PODA DA FISALIS

FISALIS  (Physalis Peruviana L.)

A físalis é originária dos Andes. Originariamente de clima tropical e sub-tropical, adaptou-se bem na Europa e sobretudo em Portugal. Tolera bem o frio, mas necessita de uma temperatura média de 15º C e uma humidade do ar a rondar os 75%. Requer um solo rico em matéria orgânica, solto e permeável, com ph entre 5,5 e 7.0. É uma perene, de folha caduca, resistente a pragas. Dá-se bem até aos 2000 m de altitude e necessita de 1500 mm/ano de precipitação.

Semeia-se em local abrigado do vento de Março a Junho, levando 15-20 dias para germinar. Muito fácil de reproduzir através de sementes. Espaçar 80 cm a 1 m entre cada planta de fisalis. Uma vez instalada, não necessita de grandes cuidados.

Gosta de exposição ao sol ou meia-sombra, protegida do vento, pois é delicada e facilmente parte com ventos fortes. Pode crescer até 2 m de altura (ou mais, a minha tem quase 3m). Requer uma estrutura para tuturamento.  Os principais sistemas de condução para a cultura: sistema espaldeira, sistema em “X” e sistema em “V”. 

Flores amarelo pálido, demorando 10 semanas entre a floração e a colheita.

Colheita 

120 dias após o plantio e pode estender-se por um período de 6 a 8 meses. Cada planta produz até 6 kg de fruta. A floração começa em Maio e continua ao longo do Verão. Em Portugal, os primeiros frutos amadurecem no início do Verão. Colhe-se o fruto quando a cápsula em formato de balão chinês se encontra completamente seca e o fruto está de cor amarelo alaranjado. Não arranque o fruto, pois pode partir a pernada, corte o pedúnculo com uma tesoura.

Poda

Experiências efectuadas por uma universidade Brasileira demonstraram que plantas de fisalis podadas apresentaram frutos de maior calibre, mas as que não foram podadas tinham maior produção, os ramos eram mais altos e estavam sempre brotando. Um elevado número de hastes em plantas não podadas, demonstraram 4 vezes maior produtividade que em plantas podadas. Enquanto o preço do fruto não tiver em atenção o calibre do fruto, os investigadores deste estudo, não recomendam a poda da fisalis.*  A cada um de fazer a sua escolha...


Mantenha a planta com 4-8 hastes, a partir desse número, pode reduzir o tamanho do fruto, porque a seiva que circula tem de alimentar mais ramos.

Poda de Inverno

Poda-se após a colheita dos frutos, a uma altura de 20-30 cm do solo. Eliminam-se os ramos secos pela base.

Poda Verde


Não necessita. Mas é uma boa altura para ir podando a madeira seca, uma vez que nesta altura do ano o contraste entre ramos verdes e ramos secos é bastante notória. Corte todos os ramos secos pela base. Aproveite para ir conduzindo a planta através dos seus tutores. Não aperte demasiado os atilhos pois os ramos são frágeis e podem partir facilmente.


Plantas companheiras: Cravos da índia, Espargos, alfaces, cenoura, manjericão, alho, salsa, cebolinho, cebola, alho francês, rabanetes. Evitar as Solanáceas (batata, pimenta, pimentão, beringela, tomates, pepino) e as leguminosas (o feijão, a lentilha, a ervilha, a fava, o grão de bico, amendoim, tremoço, soja).


É uma planta valiosa medicinalmente. Rica em vitaminas A, B e C, aminoácidos, ferro, fósforo, carotenóides e ainda tem importantes propriedades anti-inflamatórias, anti-diabéticas, diuréticas e antioxidantes. Contribui para a diminuição da pressão arterial, tem propriedades cicatrizantes e conhecida para purificar o sangue, fortalece o sistema imunológico.

Utiliza-se fresca, em sobremesas, saladas, doces, geleias, licores, gelados, ou  acompanhamento de pratos de peixe ou carne.

QUADRO DA PODA

PODA DE INVERNO (Após a colheita dos frutos)
PODA VERDE 
Eliminam-se os ramos secos, mal orientados, pela base. Os que ficam podam-se a 20-30 cm do solo. (A poda faz aumentar o calibre de cada fruto mas não a quantidade. Investigadores aconselham a não podar).
Normalmente não necessita. Retire apenas ramos secos cortando-os pela base.


