LARANJEIRAS (Citrus sinenseis)
&
LIMOEIROS (Citrus Limon L.)
Citrinos são árvores do género Citrus, da família Rutaceae, ordem Sapindales, originárias do sudeste tropical e subtropical da Ásia. São árvores de folha persistente, contudo, em zonas frias sacrificam uma parte da folhagem. Embora sendo de folha persistente as folhas vão-se renovando ao longo do tempo (duram entre 15 meses e 4 anos), sendo que têm sempre folhas.
As frutas destas árvores possuem altas concentrações de ácido cítrico, vitamina C e antioxidantes essenciais ao bom funcionamento do organismo pois ajudam a reforçar as defesas e combater a deterioração celular. Os frutos cítricos mais conhecidos são a Laranja, o Limão, a Toranja, a Lima, a Tangerina, a Clementina e a Mandarina.
São árvores que podem atingir 5-10 m de altura. Os citrinos requerem muito calor e uma localização abrigada dos ventos dominantes e bastante sol, para frutificarem bem. Exposição soalheira para laranjeiras e toranjeiras. Os limoeiros e as limeiras preferem uma exposição soalheira mas toleram alguma sombra. Em zonas frias podem ser protegidos com palhagem junto ao pé e uma tela térmica durante o Inverno para os proteger ou serem cultivados em vaso para serem recolhidos durante o Inverno e voltarem para o ar livre na Primavera. Abaixo dos 11º C param de crescer. São auto-férteis, não precisam de outra para ser polinizados. No ano seguinte à sua plantação sofrem um pouco devido ao stress, é o período em que se adaptam ao local e ao clima da região. Mas nada de inquietações, pois na Primavera seguinte irá muito bem.
Plantam-se na Primavera quando já não há risco de geadas, num solo com elevada fertilidade que retenha a humidade, mas possua uma boa drenagem. Estas árvores não suportam ter as raízes sempre em água, sobretudo no Inverno. Preferem um solo ácido ou neutro, (Ph 6,0-6,5). Os citrinos dão-nos informação clara do que necessitam, basta observá-las. Quando a árvore tem sede a folha tem tendência a fechar-se sobre si mesma, para cima (os lados da folha quase se tocam); quando as raízes têm excesso de água, as folhas ficam abertas, penduradas para baixo como se tivessem de «orelha murcha».
Os citrinos são gulosos por água no período de crescimento. Devem adubar-se regularmente com um adubo rico em azoto, fósforo e potássio (NPK), ou adubo especial citrinos, durante todo o período de crescimento, ou seja, de Março a Outubro, mensalmente. Não se coloca o adubo junto ao pé mas mais afastado, a toda a volta da árvore a prumo com a folhagem, pois é mais ou menos nessa zona que se situam as raízes que vão absorver os nutrientes. Se for granulado rega-se a seguir para irem libertando os nutrientes. O ideal será sempre um adubo orgânico bem curtido cerca de 4-8 kg de estrume no Outono ou 2 a 4 kg de composto. Na Primavera cerca de 1kg/árvore de adubo com 5% de azoto.
Brotos podem ser de diversos tipos:
- Brotos vegetativos – Só têm folhas
- Brotos mistos – Têm folhas e flores
- Brotos solitários – Só têm 1
flor no extremo de um raminho com folhas
- Flor solitária – Só há uma flor sem folhas
- Ramalhete de flores – Ramos compostos apenas de flores sem folhas
Os citrinos respiram por todos os seus órgãos e tecidos. As folhas alimentam os frutos em nutrientes, por isso, na poda é preciso ter cuidado para não remover demasiada vegetação.
- Flor solitária – Só há uma flor sem folhas
- Ramalhete de flores – Ramos compostos apenas de flores sem folhas
Os citrinos respiram por todos os seus órgãos e tecidos. As folhas alimentam os frutos em nutrientes, por isso, na poda é preciso ter cuidado para não remover demasiada vegetação.
Como a seiva chega em maior quantidade às extremidades dos ramos e aos mais altos ou mais inclinadas, por isso, estes estão melhor alimentados dando lugar a maior vegetação exterior. As gemas terminais desenvolvem-se com mais vigor que as situadas em zonas intermédias ou na base da rama. Os brotos nascidos de ramos podados curtos são mais vigorosos que os nascidos de ramos podados longo. A seiva vai favoravelmente aos ramos mais vigorosos.
Uma boa iluminação e arejamento da árvore, bem como, uma suficiente alimentação, são condições necessárias para uma a formação de botões florais e consequente boa frutificação
Laranjeiras (Citrus sinensis L.)
Originária do Leste asiático é uma árvore de porte médio e copa arredondada e folhagem densa. Floração
branca ou rosácea extremamente perfumada, em Março/Abril. Frutifica apenas nos ramos
novos do ano, colheita no Outono e Inverno. É uma planta frágil ao frio e a geadas, não suporta temperaturas abaixo de -4ºC. As podas fazem-se à saída do Inverno antes da floração (Fevereiro/Março consoante as regiões). Em regiões frias, durante o Inverno pode cobri-la com uma malha térmica e palhar ao pé da planta, à volta do tronco num raio de 40 a 70 cm. Os frutos colhem-se quando atingem a maturidade.
Limoeiros ( Citrus limon L)
Originária da Ásia (Norte da Índia e Sul da China). O nome limão ou limoeiro vem de «leimoun» do idioma persa, que representa o conjunto dos citrinos. Árvore de porte médio (3-6m) com numerosos ramos e espinhos, de copa menos densa que a da laranjeira com vegetação e brotações irregulares mais dependentes do clima, da região e da variedade.
Planta de floração branca muito perfumada de Janeiro a Dezembro. Frutifica apenas nos ramos novos do ano, durante todo o ano. O metabolismo da árvore abranda após a colheita. É nessa altura que se deve podar. Poda-se após o 3º ano de plantação. Em regiões frias, durante o Inverno o limoeiro abranda o seu crescimento e pode sacrificar uma parte da folhagem, crescendo e desenvolvendo-se rápido na Primavera/Verão. Nessas regiões pode aproveitar esse abrandamento, espécie de semi-dormência, para podar ou então à saída do Inverno antes da floração. Antes de podar colha todos os frutos maduros (amarelos).
Planta de floração branca muito perfumada de Janeiro a Dezembro. Frutifica apenas nos ramos novos do ano, durante todo o ano. O metabolismo da árvore abranda após a colheita. É nessa altura que se deve podar. Poda-se após o 3º ano de plantação. Em regiões frias, durante o Inverno o limoeiro abranda o seu crescimento e pode sacrificar uma parte da folhagem, crescendo e desenvolvendo-se rápido na Primavera/Verão. Nessas regiões pode aproveitar esse abrandamento, espécie de semi-dormência, para podar ou então à saída do Inverno antes da floração. Antes de podar colha todos os frutos maduros (amarelos).
