PODA DO SABUGUEIRO



SABUGUEIRO ( Sambucus nigra)

O sabugueiro é originário do Noroeste de África, Sudoeste Asiático e Europa. Em Portugal encontra-se em todo o país, de forma espontânea em zonas húmidas do centro e do norte, excepto no extremo sul. Arbusto de madeira oca e macia, que servia para fazer instrumentos de vento, flautas, apitos e  zarabatanas (arma que consiste num tubo originalmente de madeira (caule oco), e hoje de metal ou plástico, pelo qual são soprados pequenos dardos, setas ou projécteis). É um arbusto muito rústico, de folha caduca e crescimento rápido.

É uma planta nitrófila, ou seja prefere solos ricos em nitrogénio (azoto), portanto, a sua presença no estado selvagem indica um solo rico em azoto. Encontra-se normalmente em terrenos abandonados; perto de escombros; bordadura de campos com outras culturas; nos bosques. 

As flores do sabugueiro são brancas em umbelas (conjunto de flores que partem os pedicelos, iguais, do eixo central, com formato de um guarda-chuva) e são muito perfumadas. Aparecem em Maio e Junho. Transformam-se em pequenas bagas pretas de cerca de 7 mm de diâmetro quando maduras. Só se devem consumir maduras e cozidas. Desaconselha-se consumir os frutos crus por terem alguma toxicidade podendo desencadear vómitos, a cozedura retira esta toxicidade. A colheita faz-se em Agosto-Setembro. Planta que pode atingir 25 cm de diâmetro e pode atingir 6 m de altura. 




                                               Sabugueiro em flor




  Sabugueiro com fruto

É uma planta com múltiplas virtudes medicinais. Anti-oxidante; estimulador do sistema imunitário no combate de gripes, constipações e problemas bronquícos. As flores, usadas em infusão podem agir sobre as infecções respiratórias, infecções urinárias e cálculos renais. A casca interior verde tem propriedades diuréticas e laxantes. As folhas podem ser usadas como cataplasma para tratar eczema, contusões ou dores de dentes. É ainda usada na indústria cosmética; como pigmento vegetal em tinturaria natural e como corante natural.

Com os frutos e as flores podem fazer-se tartes; compotas; geleias; marmelada ou bebidas com vinho: licores, xaropes. Portugal exporta já há muito tempo, a baga seca para países do Norte e Centro da Europa (sobretudo, Alemanha e Holanda), contando com mais de 800 produtores e uma produção superior a 3.5 milhões de quilos de baga fresca, exportada seca.

Planta-se em todo o tipo de solo, em pleno sol ou meia-sombra no Outono-Inverno. Mas prefere solos húmidos e ricos. O sabugueiro vai ao longo do tempo, ele próprio,  melhorar o solo se deixarmos as suas folhas mortas se decomporem debaixo da planta. Em solos frescos e húmidos a vegetação torna-se luxuriante. No 1º ano de plantação regue quando o tempo estiver seco e palhe debaixo da planta para guardar humidade ao solo, depois ele aclimata-se. A multiplicação faz-se durante o Outono por estacas ou semente. Cada pé de sabugueiro pode produzir entre 8 e 12 kg de bagas.
Dica: reservar um espaço de 2 m a toda a volta da planta para permitir um crescimento apropriado. 

Poda:de Inverno

Os ramos secundários podam-se em 1/3 em Fevereiro ou Março para permitir um melhor desenvolvimento da planta. Todos os anos eliminar 2/3 dos ramos velhos da estrutura pela base. Durante os períodos de seca regar regularmente.


Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os seus amigos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...