PORQUÊ PODAR ?
É comum ouvir-se dizer a quem tem árvores de fruto que tem medo de podar as árvores e que elas morram ou mesmo, ouvir alguém dizer que as árvores não se podam. Vamos desmistificar e simplificar.
É comum ouvir-se dizer a quem tem árvores de fruto que tem medo de podar as árvores e que elas morram ou mesmo, ouvir alguém dizer que as árvores não se podam. Vamos desmistificar e simplificar.
A poda deve ser realizada em fruticultura, sim. Para saúde da própria árvore e também para regular a produção, melhorar a qualidade dos frutos e proporcionar à árvore um equilíbrio entre frutos e vegetação, facilitando que haja uma boa distribuição de frutos por toda a árvore. A poda das frutíferas permite aumentar consideravelmente a sua produção. Ao mesmo tempo que se pretende melhorar a penetração da luz e o arejamento da copa, para evitar pragas e doenças. A poda pretende, portanto, aproximar a frutificação da estrutura da árvore, de forma a que os frutos recebam mais seiva e assim, transformar gomos foliares em gomos florais.
Uma frutífera não podada, vai crescer de forma desorganizada, com ramos mal colocados ou mesmo tortuosa. A copa fica mal iluminada porque fica com muitos ramos no interior da planta que vai dificultar a entrada de luz e criar zonas pouco arejadas, ninho perfeito para fungos. Os ramos frutíferos vão ser muito compridos, quase todos despidos de frutos e depois na ponta dos ramos uns frutos, pequenos, mirrados e por vezes até amargos. Além disso, vai crescer demasiado, em altura, ficando os frutos do topo inacessíveis à colheita. As árvores de fruto, não devem ter mais de 2,20 m-2,50 m para se poderem colher todos os frutos e para que estes não fiquem muito pequenos por receberem menos seiva.
Dito isto, há a considerar que nem todas as árvores se podam da mesma maneira. Há 3 tipos de poda e consoante o objetivo que temos podam-se coisas diferentes:
1- A poda de formação
2- A poda de manutenção:
- A poda de Inverno
- A Poda Verde
* Poda de frutificação
3 - A poda de rejuvenescimento ou de regeneração (para árvores mais velhas ou que tiveram longos anos sem poda).
QUANDO PODAR?
A época de poda varia consoante se trata de árvores de folha caduca ou de folha persistente. Há ainda a poda verde que serve para ambas.
Árvores de folha caduca - Podam-se durante o período de seiva descendente, quando a árvore já não tem folhas. Realiza-se no Outono-Inverno (de Novembro a Março), sendo por isso chamada a poda de Inverno ou poda seca. Em regiões frias e em que gela deve haver o cuidado de realizar a poda fora da época de gelo ou dias muitos frios ou de ventos fortes, neste caso pode fazer-se mais tarde, mas sempre enquanto dura o período de seiva descendente. É nesta altura que se fazem as podas maiores e se corrige a estrutura da árvore quando for caso disso. É a época de poda para pereiras, macieiras, cerejeiras, romãzeiras, ameixeiras, pessegueiros, diospireiros, marmeleiros, alperceiros (damasqueiros), mirtilos, groselheiros, framboeseiros...
Árvores de folha persistente - Realiza-se após a colheita dos frutos mas ainda antes dos gomos (olhos) começarem a abrolhar. Durante o período de repouso vegetativo. Evitando, os dias frios, ventosos ou de geada. É o caso de citrinos, abacateiros, medronheiros, oliveira...
A poda verde - Realiza-se do inicio de Junho até meados de Agosto (a partir daí é muito menos eficaz porque a seiva começa a baixar), quando a árvore está repleta de folhas e ramos novos. A poda verde actua apenas nos ramos do ano corrente. Não se toca no prolongamento da estrutura da árvore, isso é feito na poda de Inverno. Não tente fazer a poda verde toda de uma só vez. Isso poderia desequilibrar a árvore. Prefira uma por mês, assim dá tempo a que os novos ramos se desenvolvam o suficiente para poder podá-los. Se não tiverem ainda o comprimento desejado quando vai podar espere um pouco mais, deixe esses ramos para a próxima vez.
* - A poda de frutificação - Realiza-se durante a poda verde, nos ramos que têm fruto. Serve para concentrar a seiva nos frutos, eliminando folhas em excesso após os frutos.
