PODA VERDE EM IMAGENS

ALGUNS EXEMPLOS DA PODA VERDE EM DIVERSAS ÁRVORES DE FRUTO

A poda das frutíferas permite aumentar consideravelmente a sua produção. Ao mesmo tempo que se pretende melhorar a penetração da luz e o arejamento da copa, para evitar pragas e doenças. A produção do ano seguinte depende em mais de 70% da poda verde deste ano.

A poda verde realiza-se do inicio de Junho, até meados de Agosto (a partir daí é muito menos eficaz porque a seiva começa a baixar), quando a árvore está repleta de folhas, ramos novos e frutos.  A poda verde faz-se apenas nos ramos do ano corrente. Não se toca no prolongamento da estrutura da árvore, isso é feito na poda de Inverno. A poda verde tem como objetivo aumentar a quantidade de seiva, nos gomos na base dos ramos novos para que se venham a transformar em gomos florais no ano seguinte e nos ramos com fruto, para concentrar a seiva nos frutos, que muito mais nutridos de seiva ficarão grandes e saborosos. Se não se fizer isso e deixar que os ramos cresçam desmesuradamente, nos anos seguintes terá frutos apenas na ponta dos ramos e serão pequenos e pouco doces e os brotos da base acabarão por desaparecer.

As tesouras de poda têm que estar muito bem afiadas e desinfetadas. Os cortes têm que ser limpos (por isso as tesouras de poda têm que estar afiadas) e com uma inclinação de 30-45º graus, no sentido oposto do gomo para que a água da chuva escorra e não se acumule no ramo.

Para mais detalhes e ver a quantas folhas deve podar os ramos novos e os ramos com fruto de cada tipo de árvore frutífera, veja a página correspondente a cada frutífera no lado direito do ecrã na rubrica FRUTÍFERAS e veja também a página PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR.












Fig. 1 - Poda de ramos ladrões de uma pereira ao longo do tronco antes do 1º ramo estrutural. Poda em «a», ou seja, eliminam-se todos os ramos ladrões pela base. Para que a seiva não se desperdice e a energia da árvore seja toda concentrada nos frutos e nos ramos novos que darão fruto no próximo ano.









Fig. 2 - Poda verde de ramo novo com frutos e folhas após os frutos. Poda 2 folhas após o último fruto (pereira), para concentrar o máximo de seiva nos frutos.














Fig. 3 - Poda verde de ramo novo do ano com fruto. Poda 2 folhas após a última maçã, para concentrar toda a seiva nos frutos. Poda-se em «a».














Fig. 4 - Ramo do ano passado sem frutos de uma pereira. No ano passado devia ter sido feita a poda verde neste ramo e depois a poda de Inverno. Agora poda-se a 7 folhas ou 7 grupos de folhas, para forçar o surgimento de botões florais na base do ramo para frutificarem no próximo ano. A seiva que circulava por todo o ramo, terá menos espaço a percorrer e vai-se fazer mais pressão sobre a base do ramo. Poda em «a».





Fig. 5 - Poda dois grupos de folhas após o último fruto para concentrar a seiva nos frutos. Poda em «a».
















Fig. 6 - Poda-se duas folhas após o último fruto para concentrar a seiva nos frutos. Poda-se em «a».













Fig. 7 - Poda verde do damasqueiro. Poda 3 folhas ou 3 grupos de folhas, após o último fruto em cada ramo para concentrar a seiva nos frutos. Poda em «a». Ramos novos sem fruto podam-se a 7 folhas.











Fig. 8 - Ramo de Damasqueiro (alperceiro) muito desenvolvido (devia ter sido podado em verde no ano passado e neste Inverno e não foi), com fruto na base do ramo. Agora poda-se em «a» 3 grupos de folhas após o último fruto para concentrar toda a seiva nos frutos.
















Fig. 9 - Eliminação dos ramos ladrões no tronco do diospireiro, antes do 1º ramo estrutural.









Fig. 10 - Poda verde de ramo novo de diospireiro (caqui). Poda-se a 5 folhas para que no próximo ano existam gomos florais neste ramo. Ver vídeo na página do diospireiro.








Fig. 11 - Poda-se 4 a 5 folhas após o último grupo de dióspiros para concentrar a seiva nos frutos (se o fruto tiver caído procede-se da mesma maneira).




Não se esqueça de adubar e regar as árvores de fruto durante o Verão (mas atenção com algumas frutíferas que não querem muita água senão podem cair os frutos Ex: diospireiro e a romãzeira). Sem isso não poderão dar bons frutos. Necessitam de 15-20L água/m2/semana. Se necessário coloque a fruta dentro de saquinhos de papel para não ser comida pelos pássaros, até à colheita. 

Esperamos que esta informação tenha sido útil. Bem hajam pelo vosso apoio. 


Fotos: Jardim Minhoto

Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os seus amigos!



10 comentários:

  1. Boa tarde.
    No artigo do diospireiro - https://jardiminhoto.blogspot.com/p/poda-do-abacateiro.html - dizem "O diospireiro faz os frutos exclusivamente nos ramos novos do ano".
    E na fig. 10 deste artigo dizem "Poda-se a 5 folhas para que no próximo ano existam gomos florais neste ramo".
    Fiquei confuso com estas duas afirmações; se só dá fruto nos ramos novos do ano, como é que fazendo a poda da fig. 10 fazemos com que existam gomos florais no próximo ano, já que este ramo cortado será, nessa altura, ramo "do ano passado"?

    Obrigado pelo vosso trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá obrigada pelo seu comentário. Estamos a falar de ramos novos que não fizeram fruto, só têm folhas (nem todos os ramos novos vão fazer fruto), esses poderão fazer no próximo ano com ajuda da poda. Bem haja!

      Eliminar
  2. Obrigado pela resposta.
    Só para esclarecer um ponto nesta parte "esses poderão fazer no próximo ano com ajuda da poda":
    Se fizer fruto no próximo ano, este surgirá desse mesmo ramo, ou num novo ramo saído do ramo podado?

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo seu comentário. Ambas as coisas podem acontecer, tudo depende do vigor do ramo podado. Pode fazer fruto num gomo e fazer um novo ramo noutro.

    ResponderEliminar
  4. Estou convosco pela primeira vez e estou muito grato por toda a informacao que nos fornecem. Gostaria de ser informado sobre o que e a poda em a.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. o a representa o local exato onde deve podar, consoante os exemplos.

      Eliminar
  5. Visito o blog com frequência para saber pormenores sobre várias culturas pois tem sido muito boa ajuda. Obrigado pela informação prestada aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário e apreciação. Ficamos felizes por poder ajudar.

      Eliminar
  6. Parabéns ao jardim minhoto pelas informações que dão, são muito uteis a todas as pessoas que façam agricultura, muito obrigado.

    ResponderEliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...