COMO USAR CINZAS DE MADEIRA
Desde a Antiguidade que a humanidade usa as cinzas e as plantas para adubar e fertilizar as terras agrícolas. Contudo, após o aparecimento da Indústria Química, sobretudo a partir da 2ª guerra mundial, as boas práticas ecológicas foram substituídas por químicos. Mas hoje, a consciencialização de que esses produtos só prejudicam a agricultura, o ambiente, os solos, as águas e a saúde pública, a sociedade vira-se de novo para as ancestrais e ecológicas práticas agrícolas. Além disso o custo das cinzas é quase nulo. Mas atenção é preciso usar apenas cinzas de madeiras não tratadas.
As cinzas concentram todos os nutrientes que as plantas necessitam. As cinzas das caldeiras de biomassa são excelentes para uso agrícola, tal como as cinzas das nossas lareiras ou dos nossos fogões a lenha. Têm elevado teor em potássio (K), que ajuda na formação dos frutos e nas raízes; em cálcio (Ca) que é a base da fertilidade dos solos, ajudando a elevar o PH de solos muito ácidos; também têm silício (Si) que ajuda a reforçar a resistência natural das plantas a doenças; tem magnésio (Mg) que auxilia na função da clorofila por isso as folhas dos vegetais ficam com uma cor verde escuro saudável; ainda têm fósforo (P) em pequenas quantidades que estimula o crescimento, a formação do sistema radicular e permite que a planta cumpra todo o seu ciclo de vida até à formação das sementes; contendo ainda outros micro nutrientes . Além de fertilizar os solos ainda ajudam a afastar as pragas (pulgões, lesmas, caracóis, etc). Evite no entanto espalhar cinzas em terrenos muito ácidos e ao pé das plantas acidófilas: magnólias, rodoendros, azáleas, camélias, hortênsias, mirtilos.
As cinzas, devem ser espalhadas pelo solo antes das sementeiras. Espalhar quando estão secas e frias, por tempo seco, em solo também seco (quando o solo estiver molhado esperar que ele seque) em dias sem vento e misturar no solo (experiências feitas demonstraram haver melhor resultado quando são misturadas ao solo do que quando são apenas lançadas e deixadas à superfície). Esperar 24 horas antes de semear. Beneficiam-se todas as culturas sejam de Inverno ou de Primavera, cereais (aveia, milho, cevada, trigo, trigo sarraceno (mourisco), centeio), leguminosas, árvores de fruto e arbustos frutíferos, até no relvado para estimular a vida do solo e evitar o musgo. Só não se usa no Inverno, com tempo húmido, mas nas outras estações do ano sim.
Pode fazer isso de 2 em 2 anos, alternando com bom estrume, para melhorar o solo (1º ano cinzas, no 2º ano estrume). É eficaz para todos os solos, sobretudo para solos argilosos. A dose recomendada é de 10 kg/100m2 bem misturadas ao solo. Se utilizar para a cultura da nabiça a dose é maior, é de 20 kg/100 m2. Também pode usar anualmente, metade da dose de cinzas com metade da dose habitual de estrume, pois esta mistura duplica reciprocamente a sua acção e aumenta muito a fertilidade natural do solo. Neste último caso não se pratica alternância, usa-se todos os anos esta mistura.
DICA: Use luvas e máscara de “médico” quando espalhar as cinzas. Use apenas cinzas de madeira natural (não pintada, envernizada ou tratada).
Leia também: A PÁGINA COMO AUMENTAR A FERTILIDADE DO SOLO
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários e subscreva o canal Jardiminhoto no youtube.
Partilhe com os seus amigos!
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarPara terrenos bastante arenosos e secos (tipo arneiro) é recomendável além do estrume orgânico que tem de levar Se sim qual a quantidade a aplicar?
ResponderEliminarObrigado
Olá, obrigada pelo seu comentário. Entre 500g a 1kg/m2. Mas o ideal é cama morta, ou seja palhar o solo com palha, folhas secas, restos de poda fragmentados. Porque esta matéria ao decompor-se fertiliza o solo. Bem haja!
EliminarBoa tarde,
ResponderEliminarParabéns pelo seu blog! É muito interessante e útil.
Preciso de uma dica sua, caso aja solução para o meu problema. Tenho uma nespereira muito jovem cuja casca do tronco foi roída por uma cabra. Ficou com o meio do tronco todo 'nú' em volta. Há
salvação para esta árvore?
Fico a aguardar uma resposta sua. Muito obrigada!
Cumprimentos,
Graça Santos
Obrigada pelo seu comentário. Pincele toda a zona afectada com calda bordalesa (usando uma trincha pequena). No primeiro mês de 15 em 15 dias e nos 6 meses seguintes 1 vez por mês. Para proteger o tronco da entrada de parasitas ou para matar os que já possam lá estar. Boa sorte.
EliminarCaso haja algum tratamento agradeço que me indique qual é. Obrigada.
ResponderEliminarGraça Santos
Boa tarde.
ResponderEliminarMuito obrigada pela informação.
Bem haja!
Boa tarde.
ResponderEliminarPedia o favor me informar qual oa melhores nutrientes para maracujá.
Plantei um pequeno em novembro passado e cresceu muito pouco.Será porque plantei um pouco abaixo do nível do solo?Agradecia uma resposta.Muito obrigado.
Olá Vitor, obrigada pelo seu comentário. O melhor é estrume bem curtido. Penso que depois de bem adubado ele ficará vigoroso. Veja mais em PODA DO MARACUJAZEIRO, neste blogue. Bem haja! https://jardiminhoto.blogspot.com/p/maracujazeiro-maracuja_14.html
EliminarBoa tarde.
ResponderEliminarAntes de mais, parabéns pelo trabalho no Blog! É muito interessante e esclarecedor.
Duas dúvidas relativamente à utilização de cinzas de madeira:
- Em solos alcalinos, a cinza altera de alguma forma as suas propriedades?
- Sei que a cinza de carvão não deve ser considerada. Mas a de pellets de madeira pode ser utilizada?
Obrigado
Olá Tiago. Obrigada pelo seu comentário. Nos solos alcalinos usa menos quantidade, contudo convém verificar sempre o valor do pH do solo antes. Não tenho dados suficientes sobre pellets de madeira. Teria de entrar em contacto com o serviço de apoio ao cliente do fabricante, para confirmar que não tem colas ou outros químicos. Se for feito de madeira não tratada e sem químicos si, pode usar. Bem haja!
EliminarBoa noite, recentemente adquirimos uma casa com um bom terreno, já tem algumas árvores de fruta, mas gostaríamos de plantar uma laranjeira, mas o terreno é argiloso, o nosso receio é que durante o inverno, as raízes apodreçam, existe algo que possamos fazer? O uso da cinza vai ajudar? Muito Obrigada pela atenção !
ResponderEliminarOlá Dário, obrigada pelo seu comentário. Claro que sim vai ajudar a "soltar" o solo e pode acrescentar húmus e adubo bem curtido. Boa sorte.
Eliminar