RECONHECER OS ORGÃOS DA PLANTA
Para podarmos uma planta, precisamos reconhecer os seus órgãos para sabermos o que estamos a fazer e compreendermos melhor a biologia da árvore. Temos que distinguir dois tipos de órgãos:
1 - Orgãos vegetativos: São aqueles que produzem ramos e folhas:
- Gomos foliares (os que vão dar origem às folhas)
- Gomos mistos (vão dar origem a ramos e folhas, na fase adulta da planta, também originam flores)
Na fase juvenil, as árvores apenas produzem folhas e ramos.
2 - Orgãos de frutificação: São os órgãos que darão origem aos frutos (fase adulta):
- Gomos florais (vão dar origem a flores que, darão origem aos frutos)
- Gomos mistos (vão dar origem a folhas, ramos e flores)
O QUE PODAR ?
A direcção do ramo que vai crescer após a poda é inteiramente determinada pela orientação do gomo (olho) sobre o qual o corte foi feito. Se erramos o gomo, o ramo crescerá numa direcção não desejada. Recuperar deste erro exige tempo e paciência. Dá mais trabalho do que acertar logo na direcção do olho.
Se podamos acima de um gomo virado para o interior da árvore, o ramo que dalí sairá vai crescer para o interior da árvore e terá de ser mais tarde cortado. O mesmo acontece se podamos acima de um gomo virado para baixo, o ramo que ele produzir vai crescer para baixo e terá de ser depois eliminado.
Portanto a poda faz-se sempre acima de um gomo virado para o exterior.
1 - Poda de formação - Realiza-se durante os 3 a 5 primeiros anos da árvore. O objetivo é ajudar a árvore a criar uma estrutura equilibrada que possa suportar o peso dos frutos e obter uma copa bem formada. Vão-se escolher os ramos que constituirão a estrutura da árvore que se vão podando até obtermos o esqueleto desejado, consoante a forma escolhida, que aguente o peso dos frutos sem quebrar. Cortam-se também os ramos ladrões, madeira morta ou doente, se houver. Nesta fase, a produção de frutos não é importante.
O primeiro ramo da estrutura da árvore deve situar-se, preferencialmente, do lado oposto ao ponto de enxertia.
2 - Poda de Manutenção - Pratica-se num sujeito adulto. O principal objetivo é garantir a saúde da árvore e a frutificação. E assim, regular a produção, melhorar a qualidade dos frutos e proporcionar à árvore um equilíbrio entre frutos e vegetação, e uma boa distribuição de frutos por toda a árvore. Ao mesmo tempo que se pretende melhorar a penetração da luz e o arejamento da copa, para evitar doenças. Quanto mais iluminação a árvore receber e mais arejamento, mais frutos dará e menos doenças a atingirão.
- Poda de Inverno - Tem o efeito de estimular o desenvolvimento vegetativo da árvore. Portanto poda-se madeira morta, madeira doente, ramos mal colocados, ramos ladrões e reduzem-se os ramos que deram fruto (ver páginas de poda para cada fruteira). Reduz-se o prolongamento dos ramos estruturais em 1/3 do seu comprimento. Podam-se os ramos frutíferos acima de um determinado numero de gomos, consoante a espécie de cada árvore. Umas podam-se a 5 olhos, outras 6, 7 ...(ver páginas de poda de cada frutífera do lado direito do ecrã, na rubrica FRUTÍFERAS). Não se deve podar mais de 30% para que a árvore possa retomar o ritmo na Primavera e viver saudável.
- Poda verde - Tem o efeito de inibir o desenvolvimento vegetativo e favorecer os ramos frutíferos a desenvolverem-se mais que os ramos secundários. Tem como objetivo aumentar a quantidade de seiva, nos gomos na base dos ramos para que se venham a transformar em gomos florais no ano seguinte. Portanto, para aumentar as hipóteses de frutificação no ano seguinte. Contudo, têm que ser podados com o comprimento certo para não se transformarem em ramos vegetativos (ver páginas de poda de cada frutífera). Mas não se toca no comprimento dos ramos estruturais. Isso é feito na poda de Inverno.
