PODA DA MACIEIRA

MACIEIRA (Malus domestica)

A origem da macieira ainda é motivo de controvérsia entre os investigadores. Sabe-se que o Homem pré-histórico recolhia um tipo maçã silvestre ancestral (malus sieversii) e acredita-se que a macieira seja derivada daquela. Mas parece consensual que a planta, tenha origem na Ásia Ocidental, talvez no Leste da Turquia ou ainda mais a Leste, na Ásia Central, no Cáucaso e no Turquestão. Conta-se que Alexandre o Grande teria encontrada um tipo de maçãs anãs no Cazaquistão em 328 a.C * e que as levou para a Macedónia (estado da antiga Jugoslávia - Europa) e que foi introduzida no Irão e no Norte da Índia pelas migrações dos povos e os europeus por sua vez a introduziram nas Américas. Certo é que a humanidade as consome há mais de 2000 anos, sendo uma fruta muito apreciada e nutritiva.

Árvore de folha caduca, pertencente à família das Rosáceas. Necessita de um lugar soalheiro, mas protegido dos ventos e um solo bem adubado, bem drenado e profundo. Floresce na Primavera (Março a Junho consoante a variedade), com lindas flores brancas que se agrupam em corimbos de 3 a 6 flores e são hermafroditas, ou seja, cada flor tem os dois sexos. Planta-se do Outono ao fim do Inverno (Novembro a Março). A colheita faz-se desde a época Estival até ao fim do Outono consoante a variedade, em dias secos. No inicio da Primavera limpa-se o pé à volta da planta e aduba-se com adubo orgânico e palha-se à volta da planta.

A macieira tem uma tendência natural a produzir em abundância de dois em dois anos, é a chamada alternância. Para tentar contornar este facto, a poda é útil. A macieira atinge a sua máxima capacidade produtiva entre os 10 e os 30 anos, podendo continuar a produzir até aos 50 anos de idade. Necessita de humidade relativa do ar elevada (superior a 60%).

PODA - Poda de Inverno do Inicio ao fim do Inverno (Novembro a Fevereiro), em período de seiva descendente, durante a dormência da árvore; poda de Verão.

Poda de formação - Pode ser formada em fuso, taça ou espaldeira, sendo as duas últimas mais adequadas. (Ver página da FORMA DAS FRUTÍFERAS)

Poda de Manutenção - Pratica-se todos os anos em sujeitos adultos. Faz-se a poda de Inverno e a poda Verde (Verão).


- Poda de Inverno

Quanto mais tarde podar (mas sempre em período de dormência), mais fácil é reconhecer os órgãos frutíferos da planta, pois nessa altura os brotos florais já "incharam" e distinguem-se melhor os brotos florais dos brotos (olhos) vegetativos.

A primeira coisa a fazer é observar muito bem a sua árvore. Ver qual é a sua forma, para podar de acordo com a mesma; ver se há ramos ladrões no pé da árvore ou no tronco até ao 1º ramo estrutural, esses são todos para eliminar. Ver se há ramos secos, ou doentes e eliminá-los. Ver se há ramos que se cruzam ou que vão para o interior da árvore, e eliminar os que vão para o interior da árvore porque terão pouca luz e farão com que os que estão bem posicionados não recebam luz suficiente, além de que vai permitir um melhor arejamento da planta. Eliminar um dos dois ramos que se cruzam e em que há fricção, pois ao longo do tempo essa fricção vai provocar uma ferida nos dois ramos (elimina-se o que não estiver tão bem posicionado).

