
  13. Muito Grato pelos Vossos Ensinamentos. Óptimos resultados. Parabéns.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, plantei no meu quintal kiwis e no ano passado e há 2 anos deu fruto. Nunca os podei. Que tipo de poda devo fazer? Tenho muitos ramos cruzados. Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Bom dia ainda tenho bastanteskwis para apanhar as asrvores já tem mais de dez anos. A minha duvida é, posso fazer agora a poda ou espero mais algum tempo para apanhar a totalidade dos kiwis. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A poda do kiwi é feita no INVERNO QUANDO A PLANTA ESTÁ EM PERÍODO DE DORMÊNCIA E SEM FOLHAS.

      (Jardim Minhoto em 24/03/2021)

      Eliminar
  16. Gostei e aprendi a podar bem esplicado senhor obrigado

    ResponderEliminar
  17. Já aprendi qualquer coisa. Fico grato por estas dicas que me vão ser úteis na próxima poda. Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Se querem aprender a podar kiwis vejam vídeo de poda na galiza.

    ResponderEliminar
  19. Muito obrigada pela atenção em dar as instruções de como fazer a poda do Kiwi. Eu só tinha um pé fêmea e em Maio comprei mais 2 pés fêmea e 1 pé macho. Será que já posso podar neste Inverno? Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...