PODA DE ABACATEIROS

ABACATEIROS (Persea americana)

O abacateiro é uma árvore originária da América Central e México (principalmente das montanhas centrais e Ocidentais). Já eram conhecidos e consumidos pelos povos pré-Colombianos. Foi pelo menos isso que os cientistas comprovaram analisando túmulos antigos. Os Maias e Astecas (últimos povos pré-Colombianos) utilizavam-no também pelas suas propriedades medicinais. Em 1526 os Astecas oferecem-no a Hernán Cortés (o Conquistador), que o traz para a Europa. Foram os Espanhóis que o introduziram no resto da América latina, Ilha da Madeira e nas Ilhas Canárias.  Tem uma madeira muito dura utilizada na construção, marcenaria e escultura artística. 

A partir do 5º ano começa a frutificar, mas também pode levar 7-8 anos, ou mesmo 9 anos até dar os primeiros frutos, se for plantada através de caroço, sem enxertia. Com enxertia pode frutificar a partir do 3º ano. Por esta razão, os pomares comerciais utilizam a enxertia. É uma árvore de folha «persistente». A folhagem cai todos os anos, mas só depois da nova folhagem aparecer, portanto está sempre verde e tem sempre folhas. Multiplica-se por caroço. Gosta de uma exposição bem soalheira e abrigada dos ventos. Planta-se na Primavera.

Um abacateiro médio produz cerca de 120 abacates/ano, enquanto um pomar comercial produz 7-20 toneladas/hectare/ano.

O abacateiro aguenta temperaturas de -7 a 20ºC, mas não suporta períodos de frio prolongado, nem de geada, nem gosta de humidade. Nas regiões frias precisa de ser protegido dos ventos (com corta ventos ou plantado perto de uma parede ou muro que o proteja. Precisa de cerca de 1200 mm de precipitação anual. Adapta-se melhor a solos com PH entre 5,5 e 7 sendo que o ideal se situa entre 6.2 a 6.5. Consoante a variedade, desenvolve-se bem até aos 2000 m de altitude. Contudo, as variedades mais comuns na Europa vão até aos 1000 m de altitude.

Fertilização na Primavera e Outono e proteja com palha à volta da árvore. Precisa de bastante sol para frutificar.

Floresce em Junho-Agosto e a colheita faz-se entre Dezembro e Maio consoante as variedades. Na época de floração não pode ter falta de rega. As flores do abacateiro são de cor verde-creme a branco e ficam abertas por dois dias. Num dia está na fase fêmea e no segundo dia na fase macho. Cada abacateiro produz milhares de flores e cada uma delas passa por essas duplas fases, mas apenas cerca de 3% serão polinizadas. Há estudos científicos da Nova Zelândia, pelo Dr. Mark Goodwin, que parecem indicar que o momento da mudança de fase pode estar relacionado com a temperatura. Os insectos, o vento e os pássaros se encarregam da polinização entre as flores, para que a árvore consiga produzir frutos.

Depois de fertilizada a flor incha e se transforma numa massa verde que vai crescendo até se tornar num abacate. O tempo de maturação depende da variedade, do clima e da altitude. No México levam de 6 a 8 meses entre a floração e a fruta; na África Central e Austrália 4 a 5 meses; na Guatemala 12 a 18 meses.  Em Portugal as maiores áreas de produção são o Algarve e a Madeira.

Colheita:

Este é um fruto que não amadurece na árvore. Assim deve ser apanhado em verde. O fruto está pronto para ser colhido quando começa a perder o seu brilho e a ficar mais baço e por vezes com umas manchas acastanhadas. Colhe-se para acabar de amadurecer em casa. Corta-se com a tesoura de poda (nunca se arranca). Corta-se todo o pedúnculo onde está o fruto na ponta, pela sua base e depois, ainda com a tesoura de poda, corta-se o pedúnculo junto ao fruto.

PodaPoda-se após a colheita.

O abacateiro tem tendência a crescer muito em altura pois a dominância apical do eixo central é muito acentuada, o que leva a um desenvolvimento rápido em altura mas mais limitado em largura. À medida que a árvore vai crescendo a frutificação eleva-se e os ramos e galhos inferiores vão secando e a árvore fica, progressivamente, desguarnecida na base. Por isso, é necessária uma poda progressiva de formação, de forma a evitar o eixo central e ramos verticais que tomariam o lugar e a função de eixo central.

Evite o crescimento irregular, comum em abacateiros, podando árvores jovens conforme elas crescem. Repetir esses passos regularmente durante os primeiros anos de crescimento e desenvolvimento ajudará a árvore a obter uma boa estrutura.


