PODA DA ROMÃZEIRA

ROMÃZEIRA (Punica granatum L)

Árvore de folha caduca, originária da Ásia Central - Afeganistão, Síria, Irão - de onde foi espalhada pelo resto do mundo pelos Fenícios e mais tarde pelos Romanos. Cultivada desde 4000 a.C.. Considerada uma árvore sagrada por diversos povos e também considerada a árvore da fertilidade. As romãs são famosas desde a antiguidade também pelas suas virtudes medicinais.  

Tem um crescimento bastante lento, começando a produzir a partir do 3º ano de plantação aumentando a produção de ano para ano. Pode produzir durante pelo menos 20 anos. Planta-se durante o período de dormência invernal. É uma árvore que pode viver mais de 200 anos.

Adora o Sol e uma terra bem drenada e suporta todos os tipos de solo. Não gosta muito de podas e precisa que se retire regularmente as ervas daninhas junto ao pé da árvore e todos os ramos ladrões que o seu tronco emite regularmente e que a enfraquecem. Suporta até – 12ºC durante o período de dormência invernal.  Frutifica no Outono. Uma árvore adulta pode dar 40-50 kg de fruta.

Floração entre Maio e Agosto (em regiões mais temperadas pode começar a florir em Abril). As suas flores são lindíssimas, parecem flores de tecido «chiffon» com várias tonalidades de cor-de-laranja. Há quem as tenha no jardim apenas pelas suas flores. Evite regar demais na altura da floração e frutificação - 1 a 2 regas por semana de Maio a Setembro se não chover, para evitar que o fruto rache.  

É uma planta monóica auto-fértil, ou seja, há flores macho e flores fêmea na mesma árvore. Mas apenas 1/3 das suas flores são fêmea, os restantes 2/3 são de flor macho. Só as flores fêmea dão fruto, as flores macho só servem para a polinização. Podem surgir flores solitárias ou em grupo de até 5 flores. A flor fêmea tem uma forma de vaso e a flor macho uma forma mais em sino. É comum surgirem 3 flores juntas em que só a do meio é fêmea. Quando a flor macho abre aparecem os estames onde está o pólen e quando a flor fêmea abre aparece os pistilos. Muitas pessoas dizem que as suas romãzeiras têm muitas flores mas que caem muitas e dão pouco fruto. É por haver muito mais flores macho do que fêmea. A floração não é constante todos os anos. Pode haver anos com mais flores e anos com menos.

Em regiões húmidas tem dificuldade em frutificar, pois precisa de bastante calor durante todo o período de frutificação. Há também uma variedade que é só decorativa, não dá fruto, esta é mais usada para jardins não frutíferos.

                                             


Fig. 1 - Romãzeira (Punica Granatum) com fruto em formação na madeira de 2-3 anos. 

Colheita: Colhe-se no Outono (Outubro/Novembro), guarda-se num local fresco (3-6º C) durante 1-3 meses; pode-se guardar durante 2 meses no frigorífico; e pode descascar o fruto e congelar as sementes por 3 meses máximo.

A romã é hoje em dia muito utilizada em saladas de fruta; sumos; xaropes; utilização culinária;  como aromatizante e corante; usada na indústria dos cosméticos (sabonetes, shampoos, cremes, perfumes, etc.) e é também utilizada com fins medicinais. Rica em fibra, potássio, vitamina C e B6. Tem um bom teor de antioxidantes. Trata infecções da boca, olhos e pele, amigdalites, cólicas intestinais e doenças cardíacas. Tem propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias, antioxidantes, adstringente e diurético. Partes usadas: Frutos, casca dos frutos e das raízes, folhas. As sementes também podem ser consumidas secas.

PODA -  No Inverno, durante a dormência da árvore

Poda de Formação: Pode ser conduzido em forma de arbusto, pequena árvore de forma pirâmidal ou em vaso.

Pirâmide
1º Ano – Suprimir todas as ramificações laterais ficando apenas a guia. Depois podar esta a 40 cm do solo. Fazer isto durante a dormência da árvore.

2º Ano – Conservar apenas 5 ramos que constituirão a estrutura da árvore. Reduzir os raminhos novos de 1/3 do seu comprimento, podando acima de um olho virado para fora.

3º Ano – Reduzir os ramos novos de ½ do seu comprimento acima de um olho. Suprimir os rebentos laterais no tronco abaixo da estrutura já fixada (são ramos ladrões).

