PROTECÇÃO E PREVENÇÃO SÃO AS ACÇÕES CHAVE
O Inverno, com o frio, a chuva, as tempestades, o vento, o granizo, o gelo e mesmo a neve influenciam as nossas actividades agrícolas e podem fazer estragos nos jardins, hortas e pomares, desmoralizando os jardineiros. Mas nesta época há mais a fazer do que ficar só à lareira. Prevenção é a melhor das acções a empreender para atenuar os efeitos do clima.
Prevenir e proteger tudo o que puder para reduzir as surpresas desagradáveis:
- Retire as bombas de água dos tanques e lagos do jardim e esvazie as canalizações para que a água não gele dentro delas o que faria com que rebentassem. Proteja o contador da água se ele estiver no exterior da habitação. Se for de férias no Inverno esvazie a canalização da casa pelo mesmo motivo, principalmente em regiões frias do Norte, Centro e Interior do país.
- Proteja todo o equipamento de jardim que não pode retirar e guardar numa garagem ou barracão, com capas de protecção que se vendem já preparadas para o efeito com ilhoses para passar um cordel e prendê-las para não voarem com o vento.
- Proteja todo o equipamento de jardim que não pode retirar e guardar numa garagem ou barracão, com capas de protecção que se vendem já preparadas para o efeito com ilhoses para passar um cordel e prendê-las para não voarem com o vento.
- Se tem lareira, tenha lenha cortada previamente guardada num local seco, para evitar ter de estar a cortar lenha durante o Inverno, até mesmo para que a lenha tenha tempo de secar. O poder calorífico da lenha varia consideravelmente consoante o grau de humidade presente na madeira. Por exemplo uma Faia seca (15% de humidade), liberta 25 % mais de calor do que a mesma madeira com uma taxa de humidade de 30%. No momento do corte da madeira a percentagem de humidade varia entre 50 e 80%. É por isso que ela tem que secar. O tempo ideal de secagem da lenha é de:
* 2 anos no exterior (protegida da chuva e isolada do chão)
* 1 ano no interior (celeiro, garagem bem arejada)
A humidade ideal para queimar a lenha na lareira é igual ou inferior a 20% de humidade. Se desejar saber o grau de humidade da sua lenha compre um higrómetro.
* 2 anos no exterior (protegida da chuva e isolada do chão)
* 1 ano no interior (celeiro, garagem bem arejada)
A humidade ideal para queimar a lenha na lareira é igual ou inferior a 20% de humidade. Se desejar saber o grau de humidade da sua lenha compre um higrómetro.
- Proteja as plantas vivazes do gelo. Hoje em dia há telas protectores à venda nas casas da especialidade. Pode proteger árvores mais sensíveis ao frio como citrinos, árvores de climas amenos plantadas em regiões frias, entre outras. Pode cobrir a horta ou colocar um túnel para legumes, mas não se esqueça de arejar nos dias secos e soalheiros pelo menos 1 a 2 horas/dia. Túneis têm que ficar bem presos para não se estragarem com ventos e chuvas fortes.
Fig. 1 - Protecção invernal para plantas
Imagem: httpswww.planfor.ptjardim-conselhos,proteger-as-plantas-do-frio.html
Fig. 2 - Capa de protecção para inverno
Imagem: https://www.bricomarche.com/brico/fiche-conseil/proteger-votre-jardin-de-lhiver
- Palhe tudo com uma espessa camada (15-20 cm) de palha cortada para evitar encharcamento do solo e excesso de frio nas raízes. Além disso ao decompor-se a palha servirá de adubo para as plantas e de alimento aos organismos do solo, como as minhocas que auxiliam a uma boa drenagem.
- Não se esqueça dos grandes auxiliares dos jardineiros, os pássaros, que no Inverno têm pouco alimento. Muitos morrem de fome e não de frio. Coloque uns comedouros com sementes espalhados para os nossos amigos; coloque fruta (maçã, dióspiros, pêra, romã aberta) pendurada em ramos altos (1,5-2 m de altura) de árvores de folha caduca; coloque maçaroca de milho pendurada; também pode confeccionar umas bolas de comida e pendurar. Alguns pássaros vão aos comedouros outros preferem ir aos ramos das árvores. Não lhes dê pão nem comida salgada.
