PODA DA FIGUEIRA

FIGUEIRA-Comum (Ficus carica)

Árvore caducifólia (perde as folhas no Inverno), originária do Médio Oriente. A figueira foi cultivada por todas as civilizações mediterrânicas da Antiguidade. É talvez a frutífera mais antiga da humanidade, desde há cerca de 5000 anos. Como é um fruto que pode ser seco e conservar-se durante muitos meses em boas condições, ele foi utilizado pelos povos antigos que atravessavam o deserto pois é um alimento muito rico. Foi introduzida na Península Ibérica pelos árabes no séc. VIII d.C. Árvore rústica, muito bem adaptada ao clima português. Existem quase 800 variedades de figueiras. As figueiras conseguem viver até 300 anos.

Há dois tipos de figueiras consoante a sua frutificação:

- Bíferas que dão fruto 2 vezes por ano.  Adaptadas às regiões mais quentes  como o Sul e Sudoeste, que frutificam na madeira do ano anterior (maturação no Verão - Junho/Julho) e outra vez, na madeira do ano corrente que cresceu durante a Primavera (cuja maturação se dá do final de Agosto ao inicio do Outono - Setembro/Outubro). Durante o Inverno estas figueiras devem ser protegida, nas regiões frias, com uma tela térmica que envolva toda a planta, caso contrário os figos lampos que ela já tem em formação, figos bébés, não resistirão ao frio.

- Uníferas que frutificam apenas 1 vez/ano. Frutificam na madeira do ano corrente (cuja maturação do fruto ocorre no final do Verão ou inicio do Outono, consoante a variedade), estas estão adaptadas a regiões mais frias como Norte e Nordeste que podem resistir até -15º C no período de dormência invernal. 
Os figos de Verão chamam-se figos lampos. Os figos de Outono chamam-se figos vindimos. Os figos, podem ser consumidos ao natural, em licores, caldas, doces, tartes, geleias, cristalizados ou secos. Ao natural conservam-se muito pouco tempo. 

Deve ser plantada em local bastante soalheiro, abrigado de ventos no inicio do Outono e no inicio da Primavera consoante a região em que habitamos, sempre de modo a fugir ao frio e geadas a que a figueira é sensível. Dá-se em quase todos os solos, mas necessita de baste água. Há quem diga que as figueiras secam poços e ribeiros de tanta água que vão buscar. Gostam de ter os «pés» na água e a «cabeça» ao sol. São árvores robustas (podem atingir 10 m de diâmetro e muitos metros de altura), têm raízes fortes, pelo que não são aconselhadas ter junto às habitações pois danificam muros e paredes, nem nos jardins de casa, nem perto de tubos enterrados ou áreas pavimentadas. A menos que lhe limite o crescimento cultivando-a em vaso. Mas só aguentam cerca de 5 anos em vaso, depois têm que ser transplantadas para a terra. Ph 7.4-7.5. A cor da pele do figo pode ser verde, roxa ou violácea.

Há muitas variedades regionais. Procure as variedades da sua região. É uma forma de mantermos vivas estas variedades e compensar as variedades ditas "comerciais" que inundam os supermercados em detrimento do nosso património vegetal regional, rico e variado, que se não for alguns teimosos, se vai perdendo. Temos que lutar para manter vivo o nosso património regional, ninguém o vai fazer por nós. 

A figueira tem de ser podada, pois em cada ano os ramos novos crescem muito (1,5 m a 2 m).  A poda é necessária para assegurar uma boa colheita e conter o seu vigor. Se não se podarem no espaço de 2 anos os figos ficam completamente inacessíveis para colheita e a árvore começa a perder o seu equilíbrio. Além disso, há ramos que vão tombar sob o seu peso até ao chão e começar a enraizar na terra (processo de multiplicação conhecido por Mergulhia). O ideal seria manter a árvore a uma altura máxima de 2,5 m para se poder colher os frutos. A figueira tolera podas drásticas pelo que é comum verem-se podas drásticas de restauração nas figueiras, sobretudo em árvores que estiveram muitos anos sem poda. Mas o mais indicado será fazer estas podas progressivamente, um pouco todos os anos, e não de uma vez só.

Na Primavera fertiliza-se com adubo orgânico, rico em fósforo e potássio. Quando os frutos começam a engrossar rega-se abundantemente palha-se junto ao pé da árvore.

O «leite» presente nas folhas da figueira é bom para curar verrugas.