Antes dos 3 anos de idade não deve crescer mais de 5 m. Na poda corte sempre com um ângulo de 45º graus. Os ramos também devem estar em ângulo de 45º graus.

Poda de formação forma-se em fuso e depois em taça; a forma piramidal também é adequada.

Assim a 1ª poda faz-se 4 meses após a plantação para eliminar a gema apical ainda no viveiro, favorecendo a emissão de ramos laterais, e evita que a planta atinja altura excessiva. As plantas jovens devem sofrer contínuos despontamentos dos ramos verticais mais vigorosos estimulando a formação de ramos mais baixos, favorecendo o seu crescimento lateral
.

A 2ª poda acontece 3-4 meses após a primeira. Eliminam-se todos os ramos verticais muito vigorosos. É neste momento que se faz a escolha dos ramos que formarão a estrutura da árvore. Evitar que haja uma predominância de qualquer um deles. Se isso suceder, reduz-se o comprimento desse relativamente aos outros. Deixam-se 4 ramos principais orientados para os 4 pontos cardeais, para formar a estrutura da árvore, com uma inclinação de 45º graus do eixo central e espaçados entre eles de 10 a 20 cm. Elimina-se o eixo central. Cortam-se todos os outros ramos abaixo do 1º ramo estrutural (ramos ladrões). Os raminhos novos podam-se a 30 cm. 

A 3ª poda efectua-se 9-12 meses após a plantação. Nesta fase a árvore toma a forma de taça. O equilíbrio é mantido, reduzindo sempre que necessário o comprimento dos  ramos estruturais muito vigorosos.

Poda de manutenção - é a única poda recomendada para o abacateiro em idade de frutificação. Poda-se após a colheita.

Quando a árvore entra em frutificação, pratica-se apenas esta poda anualmente, após a colheita dos frutos. Consiste no corte de todos os galhos secos, quebrados, mal situados (os que vão para o interior da árvore e que se cruzem) e excessivamente danificados por pragas e moléstias e os que tocam o solo. Elimina-se toda folha seca ou amarela sistematicamente. Ramos ladrões abaixo dos ramos estruturais (forma em taça) e entre os 4 ramos estruturais (forma em fuso). 

Eliminam-se todos os ramos verticais (se a planta for conduzida em forma de vaso), pois a dominância apical faz-se sempre sentir em qualquer ponto da planta. Se a planta for conduzida numa forma com eixo central (fuso ou pirâmide), consoante a posição destes ramos verticais na árvore, também se podem manter, despontando-os quando têm 40 cm. Eles vão emitir um ou dois ramos que se despontam quando tiverem 10-12 cm. Há também a possibilidade de os curvar até estarem a 45º do tronco mãe (isto nas formas com eixo central) e depois despontam-se como referido anteriormente. 


Depois da limpeza feita, reduz-se o prolongamento dos ramos estruturais em 1/3 para lhes retirar a dominância apical e podam-se os novos ramos entre 30 e 50 cm (equivalente a 6 folhas), quando tem pelo menos entre 6-9 folhas, para facilitar a floração do próximo ano. Os raminhos novos que estão nascendo deixa-se 1 palmo entre eles (o resto tira) e em lados opostos, favorecendo os que estão a 45º graus.

Se ramos grandes forem removidos durante a poda, todo o abacateiro será estimulado a crescer. Porém, os ramos grandes devem ser removidos somente se for absolutamente necessário. Cortes menores pela árvore estimularão o crescimento perto dos próprios cortes. Os cortes em ramos com mais de 4 cm de diâmetro devem ser pincelados com fungicida preventivo (argila; pasta de cinza; ou cicatrizante).

QUADRO DE PODA 


PODA APÓS A COLHEITA
Eliminar ramos secos, doentes ou mal orientados, sobretudo os verticais e ramos ladrões. Eliminar folhas secas ou amarelas. Podar o prolongamento dos ramos estruturais em 1/3 do seu comprimento para retirar a dominância apical. Podar os ramos novos entre 30 e 50 cm (6 folhas) quando tem entre 6 e 9 folhas. Raminhos a nascer deixar 1 palmo entre eles e em lados opostos.


Pode ser usado como planta medicinal para tratar problemas de pele; problemas de fígado, aftas, anemia, amigdalite, infecções urinárias, bronquite, cefaleias, diarreia, dor-de-barriga, estomatite, stress, gases, gota, hepatite, má digestão, tossem, tuberculose, varizes e vermes.

As partes usadas são: folhas, frutos, sementes, óleos e flores.



