BUGANVÍLIA

BUGANVÍLIA (Bougainvillea)


Muito comum no litoral mediterrânico e atlântico esta trepadeira lenhosa é originária do Brasil. Em Julho de 1767 a expedição à volta do mundo comandada por Louis Antoine de Bougainville fez escala no Rio de Janeiro. A bordo do navio estava Philibert Commerson (1727-1773), um botânico reconhecido. Então ele começou a explorar a zona achando a vegetação maravilhosa. Em cada porto em que o navio fazia escala ele recolhia grandes quantidades de plantas e aqui não foi excepção. Descobriu uma planta até então totalmente desconhecida dos europeus a que ele vai chamar mais tarde bougainville. Foi assim que a buganvília entrou na Europa e se expandiu pelos países do sul e do mediterrâneo, principalmente, devido ao clima. No norte da Europa ela é mais cultivada em vaso para poder ser protegida em estufas durante o Inverno.


A planta adora o pleno sol e a exposição a sul e precisa de muito sol para florescer. Floresce a partir de Março. Em zonas muito quentes aceita meia-sombra. Mas não suporta temperaturas negativas. A estrutura de tutoração deve ser forte pois a buganvília tem um crescimento vigoroso e com o passar dos anos o caule forma tronco. Pode atingir até 7 m de comprimento.

Planta-se na Primavera quando a temperatura do solo já é mais elevada. Não é muito exigente quanto ao solo mas prefere terrenos férteis e bem drenados. Apesar de perene, pode comportar-se como uma espécie de folha caduca, se for cultivada em climas mais frescos que o Mediterrâneo. Do inicio da Primavera ao final do Verão deve adubar-se de 15 em 15 dias com adubo líquido orgânico. Rega-se no pé evitando molhar as flores que caem quando se rega.

Cultivada pelas suas flores, pelo efeito decorativo, que são na realidade brácteas (estruturas foliáceas associadas às inflorescências que têm origem foliar e a função original de proteger as flores em desenvolvimento e atrair os polinizadores.) As flores propriamente ditas são minúsculas e passariam despercebidas se não fossem as brácteas de cores vivas.


Flor da Buganvília (flores brancas, as cor de rosa são as brácteas - folhas modificadas para atrair polinizadores).

Poda-se durante o Inverno. Despontando 1/3 do que cresceu na estação Primavera/Verão. Removendo folhas, flores e ramos secos e ao mesmo tempo controlando o crescimento da planta.

NOTA: A planta tem espinhos, use luvas compridas de pele.




Leia também: A página COMO AUMENTAR A FERTILIDADE DO SOLO
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários e subscreva o canal do jardiminhoto no youtube.
Partilhe com os seus amigos!


1 comentário:

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...