4º Ano - Limpeza do tronco: tiram-se os ladrões da estrutura sem tocar na madeira velha. Podam-se os ramos novos ½ do seu comprimento, acima de um olho virado para o exterior. Limpa-se o solo à volta da árvore de ervas-daninhas. A produção de frutos começa ao fim de 4-5 anos após plantação.

Poda de Manutenção:

Pratica-se todos os anos, num sujeito adulto que frutifica, geralmente no 3º ou 4º ano e a partir daí.

- Poda de Inverno:


A romãzeira frutifica na madeira do ano anterior e mais antiga (2-3 anos), geralmente em ramos externos da estrutura por isso, não se toca na madeira velha a menos que seja mesmo necessário (como quando esses ramos deixam de ser produtivos) pois à medida que o ramo vai aumentando de diâmetro, vai perdendo a sua capacidade produtiva. Durante o período de dormência, suprimir os ladrões abaixo da estrutura já fixada da árvore, limpeza do tronco e do solo . Suprimir ramos que se cruzem ou que vão para o interior da árvore e retirar madeira morta. Limpar as ervas no pé da árvore. 

Podam-se os ramos novos do ano a ½ do seu comprimento, acima de um olho virado para o exterior.

Cada ramo principal deve ter 2 a 4 ramos secundários bem orientados e destes saem diversos raminhos que se devem despontar.

- Poda de Verde:


Não se pratica na romãzeira. Mas os ramos ladrões e madeira morta deve retirar sempre que apareça.


QUADRO DA PODA

PODA DE INVERNO
Eliminar ramos ladrões, secos, que se cruzam ou vão para o interior da árvore. Podar os ramos novos pela metade do seu comprimento.


ESTACAS

É muito fácil fazer estacas de uma romãzeira. Em Março, corta-se um ramo bem direito e saudável com cerca de 25 cm. Mergulha-se a extremidade numa hormona de enraizamento (pode ser caseira). Faz-se uma mistura de 1/3 de terra de jardim, 1/3 de areia  e 1/3 de turfa e misturar bem. Enche um vaso com a mistura, faz um furo no centro, com um lápis ou um pauzinho e planta a estaca de modo a que apenas o último olho fique de fora. Preencha o buraco com a terra e calque um pouco a superfície da terra. Regue e instale a estaca na estufa, perto de um muro e à sombra.

Vigie as regas de modo a que a mistura não seque nunca completamente, mas que também não tenha água a mais. Atenção que este tipo de mistura seca depressa.

No Outono, transfere-se para um vaso de 20 cm de diâmetro contendo substrato. Mantém na estufa até à Primavera seguinte. Instale na terra em Abril/Maio. 1 Ano após a plantação começa a fazer a poda de formação como descrita anteriormente.

Exemplo de romãzeiras não podadas:






Fig. 2 - Romãzeira não podada - Está um arbusto sem forma crescendo de forma descontrolada e já não se reconhece a forma original. Ramos ladrões da base não foram podados.

Fig. 3 - Romãzeira não podada - O pé da árvore não foi limpo; há inúmeros ramos ladrões que não foram podados e ganharam força e vigor; ramos mortos ainda estão na árvore; não foi tutorada e o tronco está a inclinar para a direita. Não foi adubada e tem uma rega insuficiente. É isto que acontece quando não se poda e não se trata convenientemente das frutíferas. Por isso não acreditem quando alguém vos disser que as árvores de fruto não se podam...

Imagens: jardiminhoto

Leia também: A página FORMA DAS FRUTÍFERAS
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os amigos!

58 comentários:

  1. Muito obrigada. Estava mesmo a precisar de uma ajuda assim: clara e sistematizada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio. É sempre bom o feedback e saber que a informação dada é útil.

      Eliminar
  2. Obrigada pelo artigo! Me é de enorme serventia.
    Minha romãzeira está com as folhas e frutas pintadas de preto, tens alguma indicação de leitura para mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Pela descrição da romãzeira parece ter sido atacada por um fungo que se desenvolve com condições de alta humidade (50-80% de humidade), chuvas e solo saturado de água. Os esporos são espalhados pelo vento. Pode ser a CERCOSPORIOSE (provocada pelo fungo pseudocercospora punicae) ou a ANTRACNOSE (provocada pelo fungo glomerella cingulata). Aconselho a ir a uma loja da especialidade para adquirir um fungicida e seguir as instruções. Pode também tentar o combate biológico com uma decocção de cavalinha diluída a 10% ou Enxofre 15g-30g/5 L de água e pulverizar. Esperamos ter ajudado

      Eliminar
    2. Tenho uma romãzeira que dá muita flor e pouco fruto, e as que vinham têm a grainha muito grande. Será o clima, Oliveira do Hospital, ou será da especie?

