MANUTENÇÃO DAS FERRAMENTAS DE JARDIM

Descuramos muitas vezes a manutenção das nossas ferramentas de jardim e por vezes acabamos por comprar outras para as substituir, pensando que aquelas já não servem, gastando dinheiro sem necessidade. O melhor utensílio do mundo não vale grande coisa se não for adaptado ao nosso tamanho e se não o soubermos utilizar, manter e afiar. 

Utensílios cortantes

Os utensílios cortantes necessitam de maiores cuidados no fim de cada sessão de trabalho e mesmo durante o trabalho. O tempo que se dispensa na sua manutenção é amplamente compensado pelo ganho em eficiência no trabalho e durabilidade do utensílio.

Tesouras de poda e machados são exemplos de utensílios que devem estar sempre limpos e afiados. A tesoura de poda deve ter uma dimensão adequada ao tamanho da nossa mão, tanto faz se somos canhotos ou não e estar sempre bem desinfectada e muito bem afiada. No caso das tesouras de poda, a cada corte há sempre um pouco de seiva que fica depositada na lâmina, o que faz que o pó e as bactérias se colem à lâmina. Por isso deve limpar-se bem mesmo entre a poda de árvores para não transmitir doenças de umas para as outras. 

O primeiro cuidado é prevenir a corrosão do metal. O aço inoxidável necessita apenas de limpeza regular. O aço enferruja com maior ou menor facilidade consoante o seu grau em carbono. Os utensílios modernos já têm uma protecção anti-corrosão, mas esta gasta-se com o tempo. 

Se a ferramenta estiver enferrujada a primeira operação consiste em desenferrujá-la com o auxílio de uma escova de metal e/ou com lixa para metal. A lixa de grão 40 é um abrasivo forte. De 80 a 100 um grão médio e polivalente. Lixa com grão 120 a 240 permite um bom nível de acabamento. Depois limpa-se e desinfecta-se com um pano embebido em álcool ou vinagre e afia-se. Também já existe no mercado produtos próprios para limpar metal com anti-corrosivo na fórmula.

Para afiar a lâmina dos utensílios usa-se pedra-de-afiar que deve ser previamente mergulhada em água por cerca de 5 minutos. Também se pode usar uma lima. Começa-se com um grão mais grosso e termina-se com o grão fino para dar um acabamento mais aperfeiçoado. Não se deve alterar o ângulo da lâmina. No caso dos machados que têm 2 lados cortantes convém não alterar o ângulo de corte original atribuído pelo fabricante. As tesouras de poda têm um lado cortante e outro não cortante. Coloca-se o lado plano sob uma superfície bem lisa e afia-se o lado cortante tendo cuidado de não alterar o ângulo da lâmina. Se desejarmos um acabamento mais aperfeiçoado usa-se pedra de afiar com grão mais elevado como 1000 (de um lado tem 600 e do outro 1000). Há pedras de afiar com diversos tipos de grão. Depois de afiada convém limpar no couro para retirar micro-partículas de aço que possam restar.

     
Pedras-de-afiar com diversos tipos de grão

Se a lâmina ou ferramenta estiver muito danificada começa-se com grão grosso, o que vai permitir reparar a superfície metálica estragada e/ou enferrujada, passando depois a um grão médio e finalmente a um grão fino. Inútil tentar reparar um fio de corte muito estragado ou um utensílio muito enferrujado com grão fino a menos de ficar o dia inteiro a fazer isso.

A última etapa é a lubrificação da ferramenta com óleo vegetal, azeite ou um lubrificante com anti-corrosivo do comércio, para proteger o metal. Retira-se o excesso com um pano engordurado. Depois teste o poder de corte do utensílio numa folha de papel. Deve ter um corte limpo.

Utensílios para trabalhar o solo

Basta uma escovadela no fim da sua utilização e lavá-los deixando depois secar bem, para retirar terra e pó. Se os bordos da ferramenta ou dentes estiverem tortos podem-se endireitar batendo com o martelo no utensílio que deve estar apoiado numa bigorna.

Cabos de madeira

As partes em madeira das ferramentas manuais, principalmente os cabos, devem ser limpos e nutridos de 3 em 3 meses ou se isso não for possível pelo menos antes do Inverno. Pode-se usar óleo de linhaça. A finalidade é prolongar a vida útil destes materiais, nutrindo-os e evitar que se partam devido a estarem excessivamente secos.


Leia também: A página COMO AUMENTAR A FERTILIDADE DO SOLO
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários e subscreva o canal do jardiminhoto no youtube.
Partilhe com os seus amigos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...