Leia também: A página PORQUÊ PODAR, QUANDO PODAR, O QUE PODAR
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os amigos!

61 comentários:

  1. Gostei Muito da maneira como foi explicado. Muito útil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sua apreciação e comentário.

      Eliminar
    2. Meus abacateiro tem 2 a 3 anos de idade,tem de 2 a 3 m de altura, nunca fiz uma poda neles. Posso fazer agora?

      Eliminar
    3. Sim, em Maio (no fim da colheita). Boa sorte.

      Eliminar
  2. Agradeco as explicações bem compreensiveis para leigos no assunto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos cá para ajudar e partilhar conhecimento. Bem haja!

      Eliminar
    2. Boa informação obrigado tenho uma pequena plantação com 90 pés e estava preocupado com a poda Sever do Vouga

      Eliminar
  3. meu abacateiro tem 16 anos nunca podei.como faço ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Não nos diz nada sobre as dimensões dele, mas um abacateiro com 16 anos sem poda deve ser uma árvore enorme. Dá fruto? Comece por baixo por limpar todo o pé e todo o tronco do abacateiro tirando todos os ramos até à altura do 1º ramo estrutural. Depois, posicionando-se ainda dentro e debaixo da árvore, vá tirando os ramos que crescem para o interior da planta e toda a madeira morta. Vá continuando assim até ao topo da planta. No fim desta poda de limpeza e arejamento veja se quer começar a baixar a copa da árvore para a tornar mais acessível para manutenção corte a «cabeça» da árvore em 1m, não mais do que isso. Repita a operação todos os anos, para que ela fique mais acessível para colheita de frutos e manutenção. Faça as podas anuais recomendadas. Boa sorte!

      Eliminar
  4. o meu abacateiro nasceu de um caroço e tem uns 3 anos e não sei quando o enxertar, pode-me ajudar?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria obrigada pelo seu comentário. 3 anos está na altura certa para o enxertar. Faz uma poda e enxerta. Boa sorte!

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Olá amei o post, parabéns!
    Eu tenho um abacateiro com 4-5 meses, plantei pelo caroço e não vou fazer a enxertia. Estou cultivando no vaso e quero colocar ele num vaso maior, eu posso podar as raizes que estiverem em excesso na hora de passar para o vaso novo?
    Gostaria de saber também se você me indica algum adubo orgânico que seja rico em fósforo e potássio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá obrigada pelo seu comentário. Pode sim, se houver necessidade. Cascas de banana secas e trituradas são ricas em potássio. Pode fazer um chorume de urtigas e regar a sua planta. As urtigas são um dos melhores adubos que há. Veja receita na página COMBATE BIOLÓGICO, deste blogue. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Gratidão pela atenção e pelas dicas! 😆❤

      Eliminar
    3. Gostei da informação como foi esplicado para podar obrigada

      Eliminar
    4. Todo abacate que consumo.planto a semente no meu sítio de mil metros tenho uns 30 pés de abacate ts.comecando a dar com 3 anos de todas as qualidades

      Eliminar
  7. Olá. Parabéns! Tenho consultado com frequência e recorrido às informações do blog. São excelentes e muito elucidativas. Estou no sul do Brasil mas todo conhecimento adquirido tem me sido de extrema valia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo seu comentário. Felizes por a informação partilhada ser útil. Bem haja!

      Eliminar
  8. Jose , como se deve tratar uma mangueira nascida de caroço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José obrigada pelo seu comentário. Como qualquer outra frutífera de caroço. Condução em tronco único até 50-80 cm do solo depois abre em 3-4 braços em taça, um ramo para cada lado. Eliminam-se todos os ramos que vão para dentro da planta (para arejamento e luz e evitar zonas húmidas evitando pragas e doenças) e privilegiam-se os que vêem para fora. Passar cal no tronco no Inverno e fazer pulverizações com calda bordalesa para evitar pragas e doenças. Manter a planta a uma altura não mais de 2,50 m para facilitar manutenção e colheita, podando acima de uma folha virada para fora. Gosta de adubo de bananeira e estrume bem curtido e regas regulares.

      Eliminar
  9. Olá,em abacateiro de 10 anos,como que poda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Tem que podar na altura deixando-o com a altura que deseja e o resto poda como descrito na página da Poda dos Abacateiros. Sendo que se nunca podou, tem mais madeira velha para retirar, bem como ramos mortos e improdutivos. Boa sorte!