PODA: No final do Inverno durante o período de dormência (Figueiras Uníferas) e no Verão (Figueiras Bíferas e Uníferas).


Aviso: Use luvas de protecção para podar as figueiras. Há pessoas que fazem alergia à seiva da figueira, embora esse "leite" (seiva) presente nas folhas, tenha fama de curar as verrugas. Pode sempre com um corte inclinado a 45º graus para o lado oposto ao gomo para a água poder escorrer e não ficar estagnada na ferida do corte. Veja PORQUE PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

Poda de Formação


A figueira pode ser conduzida em vaso, em fuso ou em espaldeira. O mais comum é em vaso aberto e fuso. Na poda de formação, se escolher a forma em fuso, deixe 5 a 7 ramos estruturais, à volta do eixo central, consoante a altura da árvore, com uma distância de cerca de 15-20 cm entre cada um pois eles vão engrossar e não se devem tocar, e pode-os a 1/2 do seu comprimento no final do Inverno, para que eles emitam ramos secundários portadores dos frutos. Se escolher a forma em vaso deixe 4 a 5 ramos bem orientados, eliminando os outros e depois pode os que ficaram a 1/2 do seu comprimento. Os raminhos novos que saem da estrutura podam-se a 2 olhos. Pode todos os ramos ladrões abaixo do 1º ramo estrutural e no caso da forma em fuso, elimine todos os ramos que surgem entre os ramos estruturais (ou seja naquele espaço de 15-20 cm que deixou entre cada ramo estrutural). Ver a página da FORMA DAS FRUTÍFERAS

Poda de Manutenção 


- Poda de Inverno


    * Uníferas: Figueiras que frutificam 1 vez/ano nos ramos novos do ano - Podam-se no final do Inverno, em Fevereiro, antes do abrolhamento. Poda-se 1/3 do prolongamento dos ramos estruturais (em alguns casos pode podar 1/2 do comprimento estes ramos) e os ramos frutíferos (que nasceram na Primavera) podam-se 2 olhos (na Primavera seguinte vão nascer dois ramos frutíferos portadores de fruto).  Elimina-se toda a madeira morta, seca e ramos ladrões ou ramos velhos que já quase não produzem. Use pasta cicatrizante natural para cicatrizar os cortes. No Verão faz-se a poda verde.

Exemplos de variedades Uníferas: «Pingo de mel»; «Bêbera Branca».

    * Bíferas: Figueiras que frutificam 2 vezes/ano a 1ª vez nos ramos do ano anterior e a 2ª vez nos ramos novos do ano -  Não se pratica. Em zonas frias, a planta estará protegida todo o inverno com uma tela ou capa térmica. 

Exemplos de variedades Bíferas: «Moscatel de Torres Novas»; «Lampa Branca»

Poda verde 

    * Uníferas - Em Junho, despontam-se os ramos novos que cresceram na Primavera a 5-6 folhas/frutos; não se toca nos ramos estruturais.

     BíferasPoda-se após a colheita dos figos lampos (Verão: Julho-Agosto). Os ramos do ano anterior, que produziram estes figos, podam-se a 50 cm e coloca-se uma pasta cicatrizante natural nos cortes, até pode ser argila ou pasta de cinza, para ajudar a cicatrizar os cortes (na Primavera seguinte, estes ramos vão dar origem a novos ramos portadores dos frutos de Outono - figos vindimos). Os ramos novos do ano despontam-se a 5-6 folhas/fruto, em Junho-Julho. O prolongamento dos ramos estruturais podam-se em 1/3 do seu comprimento. Elimina-se toda a madeira morta, seca ou doente.  Eliminam-se os ramos ladrões que crescem desde o solo até ao 1º ramo da estrutura e entre os ramos da estrutura; eliminam-se ramos muito velhos que já quase não produzem. Quando chegar Outono/Inverno estas árvores protegem-se com uma tela térmica, nas regiões frias.


Fig. 1 - Figueira Bífera durante o Verão

Imagem: Adaptada de https://carnets.georgesdelbard.com/2016/04/planter-et-tailler-figuier.html

Poda de Rejuvenescimento ou Restauro:

O melhor é fazê-la à saída do Inverno mas antes do abrolhamento, nas figueiras Uníferas.  Nas Bíferas faz-se a poda após a colheita dos figos lampos (Verão). Cada caso é um caso. Pode haver necessidade de podar os ramos estruturais a 2 olhos cada. Mas de forma geral diríamos que se podam todos os ramos estruturais a 50 cm (a contar da sua junção ao tronco principal) e pincela-se pasta cicatrizante natural para cicatrizar os cortes. Muitos raminhos novos vão surgir aí na Primavera. No Outono/Inverno elimina-se metade deles, escolhendo os melhores que vão na direcção pretendida (não para o interior da árvore) para formarem a nova estrutura da figueira. Depois, poda-se apenas a extremidade dos que ficarem. Nos anos seguintes procede-se à poda de manutenção normal.