* Poda de frutificação - É a poda que se faz quando os frutos estão pequenos e os ramos ainda estão verdes, sobretudo em frutíferas que frutificam nos ramos novos do ano. Vai fazer com que os frutos sejam maiores porque a seiva que ia até ao topo dos ramos, após esta poda, vai-se concentrar mais nos frutos. Poda-se 2-4 folhas após o último fruto. Também se retiram frutos em excesso, após a queda fisiológica, caso seja necessário e frutos doentes. (ver o post PODA VERDE EM IMAGENS).
3 - Poda de Rejuvenescimento - Tal como o nome indica, o objetivo é rejuvenescer, regenerar uma árvore antiga ou que esteve muitos anos sem podas. Chega a um momento que uma árvore sem poda e sem limpeza é um emaranhado de ramos. Envelhece e quase já não dá frutos. Precisa de ser cuidada, tratada, podada e adubada. Poda-se de forma a recuperar a estrutura que a árvore tinha originalmente e poda-se madeira morta, madeira doente, ramos que se cruzam, ramos ladrões, e reduz-se o comprimento dos ramos novos que serão portadores de frutos.
Esta poda é feita durante o período de dormência da árvore. Depois, pratica-se a poda de Inverno e a poda verde, regularmente, todos os anos. Esta regeneração da árvore vai-se fazer em 2 ou 3 anos, não se pode fazer tudo de uma vez. Entre cada poda, a árvore vai recuperar e responder à poda feita. Ela também nos vai ensinar o que pode ser feito e o que podemos esperar. Temos que respeitar o seu ritmo. É indicada para pomares envelhecidos, abandonados, sem tratamento durante muito tempo mas cujo tronco e ramos ainda têm vigor e são capazes de responder a essa poda.
COMO PODAR ?
- Primeiro que tudo, todo o material de corte tem que ser desinfectado (com álcool ou então com uma solução de lixívia - 1 parte de lixívia/5 partes de água), entre cada árvore para evitar transmissão de doenças.
- As tesouras de poda têm que estar muito bem afiadas.
- Tenha uma tesoura de poda para ramos finos (pequena) e uma tesoura de poda para ramos mais grossos (mais comprida). Se for um ramo bastante grosso tem que ser cortado com um serrote de poda (lâmina para podas verdes).
- Quando as tesouras de poda estiverem longo tempo sem uso, convém que as lâminas sejam untadas com óleo (de cozinha) ou produto próprio, fechadas e a cabeça da tesoura de poda, envolta em papel de jornal para não enferrujarem, sobretudo em regiões húmidas.
- A parte sem lâmina da tesoura de poda fica para baixo, a lâmina fica na parte de cima do ramo a podar.
- Comece por observar a árvore que pretende podar. Não tenha pressa. Observe bem a estrutura da árvore começando pelo pé da árvore e vá subindo. Observe a forma dela. Está formada em de taça; em fuso; em pirâmide; é uma forma em espaldeira? (veja a página da FORMA DAS FRUTÍFERAS). Observe cada ramo estrutural e os diversos órgãos vegetais ao longo deles. Tal análise vai permitir fazer uma selecção do que vai podar ou deixar ficar.
- Observe então aquilo que necessita de ser podado e execute um corte limpo para que a cicatrização seja rápida e perfeita.
- Os cortes têm que ser limpos (por isso as tesouras de poda têm que estar afiadas) e com uma inclinação de 30-45º graus, no sentido oposto do gomo para que a água da chuva escorra e não se acumule no ramo.
- Não pode demasiado perto do gomo, pode a cerca de 1 cm depois deste.
- Pode sempre acima da um gomo virado para o exterior, nunca virado para o interior da árvore, pois ao crescer, este ramo irá para o interior, podendo cruzar outros ramos e dificultando a entrada de luz, acabando por ter de ser eliminado.
Uma frutífera não podada, vai crescer de forma desorganizada, com ramos mal colocados ou mesmo tortuosa. A copa fica mal iluminada porque fica com muitos ramos no interior da planta que vai dificultar a entrada de luz e criar zonas pouco arejadas, ninho perfeito para fungos. Os ramos frutíferos vão ser muito compridos, quase todos despidos de frutos e depois na ponta dos ramos uns frutos, pequenos, mirrados e por vezes até amargos. Além disso, vai crescer demasiado, em altura, ficando os frutos do topo inacessíveis à colheita. As árvores de fruto, não devem ter mais de 2,20 m-2,50 m para se poderem colher todos os frutos e para que estes não fiquem muito pequenos por receberem menos seiva.
