Essa é uma trepadeira ornamental muito decorativa, da família das Lamiaceae (antigamente Verbeneceae). Originária da África ocidental (Camarões; Senegal; Nigéria; Serra Leoa; Mali e Congo). Já ganhou o Prémio de Mérito da Royal Horticultural Society. Planta de folha caduca em zonas de clima mais frio e de folha perene em regiões amenas. Folhas verdes escuro, flores vistosas de cálice branco e corola vermelho e longos estames, formadas em cachos que atraem as borboletas e outros insectos polinizadores. Existem duas espécies, originárias da China e Japão adaptadas a climas temperados: o Clerodendron bungei e o Clerodendron trichotomum.
Trepadeira de crescimento rápido, pode ser plantada tanto no solo como em vasos. Pode atingir 3 m a 4 m no ramo principal. Muito ramificada. Floresce praticamente todo o ano em regiões de clima ameno e de Maio/Junho a Outubro em regiões mais frias. Regar regularmente na Primavera e no Verão para manter a humidade do solo.
Os galhos precisam de suporte, de tutoramento. Planta de meia sombra, necessita contudo de pelo menos 4h de sol diárias, tanto faz o horário.
O solo deve ser fértil,
rico em matéria orgânica, e bem drenado. Planta-se na Primavera e no Outono antes das primeiras geadas em local abrigado do vento, mas gosta de humidade no solo. Aduba-se na Primavera com adubo orgânico para estimular o crescimento e a floração. Geadas fortes e continuas podem reduzir o desenvolvimento da planta, mas bem adubada e podada recuperará na Primavera.
Multiplicação:
Multiplicação:
Por estaca ou semente.
PODA:
Poda no fim do Inverno para reequilibrar a estrutura e eliminar madeira morta ou doente e galhos que cresceram demais e saíram da forma. Deve-se reduzir a planta a 2/3 e devem-se prender os que ficam ao suporte para direccionar o crescimento.
Clerodendrum thomsoniae
Imagem: Pinterest.ru /pin/187814246939120391/
Leia também: A página Trabalhos de Outono no jardim
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Partilhe com os seus amigos!
Sem comentários:
Enviar um comentário