QUADRO DA PODA

PODA DE INVERNO (No final do Inverno)
PODA VERDE (Junho/Julho)
Figueiras Uníferas – Poda-se 1/3 ou 1/2 do prolongamento dos ramos estruturais e os ramos novos a 2 olhos. Elimina-se madeira seca, morta, doente e ramos ladrões.
Figueiras Bíferas – Não se faz nada no Inverno. Em regiões frias estas árvores devem estar protegidas com tela térmica todo o Inverno.
Figueiras Uníferas – Em Junho despontam-se os ramos novos, que cresceram na Primavera a 5-6 folhas/fruto.
Figueira Bíferas - Prolongamento da estrutura poda-se a 1/3. Ramos do ano anterior após colheita dos figos lampos (Verão) poda-se a 50 cm. Ramos novos que cresceram na Primavera despontam-se a 5-6 folhas/fruto.
Eliminam-se os ramos ladrões que crescem desde o solo até ao 1º ramo da estrutura e entre os ramos da estrutura; eliminam-se ramos muito velhos que já quase não produzem e ramos secos.

Exemplo de figueira não podada:

               

Fig. 2 - Figueira Bífera não podada, muito vigorosa porque está na encosta de um ribeiro onde as raízes vão beber água; já tem plantas parasitas a trepar por ela (imagem da direita - vêm-se as flores azuis da planta parasita) e já tem ramos que cresceram muito, tombaram com o peso e estão a enraizar na terra, alguns já enraizaram há algum tempo e até já têm fruto. É a chamada mergulhia espontânea (imagem da esquerda).

Fotos: Jardiminhoto

Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os amigos!

34 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas. Vão ser muito úteis nas minhas podas futuras.
    Bem hajam.
    Alcaria Rego
    Alentejo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Ainda bem que a informação partilhada lhe foi útil. Partilhe neste Blogue os seus resultados. Soa sorte!

      Eliminar
  2. Não é de figueiras que queria falar, e desculpem por isso,masprecisava de saber a melhor altura para podar uma cameleira. obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Virgílio, as camélias podam-se no fim da floração. Quando é que isso acontece? Vai depender da variedade da sua cameleira, pois há variedades que florescem no Outono, outras no Inverno e também há cameleiras que a floração ocorre na Primavera. Portanto convém conhecer a variedade que tem. Mas é sempre no fim da floração. Após a floração e a poda não esqueça de adubar a planta para a ajudar a desenvolver os gomos florais do ano seguinte. Esperamos ter ajudado.

      Eliminar
    2. Gostei muito, fiquei mais esclarecido pois tinha muitas dúvidas em relação a poda e agora já posso fazer uma poda mais adequado a minha figueira, obrigado pelo vosso excelente artigo

      Eliminar
  3. Gostei dos v/ textos e ensinamentos técnicos. Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante do artigo. Muito útil obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Felizes pela informação partilhada ter sido útil. Bem haja!

      Eliminar
  5. Excelente é informação de quem sabe. Obrigado pela forma clara e compreensível de transmissão do conhecimento.

    ResponderEliminar
  6. Artigo muito bem construído e muito explícito.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas dicas.
    Tenhos algumas figueiras e que na presente data ainda têm figos bebés, por isso ainda não podei. Pelo que entendi são bíferas, pois é a 2ª ronda de figos. Desde Maio que estão sempre a dar figos. No entanto, estes últimos figos estam a cair antes de amadurecer (não vingam). Gostaria de podá-las pois estão muito baixas e largas. Seria boa altura este mês? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Devia ter podado estas figueiras em Agosto ou mesmo Setembro. As figueiras Bíferas não se podam no Outono. Leia com atenção a descrição da página e veja a imagem. Nesta altura, em regiões frias começam-se a proteger para passarem o Outono e o Inverno. Mas se elas estão muito baixas e largas e como o tempo ainda está quente, pode podá-las, conforme a descrição. Boa sorte!

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Significa que poda a 2 gomos. Veja mais na página PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR deste blogue. Bem haja!