PODA
Desinfectar com álcool ou uma solução de lixívia e água todo o material de poda antes de podar e entre a poda de cada árvore para não contaminar as mesmas. Os cortes grandes devem ser protegidos para não trazerem doenças à planta (pasta de argila; pasta de cinza; calda bordalesa; pasta do comércio pronta a aplicar). Consoante a espessura dos ramos a podar a ferramenta a utilizar muda. Ramos finos: tesoura de poda de mão; ramos médios: tesoura de poda de cabo comprido; ramos grossos: serrote de poda (para madeira verde). Se os ramos forem muito altos pode necessitar de uma tesoura de poda telescópica.
Poda de manutenção: Para renovar os órgãos de frutificação.
- Poda de Inverno: À saída do Inverno após os grandes frios (Fevereiro/Março) e antes da floração. Nas que dão fruto durante um grande período, (como os limoeiros) após a colheita.
As árvores adultas devem podar-se todos os anos porque os citrinos têm tendência a desequilibrarem-se. Além disso, se podar todos os anos as podas serão mais leves, senão os ramos a podar serão mais grossos e a árvore sofre mais. Mesmo que não se pode, a árvore vai continuar a produzir, mas terá um desenvolvimento não controlado e acabará desequilibrada, tendo muitos frutos inatingíveis para colheita. Os citrinos devem manter uma copa em forma de esfera baixa para ajudar a proteger a madeira do frio (em regiões com Invernos frios esta forma da copa ajuda à protecção da planta, em zona mediterrânica podem ter qualquer forma). Ver a página da FORMA DAS FRUTÍFERAS.
A partir de 15 de Fevereiro até ao fim de Março, ou quando os frios tiverem passado, podas ligeiras, para tirar toda a madeira morta, doente, ou mal localizada. Começa-se de baixo para cima e de dentro para fora da árvore tirando os ramos doentes; os ramos cruzados e que se tocam e podem provocar feridas; ramos novos que crescem na estrutura virados para o interior da árvore porque dificultam a entrada de luz. Tirar todos os ramos ladrões que crescem no tronco, abaixo do inicio da estrutura e junto ao pé da árvore, pois são ramos ladrões. Em árvores adultas retiram-se ramos que perderam a sua capacidade produtiva.
A poda visa manter a estrutura em 3 níveis que engloba o tronco, os ramos principais, os ramos secundários, os ramos terciários e os ramos frutíferos saídos destes. Manter sempre uma forma equilibrada e arredondada.
Como as folhas são um dos principais órgãos de reserva de nutrientes da árvore é necessário ter cuidado para não podar em excesso. A falta de produção em condições normais é devida à floração escassa e neste caso é recomendável efectuar uma poda muito ligeira e tirar no máximo 10% da vegetação, actuando sobre as ramagens verticais e deixando as laterais e exteriores que são onde haverá maior produção.
- Poda verde: Maio a Agosto
Ramos jovens e vigorosos são os que darão melhor fruto. Cada novo raminho desponta-se a 20 cm (4 a 5 folhas), na Primavera e Verão. Eliminar os ramos ladrões, mesmo após aparição de botões florais. Nos ramos que já têm flor ou fruto, regra geral não se toca, excepto quando vários frutos crescem no mesmo ramo, nesse caso, alguns podem ser suprimidos para favorecer o crescimento dos outros, mas só após a queda fisiológica.
QUADRO DA PODA
PODA DE INVERNO (à saída do Inverno em Fevereiro/Março. Nas que dão fruto todo o ano, APÓS a colheita).
|
PODA VERDE (Fim Maio a Agosto)
|
Suprimir ramos velhos; doentes; ou que se tornaram improdutivos; ramos
mal orientados (os que vão para o interior da árvore e os que se cruzam) e os ramos ladrões (crescem junto ao pé da árvore; no tronco antes do 1º ramo estrutural e entre os ramos estruturais). |
Despontam-se ramos novos a cerca de 20 cm (4-5 folhas). Eliminam-se os ramos ladrões sempre que apareçam e também ramos novos a crescer para o interior da árvore.
|
Multiplicação:
Multiplicam-se por semente (através das pevides) ou por estaca, até se podem aproveitar os ramos ladrões que nascem no pé para fazer estacas.
DICA:Triture a lenha saudável da poda, num triturador vegetal (Biotriturador) e espalhe a toda volta do pé da árvore num raio do tronco de 30 a 70 cm consoante o raio da copa (deve acabar a prumo com a copa). Pode e deve fazer o mesmo com a lenha da poda das outras árvores.
Leia também: A página PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Partilhe com os amigos!
Foi muito útil, vou aproveitar para por em prática.
ResponderEliminarOla vamos lá ver?
ResponderEliminarOla,ontem podaram as minhas e acho que foo demais,as laranjeiras e o limoeiro voltam a ter novos ramos e folhas ao fim de quanto tempo? Acho as muito despidas
ResponderEliminarOlá. Obrigada pela sua partilha. De Março a Outubro é a época de crescimento dos citrinos. Portanto, adube-os mensalmente conforme descrito na página dos citrinos e vá cuidando da rega sem excessos, verá que dentro de 3 semanas vai ter muitos rebentos. Principalmente se as árvores estiverem em zonas soalheiras e abrigadas dos ventos. Elas vão responder ao stress da poda com muitos rebentos. Vá observando e deixe crescer. Depois, a partir de Maio pratique a poda verde, despontando os raminhos novos a 4-5 folhas e aproveite para retirar logo os que estão a nascer na direcção do centro (interior) da árvore. Retire também os ramos ladrões que surgem no pé da árvore e no tronco antes do 1º ramo da estrutura. Vai correr tudo bem. Boa sorte!
Eliminarbom dia..se podar agora com flor ,faz mal ??
EliminarConvém evitar podar durante a floração porque a árvore está em pleno crescimento. Mas pode eliminar toda a madeira seca, ramos ladrões (no pé da árvore; antes do 1º ramo estrutural e entre os ramos estruturais). A partir do fim de Maio inicie a poda verde. Podas mais severas ou na estrutura da árvore só após a colheita, porque é nessa altura que a planta abranda o crescimento. Boa sorte!
Eliminarpode se plantar laranjeiras com limoeiros sem afectar o sabor da fruta'
EliminarExcelente explicação. Muito obrigada
EliminarBoas. Posso podar este mês ainda? Sou inexperiente neste assunto mas gostava de aprender. Tenho um limoeiro enorme que já passa para o terreno do vizinho e já me disseram que que se faz a pode de citrinos a partir do mês de junho .