- Nos dias secos e soalheiros continue a plantação de árvores de fruta. Mas atenção não deixe as árvores de raiz nua ao relento à espera de as plantar no dia seguinte pois podem gelar. Proteja sempre a raiz até à plantação e depois palhe para proteger.
- As tempestades e trovoadas podem provocar o corte de energia eléctrica por períodos mais ou menos prolongados e para quem tem furos de água e bombas eléctricas isso pode significar ficar também sem água. Previna-se com uma fonte de energia alternativa como um gerador eléctrico que funcione a diesel ou outro meio, como um painel fotovoltaico para a bomba de água. Faça reserva de garrafões de água potável.
- Para o caso da sua aldeia ou Vila ficar isolada devido ao mau tempo, tenha uma reserva de comida enlatada; frutos secos; cereais; pacotes de leite; garrafões de água; bolachas e outro tipo de comida que não se estrague; lenha; bons agasalhos; botas de borracha; pá de neve e sal-gema se reside em zonas onde neva no Inverno. Se possível, tenha sacos de areia ou sacos vazios e areia, para encher os sacos com areia para se proteger em caso de inundações; velas e um rádio a pilhas com pilhas sobresselentes, para se poder manter informado dos avisos meteorológicos e da Protecção Civil. Não se esqueça de um kit de 1º socorros e dos seus medicamentos à mão se necessita destes.
- Em caso de catástrofes naturais, temos visto que nos primeiros dias as populações das aldeias estão por sua conta. O auxílio pode tardar a chegar por isso temos que nos preparar o melhor possível, com os nossos próprios meios e sendo solidários uns com os outros. Não podemos contar muito com o Estado...pois a manutenção de diversos equipamentos; barragens, comportas, sarjetas, valetas e ribeiras não é feita (não sei onde vai o dinheiro dos nossos impostos!) e quando surgem problemas a máquina estatal custa a mexer-se e a colocar-se no terreno de forma eficiente.
- Aproveite os dias de Inverno para organizar e estruturar a sua horta para a Primavera. Faça o desenho da sua horta, tendo em atenção a rotação de culturas e a associação de culturas (veja a página NOVAS TECNICAS AGRICOLAS). Para não plantar as mesmas coisas nos mesmos locais ano após ano o que iria empobrecer o seu solo.
Leia também: COMO ESCOLHER A SUA ÁRVORE FRUTÍFERA
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Partilhe com os seus amigos!
Gostei do artigo.
ResponderEliminarJá agora, podem me informar o tipo de adubo para árvores de fruto? Macieiras, pereiras,diospireiros e pessegueiros?
Obrigado.
Bom dia Virgílio. Obrigada pelo seu comentário. O melhor adubo para as árvores de fruto é mesmo o estrume bem curtido. Pode ser do que tiver: de galinha; de cavalo; de vaca...o que tiver, mas bem curtido. Espalha-se à volta da planta, e cobre com palha e restos de poda bem triturado. Com a água da rega todos os nutrientes irão para as raízes e a terra fica fofa e bem nutrida.
EliminarBem haja por estes conselhos muito úteis.
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário.
Eliminaro empalhamento é feito só com palha? Pergunto porque não tenho palha mas tenho mato do pinhal. Será que faz o mesmo efeito? Obrigado, bom ano com muita saúde.
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário. Pode ser palha; pode ser erva seca; folhas secas e restos dos ramos da poda triturados; serradura e aparas de madeira. Quanto ao mato do pinhal é preciso que nao tenha restos de pinheiro e outras coníferas porque acidifica muito o solo. Boa sorte!
EliminarMuito obrigada pelas informações, tão importantes, e sobretudo pela facilidade com que expõe, tornando fácil o entendimento de quem é leigo (muito leigo mesmo) nestas matérias. Seria possível explicar, como « curtir » estrume? Muito obrigada.
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário e apreciação. Misturando estrume e palha Qualquer tipo de estrume (cavalo, vaca, galinhas, etc.). Deixa ficar por 6 meses a 1 ano mexendo de vez em quando para misturar bem a palha e o estrume do animal. Quando estiver curtido pode usar. Também pode misturar serradura e aparas de madeira não tratada. Mas o normal é só a palha com o estrume do animal.
ResponderEliminarDou os meu parabens por esta página! Tem aqui informação suficiente para fazer um livro!
ResponderEliminar