PODA DO GUMI (do Japão)

GUMI DO JAPÃO (Elaeagnus Multiflora)

Arbusto de folha caduca, auto-fértil, que pode atingir 2 a 3 m de altura, originária do Extremo Oriente (China, Coreia e Japão). Introduzido na Europa no fim do século XIX, não é muito conhecido em Portugal.

Tolera qualquer tipo de solo desde que bem drenados, é resistente ao frio e a doenças. Aguenta até -25ºC no período de dormência. Planta-se na meia-sombra ou zonas ensolaradas. Tem um crescimento rápido. É um fixador de azoto, auxiliando portanto outras plantas e enriquecendo solos pobres. Pode aumentar a produção de outras frutíferas que estejam ao seu lado em 30%. Planta-se em Março ou em Setembro sendo o espaçamento entre plantas de 80-100 cm.

Floresce entre Abril e Maio, as flores são amarelas, pequenas, perfumadas e melíferas, produzindo imensos frutos. Os frutos vermelhos brilhantes aparecem no Verão, sendo muito apreciados pelos pássaros e colhem-se quando estão bem maduros em Agosto-Setembro ou mesmo Outubro.




Flor do Gumi do Japão

Os frutos utilizam-se secos ou frescos em bolos, gelados e o seu suco é usado em vinhos, licores, compotas e geleias. A variedade "Sweet Scarlett" e "Red Gem" são as mais apreciadas.


Gumi do Japão - fruto

Multiplica-se por divisão de tufos e por semente. A frutificação ocorre 4-5 anos após sementeira. Não suporta ter os pés na água mas suporta bem a seca.

PODA - Poda durante o período de dormência

Poda ligeira visando a organizar um pouco a planta, para evitar ramos emaranhados e confusos. O Gumi suporta bem a poda.



Leia tambémNOVAS TECNICAS AGRÍCOLAS E A PERMACULTURA
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os seus amigos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...