      Eliminar
    3. Obrigada pela sua partilha. O tamanho das sementes creio que tenha mais a ver com a variedade. O problema de dar poucos frutos pode estar relacionado com o clima (ela é originária de países muito quentes no Verão), mas também com a sua localização no terreno ou parcela. Esta planta adora Sol mas os ventos podem ser um problema quando está em flor, pois muita vez arrancam a flor. Também pode relacionar-se com a sua idade, se ainda é uma planta jovem, com os anos dará mais fruto. Evite regar muito durante a floração e a frutificação. Outro factor é que tem mais flores macho do que fêmea. Vá vigiando a planta para entender o seu comportamento. Boa sorte.

      Eliminar
  3. Olá, tudo bem? No caso de ausência de poda como nas imagens acima é possível realizar podas corretivas? Parabens!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo seu cometário. Sim, claro que sim. Na época certa, ou seja, durante a dormência da planta. Sendo que os ramos ladrões junto ao pé e no tronco antes do 1º ramo estrutural e a madeira morta, pode eliminá-los em qualquer altura, pois estão a retirar força à planta. Boa sorte!

      Eliminar
  4. Olá, tudo bem? Estou aqui novamente! Podei a minha romanzeira e deixei apenas dois troncos. Brotaram nesses dois troncos varios muitos ramos. Podei todos os que brotaram da base, os que saem lá quase que do solo. Agora estou com dúvida se preciso podar algum do muitos ramos que surgiram ao longo dos dois troncos que, inclusive, estao com 4,5 a 4,8 mm de diâmetro. Procurei vídeos de como proceder a poda de ramos com a finalidade de torná-los futuros galhos, mas não achei. Sabe dizer se tem como proceder? Se quiser, posso enviar até fotografia. Mais uma vez obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Os ramos ladrões que são esses que crescem na base do pé e os que nasceram ANTES do primeiro ramo estrutural eliminam-se sempre que surjam. Agora, os ramos que surgiram nos 2 troncos, só lhes deve tocar na poda de Inverno. Entretanto pode mandar fotos para o nosso e-mail: jardiminhoto@gmail.com

      Eliminar
  5. Olá, bom dia. Gostei muito do seu comentário, vivendo e aprendendo. Ainda dá tempo de podar a romånzeira? O pé é no vinho tem menos de um ano. Está todo desgalhado. Pode me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá obrigada pelo comentário. Por enquanto não faça nada à planta. Deixe-a crescer e adaptar-se ao terreno. A Romanzeira só se poda no Inverno, quando está sem folhas no período de dormência. Este ano não faça nada. Deixe vir a próxima Primavera e no Inverno do ano que vem logo se vê. Boa sorte.

      Eliminar
  6. Boa tarde. Tenho uma romanzeira, que ao que sei, nunca foi podada. Tem sempre dado muita fruta, e hoje ao colher, pensei precisamente numa poda, mas tinha receio de alterar o vigor da mesma. Pelo que li, deduzo que posso proceder a uma poda de manutenção, já neste inverno, retirando ladrões e abrindo a estrutura, já que parece uma selva de ramos pendentes? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada pelo seu comentário. Sim, efectivamente pode fazer a poda de manutenção. Comece pela base da planta e vá subindo e observando. Tire todos os ramos ladrões que crescem no pé e ao longo do tronco ANTES do 1º ramo estrutural. Depois tenha em atenção que ela frutifica em ramos com dois ou mais anos, por isso evite cortar ramos mais grossos. Mas elimine ramos que vão para o interior da planta e os fininhos (ramos deste ano) corte 1/2 do seu comprimento. Madeira morta é toda para eliminar. Boa sorte!

      Eliminar
  7. Parabéns pelos conteúdos. Já posso limpar minha romanzeira? Abracos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sua apreciação e comentário. Ainda é cedo para fazer a poda de Inverno, tem que esperar que a planta perca todas as folhas. Mas os ramos ladrões e madeira morta pode tirar em qualquer altura.