Dito isto, há a considerar que nem todas as árvores se podam da mesma maneira. Há 3 tipos de poda e consoante o objetivo que temos podam-se coisas diferentes:
1- A poda de formação
2- A poda de manutenção:
- A poda de Inverno
- A Poda Verde
* Poda de frutificação
3 - A poda de rejuvenescimento ou de regeneração (para árvores mais velhas ou que tiveram longos anos sem poda).
QUANDO PODAR?
A época de poda varia consoante se trata de árvores de folha caduca ou de folha persistente. Há ainda a poda verde que serve para ambas.
Árvores de folha caduca - Podam-se durante o período de seiva descendente, quando a árvore já não tem folhas. Realiza-se no Outono-Inverno (de Novembro a Março), sendo por isso chamada a poda de Inverno ou poda seca. Em regiões frias e em que gela deve haver o cuidado de realizar a poda fora da época de gelo ou dias muitos frios ou de ventos fortes, neste caso pode fazer-se mais tarde, mas sempre enquanto dura o período de seiva descendente. É nesta altura que se fazem as podas maiores e se corrige a estrutura da árvore quando for caso disso. É a época de poda para pereiras, macieiras, cerejeiras, romãzeiras, ameixeiras, pessegueiros, diospireiros, marmeleiros, alperceiros (damasqueiros), mirtilos, groselheiros, framboeseiros...
Árvores de folha persistente - Realiza-se após a colheita dos frutos mas ainda antes dos gomos (olhos) começarem a abrolhar. Durante o período de repouso vegetativo. Evitando, os dias frios, ventosos ou de geada. É o caso de citrinos, abacateiros, medronheiros, oliveira...
A poda verde - Realiza-se do inicio de Junho até meados de Agosto (a partir daí é muito menos eficaz porque a seiva começa a baixar), quando a árvore está repleta de folhas e ramos novos. A poda verde actua apenas nos ramos do ano corrente. Não se toca no prolongamento da estrutura da árvore, isso é feito na poda de Inverno. Não tente fazer a poda verde toda de uma só vez. Isso poderia desequilibrar a árvore. Prefira uma por mês, assim dá tempo a que os novos ramos se desenvolvam o suficiente para poder podá-los. Se não tiverem ainda o comprimento desejado quando vai podar espere um pouco mais, deixe esses ramos para a próxima vez.
* - A poda de frutificação - Realiza-se durante a poda verde, nos ramos que têm fruto. Serve para concentrar a seiva nos frutos, eliminando folhas em excesso após os frutos.
RECONHECER OS ORGÃOS DA PLANTA
Para podarmos uma planta, precisamos reconhecer os seus órgãos para sabermos o que estamos a fazer e compreendermos melhor a biologia da árvore. Temos que distinguir dois tipos de órgãos:
1 - Orgãos vegetativos: São aqueles que produzem ramos e folhas:
- Gomos foliares (os que vão dar origem às folhas)
- Gomos mistos (vão dar origem a ramos e folhas, na fase adulta da planta, também originam flores)
Na fase juvenil, as árvores apenas produzem folhas e ramos.
2 - Orgãos de frutificação: São os órgãos que darão origem aos frutos (fase adulta):
- Gomos florais (vão dar origem a flores que, darão origem aos frutos)
- Gomos mistos (vão dar origem a folhas, ramos e flores)
O QUE PODAR ?
A direcção do ramo que vai crescer após a poda é inteiramente determinada pela orientação do gomo (olho) sobre o qual o corte foi feito. Se erramos o gomo, o ramo crescerá numa direcção não desejada. Recuperar deste erro exige tempo e paciência. Dá mais trabalho do que acertar logo na direcção do olho.
Se podamos acima de um gomo virado para o interior da árvore, o ramo que dalí sairá vai crescer para o interior da árvore e terá de ser mais tarde cortado. O mesmo acontece se podamos acima de um gomo virado para baixo, o ramo que ele produzir vai crescer para baixo e terá de ser depois eliminado.
Portanto a poda faz-se sempre acima de um gomo virado para o exterior.