ResponderEliminarAgradecia se pudesse me dar umas luzes a ver se e torno um expert :)
Desculpe o incomodo.
Agradecido.
Olá. Obrigada pelo seu comentário. Não incomoda nada, estamos cá para ajudar e partilhar conhecimento. Se o seu limoeiro está enorme, deve ter dificuldade na colheita de frutos no topo da árvore. Agora é altura de fazer a poda verde. Comece por apanhar os frutos maduros e por eliminar todos os ramos que crescem no pé do limoeiro e antes do 1º ramo da estrutura - são ramos ladrões (retiram energia à árvore). Depois vá retirando os ramos que crescem virados para o interior da árvore porque dificultam a circulação de ar no interior da frutífera. Dos ramos que ficam, os que forem novos pode-os a 4-5 folhas, e os ramos do topo pode-os entre 30 e 50 cm para ir baixando a altura da árvore, de modo a que a copa fique com uma forma arredondada. Convém eliminar ou cortar pela metade os ramos que vão par o terreno do vizinho. Dentro de 2 semanas ela começará a ter novas brotações um pouco por todo o lado. Limpe o terreno debaixo da planta e adube com estrume curtido. E regue um pouco de manhã ou ao anoitecer. Boa sorte.
EliminarObrigado pela atenção. Sabe?
ResponderEliminarOs meus limões são defeituosos e com casca muito grossa.
Grandes, mas com esses defeitos todos.Alguns parecem tridentes com bicos.
Não sei o porquê.Deve de ser por a anos não ser tratado mas quero mudar isso.Tenho duas laranjeiras também que tem algumas folhas encaracoladas e a casca das laranjas fica com um tipo de lapa agarrada...A casca fica com um aspecto de suja. São super doces e sumarentas mas com esse aspecto. Isso também tem solução? Desculpe mais uma vez estar a incomodar. Somos um casal novo que veio de Lisboa para o Ribatejo para começarmos um estilo de vida mais saudável e estamos a começar aos poucos a mudar as coisas aqui no terreno. Se não for aborrecido agradecemos a sua ajuda.
Muito obrigado mais uma vez e boa noite.
Olá bom dia. Obrigada por partilharem a vossa experiência connosco. É fantástico que casais jovens estejam de facto a regressar ao campo, é uma tendência que se acentua e nós já falámos disso neste Blogue (Post REGRESSO AO CAMPO). Desejamos-vos as maiores felicidades nesta nova aventura e não desistam. Quanto ao vosso limoeiro, a casca grossa não é defeito, é da variedade do vosso limoeiro. Provavelmente é um «siciliano», que tem casca um pouco enrugada e grossa e são de formato alongado. É uma das variedades mais antigas. São um pouco mais ácidos que outras variedades mas são ideais para temperos, molhos e comidas que requerem um pouco mais de acidez. Esses limões que parecem tridentes e a que alguns chamam «pata-de-galinha» é porque deve ter havido um cruzamento com a variedade «mão-de-buda», não é defeito. Os limões «mão-de-buda» não têm sementes, nem sumo, mas são muito bons para chás e para aromatizar bebidas e perfumar ambientes, muito usados no Japão. Aproveitem-nos, e também podem oferecê-los aos amigos pois reza a lenda que trazem sorte e felicidade. Quanto às laranjeiras o problema é falta de circulação de ar na árvore, que cria zonas de humidade onde se desenvolvem fungos. Portanto faça a poda verde, limpe o terreno debaixo da árvore, adube e regue. Se necessário faça uma infusão de cavalinha (receita na página COMBATE BIOLÓGICO deste blogue) e pulverize a planta. Boa sorte.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarBoas. Desculpe o incómodo mais uma vez ao fim deste tempo todo.
EliminarO ano passado quando falamos achei que já era tarde para fazer a poda verde então apontei no calendário e este mês ´´mandamos´´ abaixo o nosso limoeiro e as laranjeiras. Mas ficaram completamente só com tronco e hastes que ficamos assustados e com algum receio que não resistam ao inverno aqui no Ribatejo.Será possível enviar lhe as fotos que tiramos para nos dar a sua opinião?O mail continua a ser jardiminhoto@gmail.com? Agradecido pela sua atenção mais uma vez e desculpe o incómodo.
Cumprimentos.
Olá boa noite. Laranjeiras a ficar com folhas amarelas e enrugadas o que significa? Como tratar? Obrigado.
ResponderEliminarOlá. Obrigada pela sua partilha. As folhas das laranjeiras são de cor verde intenso e brilhante, portanto se elas estão amarelas há um problema. Pode ser falta de ferro e isso resolve-se indo a uma casa da especialidade e dizer que necessita de ferro para a laranjeira. Pode ser em líquido ou em granulado de libertação lenta (que se vai dissolvendo com a água da rega e nutrir a planta). Quanto às folhas enrugadas, não sabemos de que forma estão enrugadas, se estão fechadas sobre si mesmas para cima no sentido longitudinal é falta de água. Outro tipo de enrugado pode ser uma praga ou doença. Em qualquer caso aconselharíamos a:
Eliminar1- Fazer uma poda verde e de limpeza
2- Retirar todos os frutos que exigem muita energia à planta
3- Limpar todo o terreno debaixo da planta
4- Adubar e fertilizar com adubo para citrinos e reforçar o ferro
5- Regar bastante
6- Fazer duas pulverizações com cavalinha ou urtiga (receitas na página COMBATE BIOLÓGICO deste blogue) com 15 dias de intervalo entre cada aplicação.
Esperamos ter ajudado. Boa sorte.
Boas mais uma vez e obrigado pelo esclarecimento sobre o limoeiro e as laranjeiras. Este fim de semana vou acabar de limpar o terreno e para a próxima vou tratar dele e das laranjeiras também. Agora vou chateá- lo mais um pouco se me permite. Tenho também uma ameixoeira (Rainha Claúdia) que está cheia de um piolho branco e as folhas estão verdes mas no meio muito amarelas tipo desbotadas. A infusão de cavalinha também serve?
ResponderEliminarPor acaso vocês tem algum mail para onde se possa enviar as fotos do que vos falo?
Agradecido e as minhas desculpas mais uma vez.
Saudações.
