LUFA (Luffa cylindrica ou luffa aegyptiaca)
Conhecida como esponja vegetal ou abóbora esponja é originária da Ásia. É uma trepadeira, pertencente à família das curcubitaceas, que pode atingir até 5 m de altura e os frutos parecidos com pepinos, ou curgetes, podem atingir até 45 cm de comprimento.
Lufa (Luffa cylindrica)
O fruto verde enquanto jovem e polpa adocicada, pode ser consumido como legume. Muito apreciado na cozinha asiática e africana. Depois a polpa vai secando, tornando-se amarga e adquirindo uma consistência fibrosa, formando uma estrutura no meio da qual estão as sementes negras. Quando completamente maduro tem uma cor acastanhada. Nesta fase é a fase esponja. É descascado e lavado, seco à sombra. As sementes são recolhidas nesta fase, bastando para isso abanar o fruto (depois de descascado e cortado um canto) e elas vão caindo. Na China, as sementes são utilizadas para extracção de óleo vegetal.
Lufa completamente madura após colheita - retirando a casca
É uma planta anual que gosta de ser plantada em pleno sol, na Primavera. Possui gavinhas que lhe permitem trepar agarrando-se ao seu tutor. Planta monóica, ou seja tem flores femininas e flores masculinas no mesmo pé, sendo que as flores femininas são solitárias e as flores masculinas em número superior, aparecem em grupo. Produz ao longo de todo o Verão.
Adapta-se a qualquer tipo de solo mas prefere solos enriquecidos com matéria orgânica, soltos e bem drenados. Espaçamento na linha 35 cm e espaçamento entre linhas 90 cm. Convém espalhar uma cama de palha ao pé da planta para manter a frescura do solo.
A principal utilização desta planta é para fazer esponja natural para banho; esponja de massagem para o corpo; esponja para lavar a louça. As flores são comestíveis e das sementes pode extrair-se óleo.
Leia também: A página ASSOCIAÇÃO/CONSORCIAÇÃO DE CULTURAS
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários e subscreva o canal do jardiminhoto no youtube.
Partilhe com os seus amigos!
Leia também: A página ASSOCIAÇÃO/CONSORCIAÇÃO DE CULTURAS
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários e subscreva o canal do jardiminhoto no youtube.
Partilhe com os seus amigos!
Sem comentários:
Enviar um comentário