Planta originária da Europa (Centro e Norte). Segundo a mitologia grega, o nome idaeus vem de Ida ou Idha, filha do rei de Creta (ilha grega situada no Sul do Mar Egeu). Diz a lenda que ela quis colher uma framboesa que na época eram todas brancas, picou-se, saltou uma gota de sangue do seu dedo e as framboesas ficaram todas vermelhas cor-de-sangue. Mas Ida ou Idha é também o nome da montanha mais alta da Ilha de Creta com 2 454 m de altitude. Mas, numa das fontes consultadas, datando do séc. XIX, diz-se que a planta é originária da Lapónia. Certo é que o fruto é consumido há mais de 30 000.
A framboeseira é uma planta arbustiva de folha caduca, que pode atingir 1 a 2 m de altura. Planta rústica que suporta frios intensos no Inverno e adapta-se a todos os solos. Possui caule subterrâneo, curto, que emite os ramos ou varas anuais com espinhos (acúleos). Estas desenvolvem-se durante o primeiro ano e no ano seguinte florescem, frutificam, morrendo de seguida. No ano seguinte nascerão novas varas. Têm um crescimento rápido.
Planta-se no fim do Inverno ou inicio da Primavera, em local soalheiro, pois precisa de sol para frutificar. Também aceita meia-sombra mas produzirá menos quantidade de frutos que ao sol. Evite zonas ventosas. Quando se plantam corta-se ½ do caule e um pouco as raízes para lhe dar mais vigor. O espaçamento recomendado para a implantação do pomar de framboeseiras é de 0,30 a 0,80 cm entre plantas e de 1,5 a 3 m entre linhas, dependendo do sistema de condução a ser adoptado. Plantam-se a cerca de 30 cm de profundidade. Aplicar estrume ou outro adubo orgânico antes da plantação.
Necessita de insectos para a polinizarem e de um sistema para condução/sustentação das varas. O sistema mais utilizado é o de espaldeira simples (plantam-se em linha e colocam-se 2 postes um no inicio da linha e um no fim, e estendem-se arames entre entre os dois a 40 cm do solo e outro mais acima a 80 cm do solo e se necessário outro acima, a 120 cm do solo). Também podendo ser utilizado o de postes em T ou Y. Em geral, as plantas iniciam a produção um ano e meio após o plantio das mudas. Regar generosamente após a plantação.
Floresce de Maio a Outubro consoante a variedade. As
flores são brancas, pequenas, com 5 pétalas, suspensas por um pedúnculo largo e espinhoso. O
fruto da framboeseira - a framboesa - é de coloração vermelha normalmente, mas também há variedades de cores brancas, amarelas ou roxas. Fruto muito aromático e de sabor agridoce.
A
frutificação ocorre nos meses de Junho-Outubro, consoante as variedades, nos ramos do ano anterior (nos ramos com 2 anos) ou no caso de remontantes nos ramos do ano também.
A framboeseira prefere
climas amenos com temperaturas relativamente baixas no Inverno e Verões
frescos, contudo, como planta rústica, é bastante resistente a baixas temperaturas invernais e aos fortes calores estivais. Mas é sensível a geadas na época de início de crescimento vegetativo e durante a
floração.
Prefere solos soltos,
bem drenados, com boa quantidade de matéria orgânica e com boa capacidade de
retenção de água, profundos e com pH neutro ou ligeiramente ácido. Regar
frequentemente no Verão. Adubar regularmente com adubos completos tipo 10-10-10. Adubo orgânico no Outono. Na primavera um adubo especial para árvores de fruto ou frutos vermelhos.
PODA Faz-se no Outono (remontantes) e à saída do Inverno (Fevereiro)
A poda da framboeseira é indispensável e deve efectuar-se anualmente, consoante o tipo de planta. Há que distinguir dois tipos de framboeseiras:
- As que frutificam uma vez por ano - Não remontantes. Poda-se à saída do Inverno, (Fevereiro) e só se efectua esta poda.
Frutificam apenas uma vez/ano em Junho-Agosto, nas varas do ano anterior. As varas que frutificaram vão secar e mudar de cor, ficando acinzentadas. Cortam-se rente ao solo as varas que já produziram frutos nesse ano. Retira-se toda madeira seca. Conservar 8-10 varas novas, vigorosas, por metro linear, que se podam a 70-80 cm ou em 1/3 do seu comprimento se tiverem um comprimento inferior aquele. Amarrar delicadamente à estrutura de tuturamento, para frutificarem no próximo ano.
- As que frutificam 2 vezes por ano - Remontantes. Efectuar a poda após a 1ª colheita (Outono); outra poda à saída do Inverno (Fevereiro).
Dão fruto duas vezes por ano: uma primeira vez geralmente em Setembro-Outubro e uma segunda vez em Junho-Julho do ano seguinte. Após a colheita de Outono, cortar a extremidade das varas que deram fruto, logo abaixo dos frutos que já deram. A parte debaixo da vara produzirá no ano seguinte em Junho-Julho. Após a frutificação essa vara secará e também será eliminada. Cortar os ramos secos e os menos vigorosos. Eliminar os ramos em excesso dando
espaços para a rebentação mais nova e para melhorar arejamento e luminosidade.
Após a poda deite os ramos delicadamente sobre os fios de tuturamento porque vão
gerar um grande número de frutos ao longo do caule; aumenta a sua colheita e
facilita os novos ramos de framboesas na próxima temporada.
Estacas
De cerca de 20 cm, no fim do Inverno/inicio da Primavera.
Colheita
Colher quando o fruto estiver maduro e se soltar facilmente. É um fruto sensível por isso deposite-o delicadamente no cesto ou caixa onde coloca os frutos colhidos. Conserva-se no frigorífico por 48 h ou guardam-se por mais tempo, congeladas.
QUADRO DA PODA
PODA DE INVERNO (à saída do Inverno)
|
PODA OUTONO (após 1ª colheita)
|
Não Remontantes - Suprimir
ramos velhos, mortos ou secos, mal orientados, rente solo.
Conservar
8-10 varas novas que se podam a 70-80 cm ou em 1/3 do seu comprimento se o comprimento for inferior aquela medida e que se amarram ao suporte.
Remontantes – Suprimir varas secas, fracas ou mal orientadas.
|
Remontantes –
Suprimir extremidade da vara que frutificou logo abaixo da frutificação. Suprimir
varas secas ou fracas. Amarrar as que ficam ao suporte.
|
Leia também: NOVAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS E A PERMACULTURA
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os seus amigos!
Partilhe com os seus amigos!
Bibliografia Webgrafia
Framboesa ou framboeseiro - André M. P. Vasconcelos (Engenheiro Agrónomo)
https:/jardinage.lemonde.fr/dossier-271 - framboisier-rubus-idaeus-fruit-dessert-saison.html
https:/www.meillandrichardier.com/framboisier-conseils-plantation-taille-entretien
Muito bom. Obrigada
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário.
EliminarObrigado, muito elucidativo.
ResponderEliminarObrigada!
ResponderEliminarEste artigo também se aplica aos mirtileiros?
ResponderEliminarObrigada, pela partilha de conhecimento, em português de Portugal! Não conhecia. Estou feliz por vos encontrar e continuarei a visitar-vos!
ResponderEliminar