Olá. Obrigada pela sua partilha. Pode sempre enviar informação ou pedidos para jardiminhoto@gmail.com. Quanto à sua ameixeira parece tratar-se de um afídeo (pulgão) ou de um ácaro. Atacam as partes tenras da planta. Se tiver fruta, apanhe toda a fruta. Faça a poda verde. Não deixe nenhum material contaminado perto da planta. Aplique uma Infusão de Urtigas ou uma Calda de Cinza (receitas na página COMBATE BIOLÓGICO, deste blogue) fazendo 2 aplicações com um intervalo de 15 dias. E plante Capuchinhas aos pés da ameixeira (atraem os pulgões para elas). Também pode comprar larvas de joaninhas e espalhar na árvore, mas neste caso não pode aplicar pulverizações, as joaninhas são muito sensíveis a produtos. No Inverno, quando a árvore estiver sem folhas pincele uma calda de cal viva e água com a consistência de uma tinta, em todo o tronco da planta até às primeiras bifurcações dos ramos estruturais (asfixia as pragas que ainda subsistam). Antes da Primavera plante alfazema aos pés da ameixeira, afastam as pragas. Boa sorte!
EliminarTenho uma laranjeiracom um ano ainda bastante pequena, ha cerca de um mes começou a desenvolver e em baixo rebentaram vários ramos, devo cortar ou deixar crescer, a arvore tem cerca de 150cms
ResponderEliminarOlá. Obrigada pelo seu comentário. Se ela já tiver os ramos estruturais formados, todos os ramos que nascem ABAIXO do 1º ramo estrutural deve suprimir. Se ainda não tem os ramos estruturais formados deixe crescer. Boa sorte.
EliminarBoa noite, desde já obrigado pela ajuda.
ResponderEliminarTenho laranjeiras e tangerineiras, 2 delas apresentam "ferrugem" persistente e folha enrolada. Já pulverizei com cal bordaleza duas vezes num ano. O que me aconselha para tratar estas árvores.
Olá Diogo, obrigada pela sua partilha. A Ferrugem é provocada por fungos cujos esporos espalham a doença. São favorecidos por ambientes húmidos e quentes. A boa circulação de ar no interior da planta evita que eles se formem. Por isso insistimos que na poda o interior da planta merece especial atenção para que o ar possa circular bem, evitando criar ambientes húmidos e quentes, que favorecem o aparecimento de fungos. Dito isto, quais os nossos conselhos:
Eliminar1 - Verifique se fez a poda verde ou se ainda há ramos que vão para o interior da planta dificultando a circulação de ar;
2 - Orvalho, Chuva ou água da rega sobre as folhas são de todo a evitar. Por isso na rega não molhe as folhas da planta, regue apenas ao pé da árvore sempre de manhã para que ela tenha tempo de secar ao longo do dia. Melhor ainda use o método da rega gota-a-gota junto ao pé da planta, além disso, poupa água...;
3 - Se forem poucas as folhas afectadas retire-as uma a uma e coloque no caixote do lixo ou queime-as;
4 - Limpe todo o solo à volta da planta, retirando todas as folhas e frutos caídos e coloque no caixote do lixo, não no composto pois são veículos de doença;
5 - Desinfecte muito bem com álcool ou uma solução de lixívia todas as ferramentas de poda antes e depois de as usar e deixe secar bem;
6 - Verifique o espaçamento entre as árvores, isso é muito importante, para que haja boa circulação de ar e para evitar que pragas ou doenças passem de umas plantas para as outras com facilidade;
7 - No período de dormência da planta, pincele todo o tronco até às primeiras bifurcações dos ramos estruturais com cal misturada com água, com a consistência de uma tinta. Isso asfixia qualquer praga que tenha ficado;
8 - Aplique uma solução de Enxofre ou de Cavalinha com 15 dias de intervalo entre aplicações (receitas na página COMBATE BIOLÓGICO deste Blogue);
Esperamos ter ajudado! Boa sorte.
9 - Vigie muito bem todas as outras árvores para agir ao primeiro sinal. Logo no inicio basta a eliminação das folhas afectadas e uma boa limpeza.
Fiquei agora a pouco tempo com um terreno a onde a muitas laranjeiras e a onde eslas estao em múto mau estado sera que ainda vou a tempo de lhe fazer uma limpeza .obrigado
EliminarBoa noite agradecia imenso a sua ajuda tenho 1 laranjeira com um "roubao" enorme já tem laranjas verdes ainda posso cirtar o roubao ou não é a melhor altura?! Muito obrigada
ResponderEliminar*cortar 😉
ResponderEliminarOlá obrigada pela sua partilha. Os ramos ladrões podem ser eliminados em qualquer altura. No seu caso, não sabemos se a laranjeira tem fruto ou se só o ramo ladrão tem fruto. Mas sendo um ramo ladrão deveria ser eliminado para não retirar energia e força ao resto da planta. Boa sorte.
EliminarBom dia,
ResponderEliminarParabéns pelo blog.
Tenho uma laranjeira bem próximo de casa com 12 anos. As folhas estão todas picadas e enroladas. Trata-se de psila africana, e o pior é que está mosca para além de ultra resistente, aparece-te no o interior de casa de uma forma inquantificavel.
Apresentei fotos numa casa da especialidade, e apliquei uma combinação de dois produtos anteontem. A população de mosca não diminui. Disseram-me para aplicar outra pulverização em 5 dias, pelo que será no próximo Domingo.
Como calcula, dentro de casa tenho montado vários dispositivos de captura de mosca, porque é impossível não passar o tempo todo que se está em casa a eliminar moscas o mais possível.
Várias questões caso possa ajudar:
1. A psila africana pode ser perigosa para as pessoas?
2. Caso verifique que com a segunda pulverização nada resolve, posso podar severamente a laranjeira, ao ponto de só deixar troncos principais e ramos muito grossos eliminando todas as folhas e ramos pequenos, agora em fim de outubro?
3. Se sim, como sugere a poda correta?
4. A psila africana pode desenvolver-se e multiplicar-se sem ser na laranjeira, ou seja, dentro de casa? Ou só as moscas adultas vão para casa?
Obrigado pelos comentários, sendo que caso não diminua esta situação, vou cortar a laranjeira de vez, porque é desesperante está situação, diria mesmo praga de psila africana na laranjeira.