Depois, poda-se 1/3 do prolongamento dos ramos estruturais e os ramos novos podam-se a 4-5 olhos (brotos), se o ramo for muito vigoroso poda-se a 3-4 olhos (ramos muito vigorosos podam-se mais curto), sempre 1 cm acima de um olho virado para fora num corte inclinado a 45º no sentido oposto ao do olho para que a água da chuva quando cair não fique estagnada no gomo. Mas aqui a observação é essencial. Se por acaso tem um raminho com 12 ou 15 cm e vê que vai florir (verdasca - ramo fino, comprido que termina num gomo floral) o melhor é não lhe tocar senão vai suprimir a frutificação. Se for uma forma em espaldeira podam-se os ramos frutíferos a 3 olhos. No fim da poda pulverizar com um produto natural para protecção da planta. O tronco deve ser limpo com água e uma escova de nylon e depois de seco pincelar uma calda de argila com a consistência de uma tinta, a que pode adicionar um pouco de cinza de madeira e óleo vegetal, para maior protecção e melhor aderência 

Poda de Verão

Mondam-se os frutos após a queda fisiológica para que não haja excesso de frutos senão ficam muito pequenos. Deixe cerca de 10-15 maçãs/m linear. Em Junho despontam-se os raminhos novos a 7 folhas (quando há 12-14 folhas) e em Julho a 5 folhas. Se houver fruto, poda-se 2 grupos de folhas após o último fruto. Não se toca no prolongamento das estruturas, isso é feito na poda de Inverno.


QUADRO DA PODA 

PODA DE INVERNO 
PODA VERDE (Verão)
Poda-se 1/3 do comprimento dos ramos estruturais; Podam-se ramos frutíferos a 4-5 olhos ou se o ramo for muito vigoroso 3-4 olhos; se for uma forma em espaldeira poda-se a 3 olhos.

Em Junho despontam-se os raminhos novos a 7 folhas (quando há 12-14 folhas) e em Julho a 5 folhas. Se houver fruto podam-se 2 grupos de folhas após o último fruto.
Se for uma forma em espaldeira, despontam-se os ramos novos a 5 folhas.

Poda verde da macieira:


 Fig. 1 - Quando há fruto poda-se 2 folhas (ou 2 grupos de folhas) , após o último fruto


 Fig. 2 - Os ramos novos do ano sem fruto, podam-se a 7 folhas quando tem entre 12 e 14 folhas, em Junho. Em Julho podam-se a 5 folhas.



* «History of Cultivation - Origin»; University of Georgia; https://pt.wikipedia.org


Leia também: A PÁGINA PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR QUANDO PODAR
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os amigos!

21 comentários:

  1. Obrigado pelos conselhos..
    Tenho um Pomar, em Mondim de Basto, mas não tenho nenhuma experiência anterior, nesta área.
    O ano passado (passado 1 ano de ter plantado), fiz uma poda de formação para ficar em eixo invertido, em macieiras e pereiras, forçando os ramos que considerei estruturais para a horizontal. Este ano ano, cresceram bastantes ramos em cada um dos laterais, muito
    verticais. O que devo fazer a estes? Cortá-los, deixando alguns gomos, ou na sua totalidade? Agora é boa altura para o fazer.
    Obrigado,

    Manuel Barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. A pereira tem de facto uma forte tendência a formar o eixo central e vai ter também tendência a formar ramos verticais um pouco por toda a árvore, a macieira não tanto até porque dá-se muito bem conduzida em «taça» ou em espaldeira. Estes ramos verticais devem ser eliminados, ou curvados ou podados a 3 olhos acima de um gomo lateral. Normalmente eliminam-se os que são completamente verticais. No entanto, se são muitos que nasceram assim, aqueles que tiverem melhor posicionados pode podá-los a 3 gomos acima de um gomo virado para fora (não para o interior da árvore) e outros pode podá-los a 5 gomos e curvá-los para que fiquem a 45º graus. O prolongamento da estrutura (de cada ramos estrutural) podar a 30 cm do que cresceu na última Primavera-Verão. Isto para que a árvore tenha um crescimento equilibrado, 30 cm/ano para o prolongamento dos ramos estruturais é suficiente. Quanto aos frutos convém não deixar mais de 15 por metro linear. Esperamos ter ajudado.

      Eliminar
  2. Peço desculpa, pois pergunta pode parecer estúpida, mas quando fala em podar a x, y gomos, conta-se do tronco para fora, ou é o número a partir da extremidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel, obrigada pelo comentário e esteja sempre à vontade para fazer qualquer pergunta. Contamos sempre da raiz do ramo para a ponta do mesmo ou seja para a sua extremidade. Bem haja!

