MARÇO

«Março, Marçagão de manhã Inverno e à tarde Verão»
(Provérbio popular)


A atividade nos campos recomeça no mês de Março, mas atenção que ainda pode haver geadas em certas regiões. A meteorologia neste mês ainda é muito instável, como bem diz a sabedoria popular.

Na horta

Chegou finalmente o mês de semear e plantar tudo quanto queira na sua horta. Não se esqueça das aromáticas e das flores, pode misturar tudo na horta (Veja a página NOVAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS E A PERMACULTURA). Adube bem antes de semear ou plantar. Mas cuidado com a pressa...faça tudo de acordo com o plano da horta para 2021 que já deve ter preparado, de acordo com a associação/consorciação de culturas e com a roda da rotação de culturas, para não plantar as mesmas coisas no mesmo local da época passada, para não retirar ao solo o mesmo tipo de nutrientes e fazer as boas associações de culturas, aquelas que se favorecem mutuamente. (Ver a página ASSOCIAÇÃO/CONSORCIAÇÃO DE CULTURAS).

Fig. 1 - Roda da Rotação de Culturas

Palhe assim que as culturas tiverem 10-15 cm de altura. Palhe com palha cortada colocando uma camada de cerca de 5-10 cm para proteger o solo, guardar a humidade e ao mesmo tempo essa palha com o passar do tempo, ao decompor-se, vai nutrir o solo que ficará mais rico a cada cultura.

No pomar

Terminar as plantações e as podas das árvores frutíferas antes do abrolhamento e aplicar os tratamentos biológicos necessários para protecção das frutíferas, ANTES da floração. Pulverizar uma solução ou infusão de Urtiga, ou Cavalinha, ou Consolda, ou Ruibarbo para proteger as árvores de fruto (ver página COMBATE BIOLÓGICO). Adubar todas as árvores e arbustos frutíferos, com adubos orgânicos.

Proceder às multiplicações por estacas e por mergulhia. Aproveite as plantas que tem no jardim para as multiplicar, pois estas já estão aclimatadas ao local. Groselhas, framboesas, mirtilos, kiwis, vinha; morangos (é altura de limpar, multiplicar e adubar o canteiro dos morangos), aromáticas, etc.. Rever a solidez de todos os tutores. 

Plante citrinos e aveleiras (Corylus avellana) sobretudo se vive no Norte e Centro do país. Planta de folha caduca, dá-se bem até aos 1 400 m de altitude e as avelãs, o seu fruto, têm diversas aplicações culinárias. (veja a página COMO ESCOLHER A SUA ÁRVORE FRUTÍFERA). Começar a podar os citrinos e adubar com adubo orgânico especial citrinos. Plantar figueiras bíferas e adubar oliveiras. Atenção ao local de implantação das figueiras (ver página da PODA DA FIGUEIRA), não as coloque perto dos muros ou paredes da casa nem em locais onde existam tubagens no solo. Pode plantá-las em vaso mas ao fim de 5 anos têm que ser transplantadas.


No jardim


As flores e plantas iniciam o seu ciclo. Limpe e renove os seus canteiros, retire ervas-daninhas manualmente ou com um pequeno sacho, não use herbicida. Segundo notícias do dia 25 de Fevereiro de 2019, Portugal tem uma contaminação generalizada por glifosato, presente nos herbicidas amplamente usados na agricultura. Foi o que ficou provado num estudo com voluntários portugueses.* 

Plante bolbos de flores de Verão e divida os que já tinha se ainda não o fez e multiplique as plantas que tem por meio de estacas ou mergulhia, consoante o caso. Transplante o que necessitar. Pode as plantas e arbustos; pode as roseiras; crie vasos em suspensão com plantas pendentes. Plante ruibarbo (veja a página RUIBARBO), para usar os talos em doçaria e as folhas (tóxicas para consumo), são ótimas para preparar insecticidas para combate biológico de pragas, sobretudo de pulgões.

Também a relva revive e os tanques e lagos saem da hibernação invernal a que os votámos. Apare a relva, repare-a onde for necessário com relva nova. Ou se ainda não o fez, semeie um novo relvado.

Nos tanques e lagos retire as protecções invernais e limpe-os; limpe ou reinstale as bombas e canalizações, limpe os filtros e coloque tudo a funcionar. Instale ou renove as plantas aquáticas. Limpe e renove as plantas à volta dos tanques e lagos.

Instale ou renove e limpe os caramanchões, bem como todo o equipamento de jardim. Plante «Camelia sasanqua» que floresce no Outono e dá-se bem até 900 m de altitude. É um arbusto que pode ir até aos 5 m de altura e é lindo quando está em flor, sobretudo porque na época em que floresce o resto do jardim começa a perder cor.




Camelia sasanqua 
Imagem: https://plants.ces.ncsu.edu/plants/all/camellia-sasanqua

Como se proteger do vento, duma vista pouco agradável ou de olhares indiscretos? Ou ainda como separar espaços distintos no jardim? Com uma «cortina» vegetal. Pode plantar uma fileira de árvores ou arbustos, ou árvores de fruto em espaldeira (por exemplo em cordão duplo de 3 ou 4 níveis ou em palmeta) ou trepadeiras apoiadas por tutores. Crie espaços distintos no jardim: horta; um espaço de lazer; uma área para refeições; um espaço para as crianças;  uma área de jogos; um conjunto de canteiros com caminhos serpenteando para passear. As escolhas são imensas. Resta apenas uma certeza!... A partir deste mês a nossa sala transfere-se para o jardim...

* Noticiou a TSF em 25/2/2019  tsf.pt - herbicidas

Leia também: FORMA DAS FRUTÍFERAS
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Partilhe com os amigos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...