      Eliminar
  8. A minha romãzeira em Braga dá flor mas nunca deu fruto que se veja ou cai, infelizmente. O meu quintal tem pouco sol, em virtude das urbanizações e dos prédios vizinhos. Que fazer? Esclareça-me, p.f.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. António, infelizmente a romãzeira é uma planta que gosta de pleno sol, mas se ela chega a formar fruto talvez haja uma esperança. Adube-a bem com um adubo orgânico, não deixe o pé húmido, molhado. Fresco sim mas não húmido e evite regar muito durante a floração. Para ver se ela aguenta a fruta nos ramos. No Verão Braga é muito quente, talvez consiga aguentar a fruta se o pé não estiver muito molhado e regue só de manhã, evite as regas ao fim do dia. Outra coisa que pode tentar são espelhos, tente captar mais o Sol colocando diversos espelhos no quintal. Boa sorte!

      Eliminar
  9. Entendi! Muito obrigado pela sua sugestão avisada e proficiente. Passe bem!

    ResponderEliminar
  10. Minha romãzeira tem mais de 10 anos. Ganhei a mudinha de uma amiga, e ela levou muito tempo para crescer. Uma vez foi atacada por formigas, mas consegui salvá-la. Depois, fiz reformas na casa e ela foi transplantada para o local mais ensolarado do quintal. Deu-se bem, cresceu e deu frutos, pequenos, azedinhos, mas muitos. Agora verifiquei que está cheia de fungo nos troncos e galhos, está secando, embora hajam pequenos brotos de folhas. Que posso fazer? Por favor, ajude-me, Jardim Minhoto, é uma planta que está comigo há tantos anos, não quero perdê-la. Os fungos são cinza-esverdeado, rugosos e exalam um cheiro de mofo.

    ResponderEliminar
  11. Ah, e muito obrigada pelas informações preciosas sobre a romãzeira. Foram essenciais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Primeiro deve fazer uma poda para arejamento da planta, para que o ar possa circular bem no seu interior. Retirar ramos que vão para o interior da planta, ramos que se cruzem e ramos ladrões junto ao pé. Depois aplicar um fungicida. Limpe todo o terreno junto ao pé da planta. Boa sorte.

      Eliminar
  12. Muito obrigada pela atenção, vou seguir suas instruções, valeu!!!

    ResponderEliminar
  13. Olá comprei uma romanzeira e pedi que plantacem no vaso, ela está dando flores e já tem um fruto, porém quando vieram entregar na minha casa a 2 dias, notei que fizeram uma poda no tronco principal para diminuir o tamanha. A dúvida é: Ela pode morrer ou deixar de dar frutos por conta dessa poda em pleno momento de floração? Desde já, obrigada!

    ResponderEliminar
  14. Olá comprei uma romanzeira e pedi que plantacem no vaso, ela está dando flores e já tem um fruto, porém quando vieram entregar na minha casa a 2 dias, notei que fizeram uma poda no tronco principal para diminuir o tamanha. A dúvida é: Ela pode morrer ou deixar de dar frutos por conta dessa poda em pleno momento de floração? Desde já, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Não. Essa poda foi feita para tirar a dominância apical e a planta produzir galhos laterais que darão fruto nos próximos anos. Bem haja. Boa sorte!

      Eliminar
  15. Olá. Maravilhosa matéria!! Tenho uma romanzeira com mais de 8 anos, no interior de SP, e ela está com a maioria das folhas e frutos maduros com pintas pretas. Apesar de estar bem desfolhada, tem bastante frutos, flores d folhinhas novas, que não aparentam ter esse fungo. Posso podar essas folhas com pintas e galhos mortos agora no outono ou espero o inverno? Ela pode morrer? Tenho medo disso se alastrar em tudo :( Outra coisa, minha mãe rega todo dia, isso está errado? O clima aqui é mais seco. Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário. Sendo a Romãzeira originária de países quentes, ela aguenta melhor o calor do que a humidade. Aliás ela não gosta de ter os «pés» húmidos. Solo fresco sim, mas não húmido senão provoca os fungos que apareceram na sua. A solução agora é não regar a não ser que o solo esteja seco e passar uma pulverização com Calda Bordalesa. Sim pode eliminar as folhas atingidas. Boa sorte.

