FEVEREIRO

«Quando não chove em Fevereiro, nem prados nem bom centeio»
(Provérbio Popular)

Dentro de algum tempo o torpor invernal acabará e a natureza renasce. Se ainda não o fez, prepare os seus canteiros e parcelas para receber as sementeiras e plantações da próxima Estação. Consoante a sua região, avalie o que pode fazer. No mês de Fevereiro, por vezes a meteorologia ainda prega partidas.

Na horta

Areje o solo, retire ervas indesejáveis e adube com estrume, vermi-composto ou composto, incorporando-o à superfície. Elabore o esquema para a sua horta para 2021, tendo em atenção a rotação e associação de culturas e faça a aquisição das sementes que precisa, consoante o seu plano (sementes oriundas da agricultura biológica, claro). (Veja página da ASSOCIAÇÃO/CONSOCIAÇÃO DE CULTURAS). Faça a sua previsão de palha e armazene-a, pois vai precisar. Palhar as culturas é importante porque protege do excesso de humidade no tempo chuvoso e protege do calor excessivo conservando humidade ao solo e quando a palha se decompõem nutre o solo. Palhe o chão nos caminhos entre os os diversos canteiros de cultura na horta. Até se torna mais fácil se desejar se ajoelhar no chão para tratar dos canteiros ou plantar.

A partir de meados do mês semeie cenouras, alfaces, espinafres, nabos couves (todas as variedades), alho-porro (alho francês), alho, cebola, aipo, favas, ervilhas, grãos, beterraba, rabanetes, ervas aromáticas, beringelas. Veja a página NOVAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS E A PERMACULTURA.

No pomar

Continuar a plantação de árvores e de arbustos frutíferos desde que não haja geadas. (Veja a página COMO ESCOLHER A SUA ÁRVORE FRUTÍFERA). Arejar e adubar o solo debaixo das árvores; podar, tratar e fazer algumas estaquias. Arrancar velhas árvores que já não produzem. Tutorar árvores e arbustos que necessitem. Preparar a plantação dos citrinos e podar os limoeiros e outros citrinos antes da floração. Veja a página PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR.


No Jardim


Plantação de árvores e arbustos de folha caduca. Plantar trepadeiras (begónias, glicinias, clematites, lágrimas-de-Cristo, roseiras trepadeiras, etc.). Plantar bolbos de flores fora dos períodos de geada. Plantar vivazes e algumas anuais. Tutorar todas as plantas que necessitem de tutores e verificar a solidez dos que já existem. Continuar a poda das plantas. Preparar terreno para receber relvado.

Como ainda há dias de mau tempo mantenha as capas de protecção nos móveis e  nos equipamentos de lazer do jardim. Verifique se as protecções permanecem bem atadas.

NOS DIAS DE GEADA NÃO FAÇA NADA, ADIE OS TRABALHOS NO JARDIM PARA DIAS DE METEOROLOGIA FAVORÁVEL.


Leia também: A página FORMA DAS FRUTÍFERAS
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Partilhe com os seus amigos!

6 comentários:

  1. Qual a melhor altura de plantar batata obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. A melhor altura para plantar batata vai depender da região onde vive. Há regiões que fazem duas sementeiras por ano e outras regiões, com Invernos mais rigorosos, onde apenas se consegue fazer uma sementeira/colheita. Mas geralmente planta-se em Março-Abril, sendo que há anos e regiões que conseguem plantá-la no final de Fevereiro, ou seja, no fim das geadas.

      Eliminar
  2. Qual a melhor lua para fazer todas essas plantações?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Pode procurar na Internet o Calendário Lunar para o mês de Fevereiro. Há calendários bastante detalhados. Boa sorte!

      Eliminar
  3. Como plantar favas? Qual tipo de adubo? Quando regar? Como tutorar a planta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Augusto, obrigada pelo seu comentário. As favas não necessitam de adubo pois elas captam o azoto do ar e vão fixá-lo no solo, ou seja elas enriquecem o solo. Por isso, se podem usar como adubo verde. Também não necessitam de tutor. Prepara-se o solo, uns dias antes arejando-o superficialmente com um sacho, com um gadanho ou com uma forquilha de cavar. Alisa-se com um ancinho. Para semear as favas, faz-se um sulco com cerca de 5 cm de profundidade. Nesse sulco põe uma fava em linha, de 10 em 10 cm (10 cm entre cada fava). A distância entre linhas de favas deve ser de 40 cm. Durante a cultura convém sachar o solo para retirar ervas daninhas e arejar o solo. Rega quando vê que o solo está a ficar seco. Se desejar, na véspera da sementeira pode deixar as favas de molho durante a noite, para acelerar a germinação.

      Eliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...