1 - Poda de formação - Realiza-se durante os 3 a 5 primeiros anos da árvore. O objetivo é ajudar a árvore a criar uma estrutura equilibrada que possa suportar o peso dos frutos e obter uma copa bem formada. Vão-se escolher os ramos que constituirão a estrutura da árvore que se vão podando até obtermos o esqueleto desejado, consoante a forma escolhida, que aguente o peso dos frutos sem quebrar. Cortam-se também os ramos ladrões, madeira morta ou doente, se houver. Nesta fase, a produção de frutos não é importante.
O primeiro ramo da estrutura da árvore deve situar-se, preferencialmente, do lado oposto ao ponto de enxertia.
2 - Poda de Manutenção - Pratica-se num sujeito adulto. O principal objetivo é garantir a saúde da árvore e a frutificação. E assim, regular a produção, melhorar a qualidade dos frutos e proporcionar à árvore um equilíbrio entre frutos e vegetação, e uma boa distribuição de frutos por toda a árvore. Ao mesmo tempo que se pretende melhorar a penetração da luz e o arejamento da copa, para evitar doenças. Quanto mais iluminação a árvore receber e mais arejamento, mais frutos dará e menos doenças a atingirão.
- Poda de Inverno - Tem o efeito de estimular o desenvolvimento vegetativo da árvore. Portanto poda-se madeira morta, madeira doente, ramos mal colocados, ramos ladrões e reduzem-se os ramos que deram fruto (ver páginas de poda para cada fruteira). Reduz-se o prolongamento dos ramos estruturais em 1/3 do seu comprimento. Podam-se os ramos frutíferos acima de um determinado numero de gomos, consoante a espécie de cada árvore. Umas podam-se a 5 olhos, outras 6, 7 ...(ver páginas de poda de cada frutífera do lado direito do ecrã, na rubrica FRUTÍFERAS). Não se deve podar mais de 30% para que a árvore possa retomar o ritmo na Primavera e viver saudável.
- Poda verde - Tem o efeito de inibir o desenvolvimento vegetativo e favorecer os ramos frutíferos a desenvolverem-se mais que os ramos secundários. Tem como objetivo aumentar a quantidade de seiva, nos gomos na base dos ramos para que se venham a transformar em gomos florais no ano seguinte. Portanto, para aumentar as hipóteses de frutificação no ano seguinte. Contudo, têm que ser podados com o comprimento certo para não se transformarem em ramos vegetativos (ver páginas de poda de cada frutífera). Mas não se toca no comprimento dos ramos estruturais. Isso é feito na poda de Inverno.
* Poda de frutificação - É a poda que se faz quando os frutos estão pequenos e os ramos ainda estão verdes, sobretudo em frutíferas que frutificam nos ramos novos do ano. Vai fazer com que os frutos sejam maiores porque a seiva que ia até ao topo dos ramos, após esta poda, vai-se concentrar mais nos frutos. Poda-se 2-4 folhas após o último fruto. Também se retiram frutos em excesso, após a queda fisiológica, caso seja necessário e frutos doentes. (ver o post PODA VERDE EM IMAGENS).
3 - Poda de Rejuvenescimento - Tal como o nome indica, o objetivo é rejuvenescer, regenerar uma árvore antiga ou que esteve muitos anos sem podas. Chega a um momento que uma árvore sem poda e sem limpeza é um emaranhado de ramos. Envelhece e quase já não dá frutos. Precisa de ser cuidada, tratada, podada e adubada. Poda-se de forma a recuperar a estrutura que a árvore tinha originalmente e poda-se madeira morta, madeira doente, ramos que se cruzam, ramos ladrões, e reduz-se o comprimento dos ramos novos que serão portadores de frutos.
Esta poda é feita durante o período de dormência da árvore. Depois, pratica-se a poda de Inverno e a poda verde, regularmente, todos os anos. Esta regeneração da árvore vai-se fazer em 2 ou 3 anos, não se pode fazer tudo de uma vez. Entre cada poda, a árvore vai recuperar e responder à poda feita. Ela também nos vai ensinar o que pode ser feito e o que podemos esperar. Temos que respeitar o seu ritmo. É indicada para pomares envelhecidos, abandonados, sem tratamento durante muito tempo mas cujo tronco e ramos ainda têm vigor e são capazes de responder a essa poda.
COMO PODAR ?
- Primeiro que tudo, todo o material de corte tem que ser desinfectado (com álcool ou então com uma solução de lixívia - 1 parte de lixívia/5 partes de água), entre cada árvore para evitar transmissão de doenças.