      Eliminar
  10. Tenho um abacateiro com dois anos, Germinação de caroço. Qual a melhor época do ano para enxertia afim de acelerar processo de frutificação.
    Santarém-Portugal
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá obrigada pelo seu comentário. A melhor época para a enxertia é Primavera/Verão (Maio-Junho) quando as temperaturas já estão mais elevadas e a exposição solar também já é maior. Boa sorte!

      Eliminar
  11. Boa tarde.
    Acho o Jardim Minhoto muito util, principalmente para leigos como eu. Tudo bem explicado e simples.
    O meu problema é o seguinte.
    Tenho um abacateiro com cerca de 10 anos que nunca foi podado, salvo ha uns 6 anos que se cortou o tronco central de onde surgiram dois troncos e esta a crescer imenso dando cada vez menos frutos. Ainda é possivel podar a arvore?



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel obrigada pela sua apreciação e pelo comentário. Claro que sim. Tem de baixar a árvore. O abacateiro é daquelas plantas que tem mesmo que podar com regularidade, senão ele vai crescer, crescer e parece que nunca mais pára. Sobretudo os ramos que partem dos ramos secundários completamente na vertical. Tem de baixar a planta para que ela possa fazer ramos novos mais baixos com fruto. Boa sorte!

      Eliminar
  12. Olá, descobri recentemente o seu blog e estou maravilhado. Excelente fonte de informação. Já aprendi bastante. Uma questão em relação ao abacateiro: Plantei umas sementes de abacateiro à cerca de 2 anos, têm por volta de 1m de altura e disseram-me que nunca dariam fruto se não forem enxertados. Será mesmo assim? Vou receber os enxertos pelo ano novo e gostaria de saber a sua opinião. Muito obrigado e continue com o belíssimo conteúdo. Bem haja!

    ResponderEliminar
  13. Olá, descobri recentemente o seu blog e estou maravilhado. Excelente fonte de informação. Já aprendi bastante. Uma questão em relação ao abacateiro: Plantei umas sementes de abacateiro à cerca de 2 anos, têm por volta de 1m de altura e disseram-me que nunca dariam fruto se não forem enxertados. Será mesmo assim? Vou receber os enxertos pelo ano novo e gostaria de saber a sua opinião. Muito obrigado e continue com o belíssimo conteúdo. Bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. Obrigada pelo seu comentário. Sem enxertia pode ter de esperar 10 anos para que o abacateiro frutifique.

      Eliminar
  14. Olá, tenho 10 abacateiros que foram comprados já exertados.
    Tem já 4 anos, no entanto a qualidade do fruto é muito má.
    Como já têm uma altura de 3m, posso voltar a exertar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olga. Obrigada pelo seu comentário. Pode, mas provavelmente a pouca qualidade do fruto deve-se a diversos factores: Localização no terreno; a qualidade do solo ou a falta de adubo correcta; falha nas podas. Verifique 1º estes factores para não ficar decpcionada posteriormente. Boa sorte.

      Eliminar
    2. Boa tarde! Agradeço a sua resposta à minha questão.
      O pomar fica na costa Sul da ilha da Madeira, a uma quota +-400.
      A verdade é que a abacate fica escura junto ao caroço, têm uma casca muito fina e a popa não é macia.
      Obrigada por toda a informação disponível no blog.

      Eliminar
  15. Boa tarde, descobri agora o seu blog e foi na hora certa. O meu abacateiro está gigante. Dá alguns frutos grandes, mas poucos. Há cerca de um mês estava carregado de frutos pequenos que pareciam pepinos. Ontem fui ver como estavam e fiquei muito triste. Estavam todos no chão (centenas deles). Só ficaram na árvore 5 ou 6 grandes. Terá sido do frio e vento? Porque será que não cresceram e caíram todos?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Pode ter sido chuva ou vento forte, pois foi a maioria que caiu. Também pode ter sido um pico de frio durante uma noite. Veja se há madeira estragada e elimine-a. Infelizmente não há grande coisa a fazer.

      Eliminar
    2. Olá Olga,
      Quanto a mim as razões são as que lhe apresentei. Contudo, fora da época de floração pode fazer uma pulverização com Calda Bordalesa, de 15 em 15 dias, e ver se a situação melhora. Pode haver algum fungo ou praga e a pulverização vai ajudar a eliminá-la. Evite humidade na planta. A planta tem tudo para se dar bem aí na Madeira. Bem haja!