Cumprimentos
Olá obrigada pelo seu comentário e partilha. Se ainda não o fez, deve contactar imediatamente a Direcção Regional da Agricultura e Pescas da Região Centro (ou se vive no Norte da Região Norte) para eles o orientarem. Esta é uma obrigatoriedade para TODAS as pessoas que registem a praga nas suas árvores (sejam quintais, pequenas hortas com árvores, seja o que for). Os ramos doentes devem ser eliminados e destruídos pelo fogo no local. Proibição de retirar plantas contaminadas do local e zona circundante. Pode ser necessário eles deslocarem-se à sua propriedade para retirarem amostras para análise e estudo e ao mesmo tempo para o orientarem. Não sei em que zona reside mas ao que parece a região Entre Douro e Minho é a mais afetada pois tem condições ambientais propícias com temperaturas amenas e alta humidade. Limpe todo o terreno em baixo e à volta da árvore e destrua pelo fogo esse material no local; elimine TODOS os ramos doentes e queime esse material no local; num dia seco pincele todo o tronco até às primeiras bifurcações com uma calda de cal-viva e água com uma consistência de tinta (para asfixiar qualquer praga); existem produtos fito-sanitários autorizados para o combate da psila africana, provavelmente aqueles que já usou. A psila africana dos citrinos é um insecto considerado de quarentena para os citrinos e outros hospedeiros pertencentes à família das rutáceas, provocando estragos muito graves. Ela ataca especialmente os citrinos. Os serviços oficiais estão autorizados a colocar armadilhas especiais. Por isso deve contactá-los, além de que é uma obrigação para quem detecta a praga. Estação de Avisos entre Douro e Minho Tel. 229574010 / 229574016. Quanto à perigosidade para seres humanos não temos informação fiável para lhe transmitir, mas os serviços oficiais devem poder responder a essa questão. Boa sorte.
EliminarBoa noite, tenho um limoeiro com muita ramficação, posso conduzir alguns dos seus ramos, prendendo-os a uma outra arvore (limoeiro) já morto mas que não pretendia de momento retirar.
ResponderEliminarobrigado
Olá! Obrigada pelo seu comentário. O limoeiro é uma planta que também pode ser conduzido em espaldeira, por isso pode, ele não vai sofrer nem produzir menos por isso. Contudo deverá respeitar as podas adequadas, as épocas de adubação e e as regas na Primavera e no Verão que deverão ser mais frequentes. Boa sorte!
EliminarBoa noite.
ResponderEliminarTenho um pomar com vários citrinos, em Mondim de Basto.
Por experiência negativa de anos anteriores, relativamente a problemas com a geada, e por aconselhamento do Jardim Minhoto, este ano, ao começar a ameaça da dita geada, cobri todas estas árvores com Manta Térmica (cobri todas as folhas).
Entretanto alguém passou, viu, e avisou-me que estava a proceder mal, que não devia cobrir a árvore desta maneira, mas sim aplicar Calda Bordalesa. No máximo o que poderia fazer era colocar esta manta, em fita, pois assim a árvore não iria receber Sol e secaria. Notar que esta manta é extraordinariamente fina e julgo que permeável.
Acha que não devo ligar aos comentários, ou que devo ter algum cuidado?
Mais uma vez, muito obrigado pelo seu empenho por esta causa.
Bem haja
Manuel Barros
Olá Manuel. Calda bordalesa e manta térmica têm funções diferentes. A calda bordalesa é um fungicida eficaz contra doenças fúngicas e também contra algumas bactérias. A manta térmica como o nome indica, tem a função de proteger a horta e os pomares do frio, das geadas e do congelamento, eficaz até -4ºC. Cria uma espécie de microclima entre a planta e o exterior. Foi desenvolvida especificamente para a agricultura e é leve e permeável, permitindo a passagem da água e assim evita ter de regar. Normalmente cobre-se toda a copa e uma boa parte do tronco (veja a página INVERNO na rubrica ESTAÇÕES DO ANO neste blog). Palhe também junto ao pé das plantas para proteger do frio, com palha ou fibra de coco. Portanto, siga com as suas árvores protegidas com a manta térmica. Há diversos vídeos no youtube que mostram como colocar a manta térmica, caso tenha dúvidas. Boa sorte e boa continuação. Bem haja.
EliminarMuito obrigado pela rápida resposta.
ResponderEliminarBem haja
Manuel Barros
tenho um limoeiro onde os frutos tem ferrugem e as folhas também, agradecia informação para solucionar o problema
ResponderEliminarA ferrugem é provocada por fungos cujos esporos espalham a doença. Estes fungos desenvolvem-se em ambientes húmidos e temperaturas amenas, em árvores que têm um arejamento incorrecto ou deficiente. Portanto é necessário podar a planta eliminando ramos que vão para o interior da árvore; ramos que se cruzam e podem provocar feridas; eliminar ramos ladrões e fazer as podas de manutenção anuais, conforme descrito na página das laranjeiras e limoeiros. Depois da poda aplique Calda Bordalesa que é um fungicida. Boa sorte!
EliminarBoa noite,
ResponderEliminarestou a gostar muito do seu blog, tão útil e sucinto!
Andei à procura de mais informação sobre a pasta cicatrizante no blog, não não encontrei a receita. Poderia dizer-me como fazer com argila ou com cal? estou no algarve, tenho argila com fartura. ficar-lhe-ia grata! Força para o blog : )
ok, já vi que é uma mistura de argila, agua e cinza, é? é usada exatamente para as mesmas funcoes da cal viva com agua em consistencia de tinta? Podia dizer-me as funções além de cicatrizante? A argila tem de ser verde comprada ou pode ser daquela vermelha que temos cá em baixo? desculpe tantas perguntas : ) obrigada pela atenção
ResponderEliminarOlá obrigada pelo comentário e apreciação. Sim, pode usar qualquer tipo de argila e quanto mais natural for, melhor. A mistura pode ser usada como cicatrizante quando poda ramos mais grossos e também para pincelar o troco para asfixiar qualquer praga que se possa ter instalado. Também pode usar Calda de Cinza (Veja receita na página COMBATE BIOLÓGICO) para combater o piolho e a mosca branca. A cinza de madeira também pode ser usada para enriquecer o solo, veja como na página CINZAS DE MADEIRA. Boa sorte!
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar
ResponderEliminarOlá! Tenho um limoeiro muito grande, que não é podado há alguns anos. Está muito largo e muito alto e os frutos estão longe do alcance. É perigoso para a árvore fazer uma poda mais radical que, tirando ramos internos e as pontas enormes, acabe por fazer desaparecer quase toda ou mesmo toda a folhagem?
Desde já, obrigado pela atenção.
Olá Hugo, obrigada pelo seu comentário. Não deve podar de cada vez mais de 15% da folhagem pois ela alimenta os frutos em nutrientes. Mas pode tirar ramos internos que se cruzam ou impedem a luz e o arejamento da planta. Para o limoeiro não é perigoso uma poda mais severa, ele responde muito bem à poda. Mas tem que ter em conta que quanto mais severa for, mais intensa será a resposta da planta a produzir uma multitude de ramos novos, em detrimento dos frutos. Escalone a poda em 2-3 anos para trazer a árvore a uma altura aceitável para colher os frutos, evitando uma pode muito severa de uma só vez. Elimine em cada ano 30 a 50 cm de altura. Não mais do que isso, até atingir a altura pretendida. Boa sorte
EliminarMuito obrigado pela disponibilidade e rapidez na resposta. Vou ter em conta a sua sugestão, a sugestão de quem sabe! Obrigado, mais uma vez!!!