      Eliminar
  3. Boa tarde, e desde já muito obrigado pelos conhecimentos aqui divulgados. A macieira que tenho no jardim já perdeu muitas folhas, excepto as que estão no topo, nos ramos que se desenvolveram verticalmente, e que deveriam ser podados. Podo na mesma? A árvore tem 5 ou 6 anos, neste momento tem cerca de 3.5 metros de altura, e julgo que deveria baixar para pelo menos 3m correto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro, obrigada pelo seu comentário. Sim é a época. Sim convém ir baixando a altura até os 2,5 m senão fica difícil para colheita. Em cada ramo estrutural pode deixar apenas 30 cm do que cresceu nesta Primavera/Verão o resto elimina. A planta vai desenvolver mais ramos laterais e fruta e não tanto em altura. Boa sorte!

      Eliminar
  4. Nada entendo. Minha macieira tem 2 anos e nunca foi podada. A melhor forma é em Y?
    Tenho apenas uma é necessario outra macieira? Moro em Brasília posso podar agora em maio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Não precisa de outra macieira.A macieira poda-se no Inverno e no Verão faz-se a poda verde. A macieira pode ser conduzida em vaso e em cordão simples ou duplo. As outras formas não são tão adequadas para ela. Veja a página FORMA DAS FRUTÍFERAS, deste blog. Boa sorte!

      Eliminar
  5. Podemos podar logo no primeiro ano da macieiras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário. Não só se podam ao fim de 2-3 anos.

      Eliminar
    2. Esses 2 a 3 anos, contam-se a partir da sua criação (por semente ou estaca), ou do seu transplante?

      Eliminar
  6. Boa tarde, tenho um pequeno pomar de macieiras e pereiras com 1 ano, este ano devo podar ou é uma tarefa que só me devo preocupar para o ano?
    Estou indeciso quanto á condução das macieiras, se em vaso ou em eixo central com 3 a 4 ramos principais em volta desse eixo.
    Várias opiniões dizem que a maioria das variedades deve ser conduzida em eixo central, mas nunca consegui encontrar a verdadeira razão para tal, a mim parece-me que em vaso até entra mais luz.
    Gostaria de saber a vossa opinião

    Muito obrigado

    José

    ResponderEliminar
  7. Olá José muito obrigada pelo seu comentário. Ainda é cedo para podar o seu pomar. Normalmente poda-se a partir do 3º ano. As macieiras normalmente dão-se melhor conduzidas em vaso. (Há algumas variedades modernas que são conduzidas em eixo central e pequenos ramos laterais onde produzem). Mas as variedades regionais e tradicionais em Portugal são normalmente conduzidas em vaso. Já a pereira requer um eixo central porque ela tem sempre tendência a formá-lo em algum lugar da planta mesmo que a obrigue a ficar em vaso. Por isso deixa-se agir a natureza e conduz-se a pereira com eixo central. Tirando o caso da pereira e das trepadeiras, para a maioria das frutíferas tanto faz a forma como são conduzidas. O agricultor é que decide consoante o espaço que tem e a localização dentro desse espaço. A poda, essa sim, deve ser anual.

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado pela atenção disponibilizada, esclarecido.
    José

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, obrigada pela sua explicação. No fim da poda diz para pulverizar com um produto natural para proteger a planta. Podia indicar que tipo de produto natural devo usar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Pode ser cavalinha. Veja a receita na pagina COMBATE BIOLÓGICO deste blogue.

      Eliminar
  10. Olá minha macieira tem uns 3 ou 4 anos ,nuca poder e ainda tô em dúvida da minha poda teria como eu enviar um vídeo da minha planta pra melhorar a explicação?

    ResponderEliminar
  11. olá tenho umas macieiras que a casca foi ruida por uns cabritos que tenho no terreno gostaria saber se posso fazer algum tratamento para as salvar ou é morte anunciada, porque já me disseram que ia morrer tudo, obrigado.

    ResponderEliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...