                                

Physalis peruviana L.


Imagens: Jardiminhoto

*  https://www.researchgate.net/publication/316177581_Maintenance_pruning_in_physalis_commercial_production


Leia também: NOVAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS E A PERMACULTURA
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os seus amigos!

18 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas. Serão bastante úteis. O meu quintal deve ser propício, neste momento está em "auto-gestão", tenho vários pés começaram a desenvolver-se a partir dos frutos que caíram de uma planta de um terreno vizinho e neste momento já se expandiram sem nenhuma ajuda e competindo sem problemas com as ervas daninhas. O ciclo de frutificação longo também é a meu ver positivo porque permite ir consumindo os frutos por um longo periodo, ao contrário do que acontece por exemplo com as framboesas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. A Fisalis é muito fácil de cultivar e dá sempre colheitas abundantes, só é preciso cuidado com o vento. Boa sorte!

      Eliminar
  2. Minha irmã achou um pé enquanto caminhava. Pegou umas frutas e plantou as sementes. As plantas dela estão carregadas de frutas, linda. As minhas ainda estão pequenas e bonitas mesmo tendo assas folhas furadas por insetos. Já estou doando mudas para amigas. Estou anciosa para ver os frutos. As informações sobre podas vieram a calhar. O que me preocupa é o vento.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário e partilha. Se a fisalis estiver num local ventoso tem de a tutorar muito bem. Ou colocar um corta-vento no local de onde o vento sopra. Boa sorte e boa colheita.

      Eliminar
  3. Já tive muitas plantas e deram muito fruto. Agora tenho só alguns pés. O problema é que, não podando, elas multiplicam-se e tomam conta de todo o espaço que encontram; e eu tenho pouco espaço. Gostei muito do vosso artigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Sim tem de se ir controlando o crescimento e expansão da fisalis. Boa sorte!

      Eliminar
  4. No meu quintal tenho vários pés. Tenho um galinheiro com rede e estou a tentar fazer uma sebe verde com a rede como tutor. Sucesso! os frutos são tantos que comem as galinhas e nós cá em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário e por partilhar connosco o seu sucesso. Parabéns!

      Eliminar
  5. Acabei de descobrir hoje o Jardim Minhoto. Deslumbrante, especialmente para mim, porque à cerca de um ano consegui realizar o meu sonho de infância, viver no campo, a 12 Kms de Santarém. Ainda estou muito verde nestas lides do campo, talvez mesmo a precisar duma poda de inverno, mas "irei lá chegar". Boa continuação e bem haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário. Seja muito bem vindo. Boa sorte!

      Eliminar
  6. Ganhei uma feirinha em 2018 e até hoje fasso mudas com as próprias sementes , mas aqui tem muito vento e poucas sobrevivam agora fiz uma estufa para as minhas fisalis quero saber se é melhor o cultivo em estufa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu cometário. Ainda não vi fisalis em estufa, mas certamente terá um bom resultado, pois ficarão protegidas do vento e intempéries. Boa sorte.

      Eliminar
  7. Boa tarde. Estou a ensaiar um plantação de physalis- cerca de 25 pés. Ja tive physalis que nasceram por acaso - deram frutos muito pequenos e azedinhos. Nao gostei e arranquei as plantas. Estes pés que agora tenho semeei os de fruto que comprei no supermercado, originários da Colombia eram grandes e saborosos. A temperatura minima ainda é dos 15 graus. Ja têm frutos, ainda pequenos - vamos ver se não são azedos e de maior calibre que os outros. Alguns pés vou ensaiar poda verde...

    ResponderEliminar
  8. Olá obrigada a todos Quanto a mim , a Natureza presenteou - me este verão com uma physalis que apareceu no meu quintal . Tenho andado a colhe - las agora . Estou muito grata por está dádiva

    ResponderEliminar
  9. Excelente trabalho, parabéns e obrigado!

    ResponderEliminar
  10. Procurei por muito tempo essa planta, um dia encontrei uma fruta em uma salada em caldas novas, trouxe e fiz 52 mudas, vou transplantar essa semana

    ResponderEliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...