ResponderEliminarGostei muito de toda a IMFORMACAO...
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário. Bem haja!
EliminarComecei a poda das minhas árvores de citrinos, gostaria de saber se ainda vou a tempo.
ResponderEliminarJá existe fruto do tamanho de uma noz, será que ainda é altura ideal?
Um bem-haja.
Olá, obrigada pelo seu comentário. Não nos diz de que citrinos estamos a falar. Se for limoeiros ou limas pode, se for laranjeiras ou tangerineiras a poda é feita à saída do Inverno em Fevereiro-Março antes da floração. Portanto para estas árvores não é altura. Boa sorte!
EliminarObrigada pelo esclarecimento.
EliminarSão as árvores que mencionou acima.
Laranjeiras, limoeiros, tangerineiras, clementinas e ancores.
Será que posso tirar os "ladrões" nas laranjeiras, tangerineiras e ancores?
Um bem-haja!
Olá. Sim, ramos ladrões e madeira morta pode tirar em qualquer altura porque estão a retirar energia à árvore. Boa sorte!
EliminarMuito obrigada pelo esclarecimento de dúvidas.
EliminarUm bem-haja á equipa do Jardim Minhoto.
Tenho ainda mais uma pergunta...
EliminarComo é que posso podar em Fevereiro/Março se as laranjeiras ainda estão carregadas de fruto não estão capazes de comer ou as tangerineiras ainda têm fruta verde?(Desculpem ser persistente.)
Um bem-haja á Equipa do Jardim Minhoto.
A poda faz-se após a colheita da fruta. Consoante a variedade há árvores que frutificam mais cedo ou mais tarde. Se nessa altura estiverem com fruta aguarde pelo final da colheita e pode nessa altura. Bem haja!
Eliminara minha tangerineira já tem uns 5 anos não tem dado grande fruto e as folhas estão sempre encarquilhadas o que posso fazer
ResponderEliminarobrigado
Olá Maria, obrigada pelo seu comentário. Não nos diz de que forma as folhas estão «encarquilhadas». Se for fechadas sobre elas mesmas no sentido longitudinal é falta da água. Outro tipo de encarquilhado pode ser uma praga. No primeiro caso adube e regue abundantemente. No 2ª caso faça uma pulverização com calda bordalesa e adube com adubo para citrinos ou estrume bem curtido. Boa sorte!
Eliminaras folhas tem um aspecto horrível acho que é mesmo doença (encarquilhadas, defeituosas têm altinhos!!!)
Eliminara calda bordalesa é fácil de comprar?
Será que posso cortar nesta altura todos os ramos que têm as folhas doentes se desse até enviava uma foto mas não sei como
Muito obrigado pela ajuda estou a começar a tratar das poucas árvores que tenho
Obrigada pelo seu comentário Maria. Nas lojas da especialidade e em cooperativas agrícolas encontra. Pode retirar a matéria contaminada mas se for na árvore toda não vale a pena. Deite esse material no caixote do lixo,não o deixe debaixo da árvore ou no terreno, contaminaria o local. Fotos pode enviar para o nosso e-mail.
EliminarObrigado pela ajuda só que depois de ter retirado o que estava doente e deitado a calda bordalesa está a começar ficar com uns bichinhos parecem mosquitos. Como trato esta bicharada!!
EliminarOlá Maria, obrigada pela sua partilha. Tem que evitar zonas húmidas na árvore. Ela tem de ficar bem arejada. A Luz e o sol têm de penetrar bem em toda a planta, mesmo no interior, no centro da planta. Por isso é importante podar os ramos que vão para o interior da planta. Boa sorte!
EliminarBoas. Desculpe o incómodo mais uma vez ao fim deste tempo todo.
ResponderEliminarO ano passado quando falamos achei que já era tarde para fazer a poda verde então apontei no calendário e este mês ´´mandamos´´ abaixo o nosso limoeiro e as laranjeiras. Mas ficaram completamente só com tronco e hastes que ficamos assustados e com algum receio que não resistam ao inverno aqui no Ribatejo.Será possível enviar lhe as fotos que tiramos para nos dar a sua opinião?O mail continua a ser jardiminhoto@gmail.com? Agradecido pela sua atenção mais uma vez e desculpe o incómodo.
Cumprimentos.
Olá Eurico,
EliminarSim, sim o nosso e-mail continua a ser o mesmo. Pode enviar as fotos que quiser. Bem haja!
Boa noite. E obrigado pela atenção. Então amanhã durante a tarde envio lhe para me darem a vossa opinião. Vamos lá ver.Eheh...
ResponderEliminarEntão uma boa noite e até amanhã.
Cumprimentos.
Boa tarde, tenho duas laranjeiras que têm 5/6 anos, uma delas só deu fruto uma vez, tenho adubado sempre como deve ser, este ano ate comprei um adubo que me custou os olhos da cara. O que se deve passar com elas para não darem furto? Obrigado.
ResponderEliminarOlá obrigada pelo seu comentário. À primeira vista diríamos que pode ser um problema de localização no terreno ou clima da região. Elas gostam de sol e pouco vento e no Inverno em regiões com Invernos mais rigorosos é melhor colocar uma tela térmica a envolver toda a árvore pois elas não gostam de frio invernal. Verifique o Ph do solo (6.0-6,5). Mas também pode ser uma questão de poda. Podam-se à saída do Inverno antes da floração. No Inverno palhe o pé da planta para evitar que receba frio e humidade em excesso. Ela gosta de solo fresco mas não molhado. É preciso cuidado para na poda não suprimir gomos florais senão reduz a possibilidade de frutificação que é o seu objectivo final. Eventualmente, faça a experiência e deixe-as um ano sem poda. Se todos estes parâmetros estiverem certos pode tratar-se de alguma praga ou doença que à primeira vista não viu. Pulverize com calda bordalesa fora do período de floração. Boa sorte.
EliminarBoa tarde! E podas ja com fruto? O qte fazer?os meus citrinos naosao podados ha muito tempo. Herdei casa e nao tenho nocao da ulrima poda...4 anos, talvez! Este ano queria podar mas as arvores, ( tangerinolas e latanjas) têm fruto! O que fazer?
ResponderEliminarOlá, obrigada pelo seu comentário. Tem que esperar pela época certa para podar. No caso das laranjeiras e tangerineiras é à saída do Inverno (Fevereiro-Março). Boa sorte!
EliminarBoa tarde
ResponderEliminarTenho um limoeiro que está muito alto. Como posso diminuir a altura e estimular a criação de novos ramos mais baixos ficando a árvore mais larga? Obrigado
Obrigada pelo seu comentário. Fazendo a poda que é descrita nesta página e podando na altura, não o deixando crescer mais do que a altura que quer, despontando tudo o que crescer acima da altura que deseja. Ele vai desenvolver ramos laterais. Boa sorte!
