JUNHO

«Pelo S. João deve o milho cobrir o chão»
(Provérbio popular)
PODA VERDE
e de FRUTIFICAÇÃO

Muitos jardineiros amadores ainda negligenciam a poda verde (poda de Verão) das suas árvores de fruto. É a poda que se faz quando as árvores têm folhas, e por vezes frutos, que vai do fim da Primavera ao fim do Verão (idealmente do inicio de Junho até 15 ou 20 de Agosto, depois ela terá muito menos impacto porque a partir desta altura a seiva começa a baixar).

Mas não deviam, pois as colheitas do próximo ano dependem em muito (mais de 70%) da poda verde deste ano. É a chave para se obterem colheitas abundantes e manter uma árvore saudável de ano para ano.

O objetivo da poda verde é fazer que se desenvolvam brotos na base dos ramos, aumentando a pressão da seiva nesta zona, para que estes brotos se venham a transformar em brotos frutíferos. Senão, estes acabam por desaparecer  e os ramos ficam muito compridos com uns frutos pequenos lá na ponta, que recebem pouca seiva. E também, para proporcionar aos ramos e frutos que ficam o máximo de luz e de seiva. Sendo que se não podar, no ano seguinte o cenário será pior porque não houve renovação de ramos e brotos frutíferos. Ora, se temos árvores de fruto é porque pretendemos colher os frutos. 

Por isso devemos praticar a poda verde. Sobretudo se tem árvores em forma de palmeta, cordão (simples ou duplo), palmeta obliqua, mas claro também as outras formas (vaso, fuso, pirâmide). (ver página da FORMA DAS FRUTÍFERAS)

Deve praticar a monda dos frutos em excesso. Principalmente nas que tiverem demasiado carregadas. Isto permite obter frutos maiores e evitar o esgotamento da árvore e diminuir a alternância com anos de muita fruta e anos quase sem fruta. A monda deve ser feita após a queda fisiológica dos frutos. Assim que perceber que começou a queda fisiológica dos frutos, vá vigiando a planta. Após a queda fisiológica, se vir que a árvore ainda tem excesso de frutos, retire alguns quando eles ainda estão pequenos. Sobretudo em pereiras e macieiras.

Nas formas em palmeta ou cordão não conservar mais do que 10-15 frutos/m linear.

Todas as sobras saudáveis da poda devem ser trituradas (ramos, folhas, frutos), para facilitar a sua decomposição e colocados no composto ou junto ao pé das frutíferas e também espalhados na horta para evitar a evaporação de água no solo. Com o tempo vai-se decompor e fazer um excelente adubo.

Deve ainda atar os ramos aos tutores, à medida que vão crescendo. Regar as árvores plantadas recentemente de forma regular.

Se necessário coloque cintas nas árvores para impedir as formigas de subirem.

Para saber como podar e o que podar em cada espécie de frutífera, consulte as páginas de cada frutífera que pretende, para ver a poda verde para a sua árvore de fruto, no lado direito do seu ecrã, clicando no nome da frutífera, na rubrica FRUTÍFERAS.

Observe bem, com calma a sua árvore, para ver o que vai podar. Nunca será demais relembrar aqui que na poda verde NÃO se podam os prolongamentos da estrutura das árvores, isso só é feito na poda de Inverno.


Veja a página PODA VERDE EM IMAGENS 

No  jardim ainda é tempo de semear e plantar lavandas, fazer estacas de plantas que tenha no seu jardim para as reproduzir, incluindo de hortênsias. Enxertar os lilases e tratar das roseiras. Pode a vinha 2 folhas após o último cacho de uvas de cada ramo, para concentrar a seiva nos frutos e fazer entrar a luz na planta. 

Aprecie o seu jardim, horta ou pomar. Colha os legumes da horta e aprenda a conservá-los. Veja como em COLHEITA E CONSERVAÇÃO DOS FRUTOS.


Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Partilhe com os seus amigos!

1 comentário:

  1. Bom dia.
    Comecei a fazer a poda verde com a informação que aqui obtive.
    É realmente muito importante.
    Obrigado pelo seu/vosso trabalho.

    ResponderEliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...