      Eliminar
    2. Colha primeiro toda a fruta. Boa sorte!

      Eliminar
  16. Oi tudo bem, adorei está matéria e inclivel jamais vista é detalhada, só não falou das pragas o percevejos pé de folha, ele bota nos romãs, as frutas escurece, outras furam e parece que tem uma Terra saindo dos buracos, me ajudem como evitar está praga tem três romanzeiras, não sei se os percevejos pé de folha, são venenosos igual ao barbeiros.segunda praga as frutas dos romãs cheio de pintinhas, terceiro Praga As vezes aparecem gafanhotos enormes.meu whatsapp 031 985725808

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evandro, obrigada pelo seu comentário. O problema das suas romãzeiras é falta de arejamento, logo falta de poda. A planta não é suficientemente arejada e a humidade que traz os fungos instala-se.
      Pode a planta de forma a arejá-la, faça uma pulverização de 15 em dias com Calda bordalesa, num dia seco. Não deixe o solo húmido junto ao pé da planta. Deixe-a apanhar bastante sol.

      Eliminar
  17. Meu nome é Evandro publiquei sobres as pragas na msg anterior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evandro, quanto aos gafanhotos, avise as autoridades da sua zona, para elas providenciarem.

      Eliminar
  18. Muito bom os ensinamentos sobre como manter uma romãzeira, mas eu gostaria de perguntar o seguinte:
    Tenho uma romãzeira que ainda possui frutos pequenos e médios, já colhi uns maiores, mas ela esta perdendo as folhas rapidamente.
    Como faço para proceder a poda? aguardo amadurecer os frutos, pois já estamos no final de maio ou posso podar os galhos que não tem frutos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ademir obrigada pelo comentário. Não, tem que aguardar que a planta perca TODAS as folhas e depois de colher TODOS os frutos. Para fazer a poda a árvore tem que estar completamente despida de frutos e folhas. Só tem ramos...aí pode fazer a poda, com uma tesoura de pode adequada ao tamanho da sua mão, bem afiada e desinfectada. Boa sorte!

      Eliminar
  19. Ótimas orientações. Minha terra tá bem molhada, estamos num período de chuvas no nordeste. Moro a 300 metros do mar. Tem alguma restrição esse clima? Os frutos às vezes ficam apodrecidos, já nascem com manchas pretas e se abrem antes de ser colhido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Se os seus frutos nascem com esses problemas é que há praga ou doença. Não deixe que se forme humidade na ramagem e faça pulverizações com calda bordalesa. Limpe bem o terreno junto ao pé da planta. Tire ervas daninhas e faça uma palhagem com palha seca. Boa sorte!

      Eliminar
  20. Minha romanzeira esta com 3 anos e deu bastante flor este ano resultando dessas flores 9 frutos,mas agora a partir de uns 10 dias atras ela começou a amarelar e cair quase todas as folhas,o que pode estar acontecendo com ela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá obrigada pelo seu comentário. A sua romãnzeira parece ter sido atacada por um fungo. Faça pulverizações de 15 em 15 dias com calda bordalesa, intercalando com pulverizações de infusão de Cavalinha (Receita na página combate biológico deste blogue). Boa sorte!

      Eliminar
  21. Boa tarde
    Plantei uma romãzeira muito perto de outras frutíferas que cresceram mas ela está restrita e precisa ser podada radicalmente e transplantada. Está com cerca de 8 anos, com ramos desordenados e dá 1 ou 2 frutos por ano. Podem indicar-me a melhor forma de fazê-lo? Obrigada
    Bel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bel obrigada pelo seu comentário. O transplante deve ser efectuado no Inverno, durante a dormência da planta quando ela está totalmente sem folhas. Quanto à poda convém tirar toda madeira seca, ramos ladrões que nascem no pé e tronco da planta e retirar ramos que vão para o interior da planta. Quanto aos ramos estruturais pode 1/3 (ficam 2/3). Depois do transplante regue bem. Boa sorte!

