ALGUNS EXEMPLOS DA PODA DE INVERNO EM DIVERSAS ÁRVORES DE FRUTO
Para mais detalhes veja a página correspondente a cada frutífera no lado direito do ecrã no rubrica FRUTÍFERAS.
Imagem: Pinterest.com/ rustica.fr
Fig. 1 - Poda da macieira (ou pereira, ou marmeleiro) em espaldeira - forma em duplo u, também conhecida por candelabro. Poda a 3 olhos. As pereiras, macieiras e marmeleiros com outras formas em espaldeira podam-se também a 3 olhos.
Fig. 2 - Poda de Inverno de um ramo frutífero de ameixeira conduzida em vaso, poda-se a 6 gomos (olhos) .
Fig. 3 - Poda de inverno de ramo frutífero de cerejeira conduzida em vaso ou em fuso, poda a 6 gomos (olhos).
Fig. 4 - Poda de um ramo frutífero de pessegueiro, conduzido em fuso ou vaso, poda a 7 gomos (olhos)
Depois da poda limpe o tronco com uma escova de nylon e água, deixe secar bem e aplique uma calda espessa de cal-viva e água (pode misturar-se um pouco de cinza de madeira peneirada), com a consistência de uma tinta e aplica-se com uma trincha ou um pincel ao longo do tronco até aos primeiros ramos estruturais.
Fig. 5 - Troncos protegidos com mistura de cal-viva e água (asfixia qualquer praga que ainda esteja presente)
No fim, pulverize a planta com um produto para evitar pragas e proteger a árvore. Pode ser uma infusão de Cavalinha ou de Urtiga ou de Consolda (ver receitas na página COMBATE BIOLÓGICO deste Blogue).
Não se esqueça de palhar as árvores de fruto para proteger as raízes do frio e encharcamento pelas chuvas. Mas, afaste uns 30 cm a palha do tronco para não criar humidades junto ao tronco, de modo a ficar a prumo com a folhagem. Pode colocar uma camada de 15 a 20 cm de altura. Com o tempo, esta cobertura vai-se decompor e ajudar a nutrir a planta.
estas e outras informações acerca de podas e cultivo sem químicos, para mim, são muito úteis, pois tenho um pequeno quintal com oliveiras, macieiras, e outras árvores, onde passo os meus dias.obrigado por tudo.
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário. Ainda bem que as informações partilhadas lhe foram úteis. Boa continuação e vá partilhando connosco os resultados. Bem haja!
EliminarMuito obrigado pela vossa informação, pois vieram elucidar-me muito. É muito bom quando alguém disponibiliza o seu saber para ajudar outros que são leigos no assunto, como é o meu caso. Mais uma vez muito obrigado.
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário. Ainda bem que pudemos ajudar.
EliminarObrigado pelas informações.
ResponderEliminarTenho a seguinte dúvida:
A pasta de cal viva também se deve aplicar nos troncos de Macieiras, pereiras, tangerineiras, figueiras e romãzeiras?
Bem haja.
Boa noite
ResponderEliminarTenho seguido os seus conselhos e tenho aprendido muito com a sua página. Digamos que passou a ser a minha biblia da poda.
Já experimentei pintar os troncos com calda de cal e cinza mas como moro na zona sul disseram-me não seria benéfico porque não deixa o tronco respirar. Acabei por ficar na dúvida e deixei de pintar.
Acha que em zona de menor humidade a proteção da cal continua a ser benéfica? A verdade é que algumas das minhas arvores já secaram sem saber porquê.
Obrigado
Tenho encontrado aqui, informações excelentes. Obrigado.
ResponderEliminar