      Eliminar
  16. Ola!! que tal ! Sou do RS., tenho no meu pomar 07 abacateiros de +- 15 anos, 06 infileredos de um lado e 01 solitario do outro lado, os infilerados todos estão c/problemas-(principais: aborto de flores, cada ano menos frutos, galhos secos, galhos somente com as postas secas, nunca foram podados. Obs: o abacateiro solitaria este ano esta espetacular c/dezemas de frutas maravilhosas. No aguardo de qualquer ajuda, desde agradecemos - att Cjraabe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Nos que estão enfileirados, faça uma poda em todos conforme aconselhado aqui na página e faça uma pulverização com calda bordalesa, de 15 em 15 dias.

      Eliminar
  17. ola !!!!!! onde se le postas é pontas...... as plantas em pauta estao +- c/ 10m altura, No aguardo de qualquer ajuda, desde ja agradecemos att cjraabe

    ResponderEliminar
  18. Obrigada pelas dicas. Gosto muito.
    👍

    ResponderEliminar
  19. Ola boa noite !!! Tens como me ajudar att cjraabe

    ResponderEliminar
  20. Oi, boa tarde;
    Quando eu cheguei na minha atual residência já existia um pé de abacates, ele produziu por dois anos e nessa temporada nem floresceu, eu não sabia da necessidade de podar a árvore, poderia fazê-lo agora ou devo esperar, sou do rio de janeiro, o verão terminou faz pouco, as temperaturas tem variado entre 26 a 35 graus, sem chuva a mais de uma semana.
    desde já agradeço!

    ResponderEliminar
  21. Ola estou no aguardo de uma ajudinha - att cjraabe

    ResponderEliminar
  22. Ola boa noite, que tal !!!! No aguardo de respostas.

    ResponderEliminar
  23. Ok.... MUITO obrigado - att CJRaabe

    ResponderEliminar
  24. Bom dia! meu abacateiro já tem uns 5 anos,já é o segundo ano que da fruto.nunca fiz a poda dele,porém esse ano, ficou uma árvore muito feia,toda desgadelhada.como faço a poda dele agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Siga as instruções fornecidas na página PODA DO ABACATEIRO. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Boa noite,eu que agradeço...muito útil e importante o seu blog, gostei muito parabéns...valeu ..

      Eliminar
  25. Boa noite. Tenho um abacateiro que quase nunca foi podado e está com 9m de altura.Tenho de cortar um ramo bastante grosso com algumas ramificações por estar na via pública. Que cuidados tenho de ter para a árvore não ficar afetada com este corte? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. O abacateiro suporta muito bem a poda e reage fazendo uma série de rebentos novos. Aproveite para baixar um pouco a altura da planta. Pode pincelar o corte ou cortes com pasta cicatrizante para evitar a entrada de qualquer fungo ou praga. Boa sorte!

      Eliminar
  26. Olá, boa tarde! Tenho um abacateiro com mais/menos 5 metros de altura, em que só deu fruto há 7/8 anos atrás. O ano passado por volta desta época cortei o cucuruto em um metro e aparei alguns ramos. Voltou a crescer enormemente e sem dar fruto algum. O que é possível fazer ou de que forma o posso podar, para que dê fruto?!
    Obrigado pela vossa ajuda e disponibilidade de resposta.

    ResponderEliminar
  27. Qual a melhor lua para poda do abacateiro jovem?

    ResponderEliminar
  28. Porfavor, meu abacateiro tem -+5 anos meu quintal é um lote. Ele já,está com +-12m de altura. Há um ano correu o pino central, só q as galhas laterais cresceram mais alto ainda.
    Ajuda-me, por favor, o q devo fazer, tenho medo de cair em cima da casa de vizinhos, mas não queria eliminar tudo. Plantei do caroco com muito amor. Meu telef. 31.999310401 obrigada, Sônia

    ResponderEliminar
  29. Gentileza apagar meus telefone acima, por favor. Obrigada

    ResponderEliminar
  30. Foi-me útil a informação sobre a poda do abacateiro pois tenho um que foi enxertado há 4 anos, este ano já deu alguns frutos e está aficar muito alto. Assim já sei como e quando o devo fazer. muito obrigado e bom trabalho para vocês.

    ResponderEliminar
  31. Bom dia
    tenho um abacateiro que nos últimos dois anos dá flor mas cai toda e não consegui ter um abacate
    obrigado

    ResponderEliminar
  32. Muito obrigado pela partilga de conhecimento!
    Muito bem organizada toda a explicação.

    ResponderEliminar
  33. Bom dia! o meu abacateiro tem mais de 10 anos, este ano tinha muita flor mas não vingou nada, não sei porquê, por um lado apetecia-me cortá-lo completamento por outro tenho pena, será que se o corta-se, uma vez, que está muito alto, para lhe tirar altura, voltará a rebentar!!! Obrigado

    ResponderEliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...