PODA DA FRAMBOESEIRA

FRAMBOESEIRA (Rubus idaeus L.) 


Planta originária da Europa (Centro e Norte). Segundo a mitologia grega, o nome idaeus vem de Ida ou Idha, filha do rei de Creta (ilha grega situada no Sul do Mar Egeu). Diz a lenda que ela quis colher uma framboesa que na época eram todas brancas, picou-se, saltou uma gota de sangue do seu dedo e as framboesas ficaram todas vermelhas cor-de-sangue. Mas Ida ou Idha é também o nome da montanha mais alta da Ilha de Creta com 2 454 m de altitude. Mas, numa das fontes consultadas, datando do séc. XIX, diz-se que a planta é originária da Lapónia. Certo é que o fruto é consumido há mais de 30 000.

A framboeseira é uma planta arbustiva de folha caduca, que pode atingir 1 a 2 m de altura. Planta rústica que suporta frios intensos no Inverno e adapta-se a todos os solos. Possui caule subterrâneo, curto, que emite os ramos ou varas anuais com espinhos (acúleos). Estas desenvolvem-se durante o primeiro ano e no ano seguinte florescem, frutificam, morrendo de seguida. No ano seguinte nascerão novas varas. Têm um crescimento rápido.

Planta-se no fim do Inverno ou inicio da Primavera, em local soalheiro, pois precisa de sol para frutificar. Também aceita meia-sombra mas produzirá menos quantidade de frutos que ao sol. Evite zonas ventosas. Quando se plantam corta-se ½ do caule e um pouco as raízes para lhe dar mais vigor. O espaçamento recomendado para a implantação do pomar de framboeseiras é de 0,30 a 0,80 cm entre plantas e de 1,5 a 3 m entre linhas, dependendo do sistema de condução a ser adoptado. Plantam-se a cerca de 30 cm de profundidade. Aplicar estrume ou outro adubo orgânico antes da plantação. 

Necessita de insectos para a polinizarem e de um sistema para condução/sustentação das varas. O sistema mais utilizado é o de espaldeira simples (plantam-se em linha e colocam-se 2 postes um no inicio da linha e um no fim, e estendem-se arames entre entre os dois a 40 cm do solo e outro mais acima a 80 cm do solo e se necessário outro acima, a 120 cm do solo). Também podendo ser utilizado o de postes em T ou Y. Em geral, as plantas iniciam a produção um ano e meio após o plantio das mudas. Regar generosamente após a plantação.

Floresce de Maio a Outubro consoante a variedade. As flores são brancas, pequenas,  com 5 pétalas, suspensas por um pedúnculo largo e espinhoso. O fruto da framboeseira - a framboesa -  é de coloração vermelha normalmente, mas também há variedades de cores brancas, amarelas ou roxas. Fruto muito aromático e de sabor agridoce.

A frutificação ocorre nos meses de Junho-Outubro, consoante as variedades, nos ramos do ano anterior (nos ramos com 2 anos) ou no caso de remontantes nos ramos do ano também.

A framboeseira prefere climas amenos com temperaturas relativamente baixas no Inverno e Verões frescos, contudo, como planta rústica, é bastante resistente a baixas temperaturas invernais e aos fortes calores estivais. Mas é sensível a geadas na época de início de crescimento vegetativo e durante a floração. 

Prefere solos soltos, bem drenados, com boa quantidade de matéria orgânica e com boa capacidade de retenção de água, profundos e com pH neutro ou ligeiramente ácido. Regar frequentemente no Verão. Adubar regularmente com adubos completos tipo 10-10-10. Adubo orgânico no Outono. Na primavera um adubo especial para árvores de fruto ou frutos vermelhos.

PODA  Faz-se no Outono (remontantes) e à saída do Inverno (Fevereiro)


A poda da framboeseira é indispensável e deve efectuar-se anualmente, consoante o tipo de planta. Há que distinguir dois tipos de framboeseiras:

- As que frutificam uma vez por ano - Não remontantes. Poda-se à saída do Inverno, (Fevereiro) e só se efectua esta poda.

Frutificam apenas uma vez/ano em Junho-Agosto, nas varas do ano anterior.  As varas que frutificaram vão secar e mudar de cor, ficando acinzentadas. Cortam-se rente ao solo as varas que já produziram frutos nesse ano. Retira-se toda madeira seca. Conservar 8-10 varas novas, vigorosas, por metro linear, que se podam a 70-80 cm ou em 1/3 do seu comprimento se tiverem um comprimento inferior aquele. Amarrar delicadamente à estrutura de tuturamento, para frutificarem no próximo ano. 

- As que frutificam 2 vezes por ano - Remontantes. Efectuar a poda após a 1ª colheita (Outono); outra poda à saída do Inverno (Fevereiro).

Dão fruto duas vezes por ano: uma primeira vez geralmente em Setembro-Outubro e uma segunda vez em Junho-Julho do ano seguinte. Após a colheita de Outono, cortar a extremidade das varas que deram fruto, logo abaixo dos frutos que já deram. A parte debaixo da vara produzirá no ano seguinte em Junho-Julho. Após a frutificação essa vara secará e também será eliminada. Cortar os ramos secos e os menos vigorosos. Eliminar os ramos em excesso dando espaços para a rebentação mais nova e para melhorar arejamento e luminosidade. 

Após a poda deite os ramos delicadamente sobre os fios de tuturamento porque vão gerar um grande número de frutos ao longo do caule; aumenta a sua colheita e facilita os novos ramos de framboesas na próxima temporada. 

Estacas

De cerca de 20 cm, no fim do Inverno/inicio da Primavera.

Colheita

Colher quando o fruto estiver maduro e se soltar facilmente. É um fruto sensível por isso deposite-o delicadamente no cesto ou caixa onde coloca os frutos colhidos. Conserva-se no frigorífico por 48 h ou guardam-se por mais tempo, congeladas.


QUADRO DA PODA

PODA DE INVERNO (à saída do Inverno)
PODA OUTONO (após 1ª colheita) 
Não Remontantes - Suprimir ramos velhos, mortos ou secos, mal orientados, rente solo.
Conservar 8-10 varas novas que se podam a 70-80 cm ou em 1/3 do seu comprimento se o comprimento for inferior aquela medida e que se amarram ao suporte.
Remontantes –    Suprimir varas secas, fracas ou mal orientadas. 
Remontantes – Suprimir extremidade da vara que frutificou logo abaixo da frutificação. Suprimir varas secas ou fracas. Amarrar as que ficam ao suporte.




Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os seus amigos!





Bibliografia Webgrafia

Framboesa ou framboeseiro - André M. P. Vasconcelos (Engenheiro Agrónomo)
https:/jardinage.lemonde.fr/dossier-271 - framboisier-rubus-idaeus-fruit-dessert-saison.html 
https:/www.meillandrichardier.com/framboisier-conseils-plantation-taille-entretien


6 comentários:

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...