EliminarObrigado. Entretanto já percebi que agora não será o mês mais indicado para podar mas mesmo assim vou arriscar! Espero que não dê mau resultado.
EliminarBoa tarde
ResponderEliminartenho uma laranjeira em que as laranjas têm manchas amarelas parece picadas e estão a cair bastantes, há alguma coisa que possa fazer.
obrigado
Olá Maria, obrigada pelo seu comentário. Parece que as suas laranjas foram atacadas pela mosca da fruta (Drosophila melanogastere). A mancha amarela é feita quando a mosca põe o ovo dentro da fruta. A larva vai crescendo e consome a polpa da fruta e o fruto cai.
EliminarRecolha toda a fruta caída coloque num saco e queime ou deite no caixote do lixo. Não coloque no composto. Há armadilhas para pendurar nas árvores para atrair a mosca e eliminá-la. Informe-se numa casa da especialidade. Boa sorte!
E ainda é tempo de pendurar essas armadilhas em citrinos ? Nesta altura do ano a mosca da fruta ainda está activa ??
EliminarObrigado
Obrigada pelo comentário. Teríamos tendência a dizer que já está a declinar. Mas devido às alterações climáticas temos visto que alguns parasitas continuam ativos. Informe-se numa casa da especialidade (na loja que vende as armadilhas). Boa sorte!
EliminarBoa noite,
ResponderEliminarMuitos parabéns pelo blog. Tem sido muito útil para mim que estou a tratar de um terreno.
Uma questão: li em alguns livros que se pode usar cera de abelha nos cortes para ajudar na cicatrizaçao e impedir entrada de fungos. Tem alguma experiência com esta alternativa?
Obrigado
Obrigada pelo seu comentário. Sim pode usar cera de abelha; argila; pasta de cinza; calda-bordalesa. O que lhe der mais jeito ou que tiver mais à mão.
EliminarFoi muito útil.
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário. Bem haja!
EliminarParabens ao Blog. Os conselhos que li até agora vai ser util no meu caso pois pela primeira vez vou fazer a poda da minha laranjeira , andava com duvidas e não sabia qual a melhor altura e como fazer boa noite obrigado
ResponderEliminarObrigada pelo comentário. Bem haja!
Eliminarbom dia - parabens ao blog , tenho aprendido muito mesmo. Tenho uma questão que se me pudesse ajudar, agradecia :
ResponderEliminarTenho laranjal que cresceu demasiado e preciso fazer uma poda que:
* remova ramos secos
* remover a parte superior da copa que está muito alta e inacessivel - fazendo muita sombra sobre outras arvores.
Esta poda tem de ser feita agora - final do inverno - ou posso faze-la junto com a poda verde do Verão?
desde já agradecido,
Ricardo Ferreira
Olá Ricardo, obrigada pelo comentário. Essa poda deve ser feita no final do Inverno, antes da floração Primaveril.
EliminarComo identificar os ramos que já deixaram de produzir ou que estão perto de perder a capacidade produtiva? Obrigado.
ResponderEliminarObrigada pelo comentário. São ramos que estão a secar ou ramos que na última época produziram muito pouca fruta, ramos muito finos que não têm vigor. Convém favorecer ramos novos, mais verdes e vigorosos.
EliminarBoa noite
ResponderEliminarTenho uma pequena laranjeira plantada há 3 anos, juntamente com uma tangerineira e um limoeiro. O limoeiro está muito bonito e já deu frutos nos 2 últimos anos. A tangerineira e a laranjeira floriram a primeira vez no ano passado mas os pequenos frutos acabaram por cair. Agora, a tangerineira está bonita e espero que frutifique bem mas a laranjeira perdeu as folhas todas! A copa do ano passado era reduzida e frágil e com as geadas de janeiro ficou muito debilitada. Já estrumei e adubei. Não sei o que fazer para a recuperar.
Agradeço ajuda
Cumprimentos
Olá Lena, obrigada pelo comentário. Pode todas as extremidades dos ramos (aí uns 10-15 cm) e coloque adubo granulado próprio para citrinos à volta da planta. Regue e espere a Primavera para ver se rebrota. Durante a Primavera vá regando. Convém cobrir a planta com tela própria para passar melhor o próximo Inverno. Coloca-se no Outono. Boa sorte.
EliminarBom dia. Já tinha podado as extremidades dos ramos mas apenas alguns cm. Se podar mais desaparecem! Já tinha limpo as caldeiras e adubado. Vou aguarda, como sugeriu. Muito obrigada pela resposta rápida. Bem haja pela ajuda.
EliminarBoa sorte!
EliminarBoa noite,
ResponderEliminarEnviei-lhe hoje um email com várias questões , duvidas e acompanhado de fotos.Tenho pouco tempo de permanência neste lugar para fazer vários tipos de poda.Agradecia a sua breve resposta.
Cumprimentos,
Carlos Costa.
Tel. 962536540
Obrigada pelo seu comentário. Já lhe enviei mail com a resposta. Não se esqueça, no fim das podas, de pulverizar as árvores com calda bordalesa ou infusão de cavalinha (veja receita na página COMBATE BIOLÓGICO deste blogue).Boa sorte!
EliminarBoa tarde, sou alentejano e plantei um limoeiro fez três anos no outono passado, no último ano ele desenvolveu e cresceu bastante até ao outono, acontece que a partir de Dezembro as geadas queimaram as folhas e começaram a secar até cairem todas, tinha alguma esperança que com o tempo mais quente volta-se a rebentar mas até agora nada. Ainda poderá rebentar ou secou?
ResponderEliminarOlá, obrigada pelo seu comentário. Ainda pode rebentar, mas sabe que o limoeiro não gosta de geadas, nem de muito frio. Aconselho-o a fazer uma pequena poda na ponta dos ramos, adubar com adubo para citrinos, regar e aguardar até Abril. No Alentejo, devido ao frio e geadas no Inverno, no final do Outono convém cobrir os limoeiros com um capa protectora ou tela própria, que se vende nas lojas da especialidade. Retira-se a capa no final de Fevereiro ou depois das geadas passarem. Outra alternativa é cultivá-los em vaso para se poderem recolher no Inverno e retiram-se outra vez para a rua na Primavera.
EliminarMuito obrigado, vou seguir os seus conselhos
ResponderEliminarBoa tarde, o limoeiro começou a rebentar ao nivel do porta enxerto. O que faço?
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário. Elimine esses ramos, são ramos ladrões que vão tirar força e vigor ao seu limoeiro.