      Eliminar
  9. Antes de mais, parabéns pelo blog.
    É uma ajuda preciosa para quem pretende iniciar o cultivo de árvores de fruto e têm imensas dúvidas.
    Comprei um terreno onde já existia uma figueira com mais de 7 mt. de diametro. Mas infelizmente está no local onde sou obrigada pela Câmara a fazer q construção da casa.
    Queria tentar transplantar a figueira para outro local e gostaria de saber se me poderá indicar como devo proceder. Ou se acha que a árvore não aguentará o transplante e nem vale a pena tentar.
    Muito obrigada
    Rute Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rute, desculpe a demora na resposta. Pode fazer o transplante, mas convém fazer uma boa poda antes. A época ideal é durante o Inverno. Mas tenha atenção para onde a transplanta. Cuidado com cabos e tubos enterrados e evite perto de casa. Contacte uma empresa para o fazer. Um centro de jardinagem.

      Eliminar
  10. Boa tarde, estou a reconstruir uma casa que estava devoluta, e no terreno há uma figueira unífera que certamente não tem poda há muitos anos. Já tem uma altura de pelo menos 5 metros! Precisa de uma poda drástica, a minha questão é se posso fazê-la já ou tenho de aguardar pelo fim do próximo inverno. A forma como ela está atrapalha a equipa do empreiteiro, mas por outro lado não quero estragar a árvore que dá uns belíssimos figos pingo de mel! :)
    Desde já obrigado pelo conselho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. É assim, sendo unífera a poda não é agora. Nesta altura já deve ter alguns figos mesmo se pequenos. Convinha esperar a época própria. Corte talvez algum galho mais incómodo...

      Eliminar
  11. Bom dia

    Gostei muito da publicação e aprendi muito com ela. Sou de uma zona perto de Mirandela. Tenho uma plantação de fogos para cristalizar que se colhem em fim de Maio. Se me puder ajudar Queria lhe perguntar como deverei fazer a poda dessas figueiras? Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigada pelas informações 7K8yG4u19i

    ResponderEliminar
  13. Muito bem explicado. Vou tentar aplicar o descrito. Tenho uma figueira que dá figos 2x ano mas depois caem sempre todos e nao se come 1 figo desta arvore. Mas como nunca foi podada talvez seja por isso.
    Muito grata pela informação

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde, já comentei o artigo mente no entanto tenho uma dúvida que apresento, quando se diz podar a 50cm e a 2 olhos, isto quer dizer que ficam dois olhos e corta-se o restante e também ficam 50 cm e corta-se o restaurante?
    Desde já obrigado pela informação

    Minha região, Vila Nova de Gaia

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde, tenho uma figueira antiga, que já existia quando comprámos o terreno. Temos seguido as vossas indicações de poda, pois estava muito grande. O tronco principal rachou, temos cintas a segurar mas não sabemos se é possível salvar a árvore ou se é melhor deixar um dos rebentos crescer. O que sugerem?

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelas informações.
    Estive a tomar notas!
    Agora vamos tentar pôr em prática. ☺️

    ResponderEliminar
  17. Tenho um pe de figo,eu podei ele no inverno passado,depois de uns meses começou a crescer frutos e não parou ainda,ja estamos no meio de junho.vou podar mes que vem,e ver o que acontece

    ResponderEliminar
  18. E como posso resolver o problema da cochonilha que infesta folhas e ramos novos da minha figueira

    ResponderEliminar
  19. Olá boa noite! Queria agradecer pela partilha de informação tão boa, não é fácil encontrar informação válida sobre poda. Da leitura da poda de figueira fiquei na duvida, cortamos os ramos estruturais a 1/3 ou 1/2 e os ramos ramos novos a 2 olhos. Quer dizer os ramos novos acima no eixo central certo? E a pasta de cicatrização terei de a fazer ou poderei comprar? Há quem use calda bordaleza mas não será eficaz?Desde já muito agradecida pela ajuda.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Olá! Vivo nos Açores e gostaria que me respondesse a estas duas questões:
    - a variedade "bêbera preta" é unífera como a "bêbera branca"?
    - a figueira bífera (por exemplo a "lampa branca") pode ser podada como a unífera sem inconveniente, ou tem mesmo de se seguir o método de poda específico da bífera?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. Coloquei as questões, porque, nas consultas que tenho feito, as figueiras "bêberas" surgem sempre como bíferas e as "lampas" são uníferas, só que produzem mais cedo do que as "vindimas".
    Aguardo esclarecimentos da sua parte.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...