AMENDOIM

AMENDOIM (Arachis hypogaea)

Planta herbácea, da família das Fabaceae (Leguminosas). Oriunda da América do Sul (Brasil, Paraguai, Paraná, Perú, Argentina, Bolívia). Cultivada nos países de origem há mais de 3500 anos, sendo que há registos e vestígios no Perú que apontam para mais de 7500 anos. Foi introduzido na Europa, após os Descobrimentos pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Foram ainda os comerciantes portugueses que introduziram a cultura na China onde ficou conhecido como o fruto da longevidade e na Índia. E depois foi espalhada pelo resto do mundo sendo que hoje, os maiores produtores são a China, a Índia e os EUA.

Pode atingir 30-70 cm de altura. A vagem do amendoim cresce debaixo da terra, nas raízes, a uma profundidade de 8-10 cm. Cada vagem pode ter 2-5 sementes, consoante a variedade. É uma anual, levando o seu ciclo entre 90-150 dias. As suas flores são pequenas, amarelas e aparecem entre Maio e Julho.  Vão-se curvar até ao solo e enterrar para dar os amendoins.

Planta-se de fins de Abril a Junho, em pleno sol, a 10 cm de profundidade, com um compasso de 10-20 cm entre cada planta e 40-60 cm entre linhas. Se plantar cerca de 300g de amendoim, numa área de cerca de 40 m2, pode colher entre 1,600-2kg de amendoins.



Flor do amendoim

Prefere um solo fértil, arenoso e bem drenado. pH 6,0-6,2. Temperaturas óptimas para o seu desenvolvimento entre 25ºC-35ºC, sendo que aos 8ºC pára o desenvolvimento. Para adubo gosta muito de calcário, azoto e potássio.

A variedade espanhola Valência tem um ciclo vegetativo curto (90-110 dias) e cada vagem contém de 2-6 sementes.

Pode associar com milho ou sogro. A casca do amendoim, depois de triturada pode ser colocada nos pés das plantas, juntamente com a palha pois a sua decomposição leva nutrientes às plantas.

Colheita:

Quando a folhagem estiver seca e amarelada e já só quase houver os talos a partir de Setembro, é altura de colher. A casca do amendoim deve estar bem dura e no interior a película que envolve o amendoim deve estar bem rosada. 

Depois de colhido deve ficar a secar ao sol por 2 a 3 dias. Pode guardar em local seco e arejado durante 30 dias para melhor conservação. Depois pode consumir.

Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Partilhe com os amigos!

2 comentários:

  1. PARABENS PELA MANEIRA COMO APRESENTAM OS TEMAS. FANTÁSTICO. OBRIGADA.
    JÁ AGORA PERGUNTO, ONDE PODEREI ARRANJAR SEMENTES DE AMENDOIM? GRATA PELA ATENÇÃO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário e apreciação. Nos supermercados vendem amendoins torrados e amendoins naturais, sem ser torrados. Pode usar desses naturais como semente. Boa sorte!

      Eliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...