EliminarMas é as unicas folhas que vejo rebentar para a árvore fazer a fotossintese? Será que ainda rebentam mais acima?
ResponderEliminarSe vêm do porta enxerto é para eliminar.
EliminarQuando deve ser feita a enxertia e pelo método de borbulha nos citrinos??.Obrigado
ResponderEliminarObrigada pelo comentário. Pode fazer agora.
EliminarJá está a criar folhas um pouco acima do porta enxerto, obrigado.
ResponderEliminarJá está a criar folhas um pouco acima do porta enxerto, obrigado.
ResponderEliminarJá está a criar folhas um pouco acima do porta enxerto, obrigado.
ResponderEliminarBoa!
EliminarBom dia vivo em paris e tenho um limoeiro em vaso ,ja tem cinco anos ,quando comprei tinha três anos e três frutos .o primeiro ano em minha casa deu flor e limões do tamanho de uma pevide mas cairam todos ainda verdes .este ano apareceram flores em janeiro ainda não abriram .gostava de saber se lhe falta alguma coisa pois adubo todos os meses e no inverno ponho na garagem que tem uma pequena janela.Obrigada pelos
ResponderEliminarconselhos
brigada pelo seu comentário. Se calhar pôr num vaso um pouco maior e juntar substrato. Ponha-o ao sol.
EliminarQuando referem "podar a 4/5 folhas significa cortar eliminando as 4/5 folhas da extremidade ou deixar as primeiras 4/5 folhas do ramo e eliminar o excedente? Bem hajam.
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário. Veja o vídeo da poda do dióspireiro, na página PODA DO DIOSPIREIRO. O processo é o mesmo. DEIXAM-SE AS PRIMEIRAS 4-5 FOLHAS E PODA O EXCEDENTE.
EliminarBom dia ! Já está num vaso grande,mas mesmo assim não tem limões.O que é que você chama de substrato?não é adubo? Obrigado.
ResponderEliminarBom dia. Se já está num vaso vaso grande e aduba, então vá regando regularmente e coloque a planta ao sol. O limoeiro gosta muito de sol, sobretudo na Primavera e Verão. O facto de as flores ainda não terem aberto pode ter a ver com a temperatura que ainda não ser suficiente. Aguarde mais um pouco, a temperatura vai subir. Boa sorte!
EliminarExiste alguma literatura relacionada com as enxertias e datas aconselhadas???
ResponderEliminarObrigado.
Obrigada pelo seu comentário. Sim existem diversos mas talvez aconselhasse: «ENXERTIAS - Manual técnico para profissionais e amadores» de Augusto Silva, vendido pela FNAC (22€).
Eliminarboa tarde. tanto no limoeiro como na laranjeira tenho algumas hastes com picos e sem fruto. porquê as hastes com picos não terem fruto? são hastes para serem cortadas? estão tirar força à árvore ?
ResponderEliminarobrigado
Filipe
posso decorar a laranjeira com pedra de xisto a sua volta,pondo uma manta por debaixo para nao ganhar ervas?
ResponderEliminarOlá, as minhas laranjeiras crescem muito lentamente. Foram plantadas há 12-15 anos e têm agora cerca de 1-1,5m de altura. Tenho um solo argiloso muito duro de cerca de 40cm de profundidade. Até as oliveiras jovens crescem muito mais depressa. As raízes das laranjeiras são demasiado fracas para quebrar o solo ou são todas laranjeiras anãs? Não consigo encontrar nenhuma doença, dão frutos todos os anos mas são terrivelmente pequenos. Nunca foram podados, excepto para remover a madeira morta e os rebentos de água. O que posso fazer? Estou a ficar desesperado ....
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBom dia! Herdei um terreno que tem um pomar, não entendendo nada do assunto precisava de ajuda. Tenho duas laranjeiras e uma tangerineira já com bastante fruto mas não tiveram qualquer tipo de tratamento. Poderei fazer alguma coisa agora? Muito obrigada por este trabalho de esclarecimento bem haja.
ResponderEliminarOlá bom dia, tenho 3 laranjeiras perto umas das outras, há duas que parece que houve um fogo e foram queimadas, ramos todos castanhos, Clementina e a tangerina,até à flor pecou, o resto da árvore também tem a folha cheia de "coisinhas" brancas e algumas folhas escuras. Está semana já fiz duas "curas" mas não me parece que vá resultar. Poderiam indicar o q fazer? Posso podar agora quando já há frutos??
ResponderEliminarObrigada
Olá. Sou totalmente inexperiente nesta área. No jardim da minha casa existe uma laranjeira, que este ano até dei bastantes laranjas.Para além das laranjeiras também há outras árvores de fruto, como Pereira, macieira , damasqueiro e ameixeira. Depois de uma breve pesquisa de como e quando fazer a poda das árvores de fruto, achámos que era a altura indicada, não sabíamos era que as laranjeiras e limoeiros não era para fazer poda profunda. Tanto as duas laranjeiras como os limoeiros ficaram só com o tronco principal e com ramos secundários, mas sem folhagem nenhuma. Será que vão sobreviver? Se sim daqui a quantos anos voltarão a dar frutos?
ResponderEliminarObrigada
Olá tenho uma clementineira com cerca de 30 anos enorme carrega de fruta todos os anos grandes e super doces acontece que estando num quintal pequeno está a tornar se incomoda de tão grande está ao nivel da janela de um primeiro andar quero corta la por baixo para lhe dar outra forma é possível fazer isso ou vou matar a árvore e não quero que aconteça isso ,o que me aconselha obrigado.
ResponderEliminarTenho uma laranjeira e uma tangerineira centenárias cujos frutos são excelentes sem tratamento algum. Cresceram em altura pelo que não consigo atingir os frutos do alto. Como devo proceder neste caso?
ResponderEliminarExcelente dicas, obrigado
ResponderEliminarA larangeira nao tem fruto posso dar uma podadela ela como este ano nao deu qualquer fruto esta com muita rama espero uma resposta obrigada
ResponderEliminarBom dia felicito desde já por este blogue, muito esclarecedor e útil.
ResponderEliminarAgradeço ajuda pois não tenho conhecimento sobre agricultura e vendi a minha casa em Lisboa e vim viver para uma casa com um terreno com 4000 M2 situado na Azambuja com árvores de fruto. Das cerca de 10 laranjeiras existentes e meia dúzia de limoeiros 5 laranjeiras que estão mais próximas estão com cochonilhas e afetadas pela mosca do mediterrâneo, caiu praticamente toda a fruta já apodrecida no chão. Como devo proceder para e revigorar as árvores e evitar perder o fruto no próximo ano. Muito obrigada pela ajuda. Cumprimentos e boas colheitas