      Eliminar
  22. Boa noite. Eu tenho uma romazeira na zona de vila do conde, que dá imensas romãs, grandes, bonitas, estaladiças, tudo impecável. MAS, as romãs são TODAS azedas como limões. Impossíveis de comer. Já colhi a última de toda a árvore e mesmo assim tambem era azeda - ou seja, não é por não estar madura. Será da espécie? Obrigado. Miguel Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Não lhe sei responder porque para mim elas não estão na época de colher. As romãs colhem-se a partir de Novembro. Elas têm que estar bem vermelhas por dentro e por fora. Mas o Miguel diz que já colheu todas...para mim falta-lhes maturação. Verifique a acidez do terreno e se a romãzeira está num local soalheiro. Elas gostam de bastante sol. Não é só por estarem grandes que estão prontas para colher. Precisam de tempo para maturar. Bem haja!!

      Eliminar
  23. Boa tarde. Muito obrigado pelo feedback. Ainda restam algumas na árvore. Vou esperar até Novembro e testar. Obrigado Miguel Silva

    ResponderEliminar
  24. Acho linda a romanzeira. Plantei uma a 1 ano. Vou seguir as dicas. Ela está linda e forte.

    ResponderEliminar
  25. Ensine me por favor o que fazer a romanzeiras com muitos anos, repletas de troncos, creio q nunca foram podadas(talvez no início). Algumas ainda dão romas pequeninas. Gostava muito de as recuperar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário. Vai ter de as podar seguindo as indicações da poda das romãzeiras deste blogue. Comece por eliminar os ramos que saem do tronco ATÉ À ALTURA DO 1º RAMO ESTRUTURAL. Depois comece no 1º ramo da estrutura e elimine todos os ramos e galhos que vão no sentido do interior da planta; toda a madeira seca/morta; reduza o comprimento dos galhos restantes em metade do seu comprimento e o ramo estrutural reduza em 1/3 o seu comprimento. Faça isso em todos os ramos estruturais. Elimine algum ramo que surja entre os ramos estruturais. É um bom começo para este ano, para o próximo Inverno logo verá o que mais é necessário fazer. Não se admire se tiver menos romãs no próximo ano, é normal é a planta a readaptar-se e a responder à poda. Boa sorte!

      Eliminar
  26. Bom dia, tenho uma romãzeira com 2 anos e não a posso neste inverno. Está a começar a florir apenas na base mas está a ficar tipo arbusto. Faria sentido dar alguma forma com poda agora? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário. Agora já não, mas pode sempre fazer a limpeza junto ao pé da planta e no tronco (para eliminar ramos ladrões) e retirar ramos secos. Quanto à forma vai ter que decidir que forma lhe deseja dar: tipo arbusto, com os ramos a virem de baixo e fazendo taça no meio ou tipo árvore com tronco único até uma certa altura (60-80 cm) e depois 3-4 ramos principais. Mas agora enquanto a planta é jovem é que convém decidir isso, consoante também ela se apresente, claro.

      Eliminar
  27. Tive uma romãzeira vários anos sem dar quaisquer frutos. Todas as romãs, depois de um ligeiro crescimento, caiam. Enxertei-a, de garfo, e agora dá grande quantidade de frutos. Comprei mais tarde uma romãzeira em vaso da qual tirei vários rebentos do pé, já com raízes. Acontece que também os seus frutos, após um pequeno período de crescimento, acabam por cair todos. Não detecto nas plantas nenhum sinal de moléstia e do solo não será com certeza porque estão junto da que dá muitas romãs e comem, portanto, no mesmo solo.

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde.
    Apreciei muito, não só o artigo como também as respostas dadas às questões colocadas. Tenho também uma romãzeira e agradecia resposta para a seguinte questão: Os ramos principais (estruturais?) devem ser cortados para evitar que cresçam demasiado? Qual a altura desejável? Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  29. Olá!!!! Muito útil suas informações!!!!
    Minha romãzeira já está na casa que morro
    Desde que cheguei, moro há 5 anos aqui, e é provável que ela tenha muito mais tempo que isso. Ela tem vários troncos e inclusive hoje percebi que tem uns dois já mortos. O que poderia fazer para eliminar esses troncos vindos do pé, para que ela cresça mais saudável? E as frutas tb estão rachando no pé. O que fazer? Obrigadaaaaa

    ResponderEliminar
  30. Boa noite, desde já agradecer pelo conteúdo deste artigo, parabéns.
    Adquiri em Outubro do ano passado num horto 2 romazeiras, transplantei para vaso de 40 lts. Estava a espera de ver este ano a árvore com folhas e flor e nada parece estar ainda em dormencia.

    ResponderEliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...