- As tesouras de poda têm que estar muito bem afiadas.
- Tenha uma tesoura de poda para ramos finos (pequena) e uma tesoura de poda para ramos mais grossos (mais comprida). Se for um ramo bastante grosso tem que ser cortado com um serrote de poda (lâmina para podas verdes).
- Quando as tesouras de poda estiverem longo tempo sem uso, convém que as lâminas sejam untadas com óleo (de cozinha) ou produto próprio, fechadas e a cabeça da tesoura de poda, envolta em papel de jornal para não enferrujarem, sobretudo em regiões húmidas.
- A parte sem lâmina da tesoura de poda fica para baixo, a lâmina fica na parte de cima do ramo a podar.
- Comece por observar a árvore que pretende podar. Não tenha pressa. Observe bem a estrutura da árvore começando pelo pé da árvore e vá subindo. Observe a forma dela. Está formada em de taça; em fuso; em pirâmide; é uma forma em espaldeira? (veja a página da FORMA DAS FRUTÍFERAS). Observe cada ramo estrutural e os diversos órgãos vegetais ao longo deles. Tal análise vai permitir fazer uma selecção do que vai podar ou deixar ficar.
- Observe então aquilo que necessita de ser podado e execute um corte limpo para que a cicatrização seja rápida e perfeita.
- Os cortes têm que ser limpos (por isso as tesouras de poda têm que estar afiadas) e com uma inclinação de 30-45º graus, no sentido oposto do gomo para que a água da chuva escorra e não se acumule no ramo.
- Não pode demasiado perto do gomo, pode a cerca de 1 cm depois deste.
Fig. 1 - Corte correcto
Imagem: Adaptada de https://www.brico.be/fr/tips/garden/pruning
- Pode sempre acima da um gomo virado para o exterior, nunca virado para o interior da árvore, pois ao crescer, este ramo irá para o interior, podendo cruzar outros ramos e dificultando a entrada de luz, acabando por ter de ser eliminado.
Leia também: A PÁGINA FORMA DAS FRUTÍFERAS
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os seus amigos!
Partilhe com os seus amigos!
Estou muito grato por ter encontrado este site com toda esta informação. Estou reformado recentemente, tenho um pequeno quintal com árvores de fruto de várias espécies.Veio mesmo a calhar pois, estando agora mais livre, vou dedicar-me a estas tarefas. Obrigado.
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário. Ainda bem que encontrou a informação de que precisava. Desejamos que passe muito bem o seu tempo a se ocupar das suas frutíferas. Bem haja!
EliminarTambém eu venho agradecer tão rica informação. Já rectifiquei o corte das minhas três pequenas laranjeiras. Agora é só esperar...Obrigada!
ResponderEliminarObrigada pelo comentário. Conte-nos o resultado. Bem haja!
EliminarAdoro o seu blog! Muito obrigada mesmo por tanto conteúdo de qualidade. Tenho um pequeno pomar e horta urbanos e só tenho pena de não ter encontrado o seu blog antes da primeira poda! Grande abraço desta muito grata admiradora!
ResponderEliminarMuito obrigada pelo seu comentário. É um prazer receber «feedbacks» tão gentis e saber que a informação partilhada vos é útil. Bem haja!
EliminarEstou encantado com tudo isto que estou a ler.Sentei-me para ler um pouco sobre podas e já aqui estou há mais de 2 horas a ler as vossas informações e cada vez sinto mais vontade de continuar. Tenho um quintal com 84 oliveiras e outras árvores de fruto desde macieiras,anoneiras, pitangueira,araçás, tamarilhos....e aqui encontro muita coisa útil. Obrigado
ResponderEliminarMuito obrigada pelo seu comentário e por por partilhar connosco o seu agrado com as informações partilhadas. Bem haja!
EliminarFantástico. Já li muito sobre podas mas ficava sempre com dúvidas.
ResponderEliminarAqui explicam tudo como deve ser.
Obrigado e continuem com o bom trabalho.
Obrigada Artur, pelo seu comentário e apreciação. Tentamos sempre reunir a melhor informação e quando possível, esquematizar tudo para facilitar a compreensão. Bem haja!
EliminarVenho também eu agradecer a informação aqui prestada, pois tem sido mesmo muito util. Adquiri um terreno, com arvores de fruto, que estava há alguns anos sem manutenção. Sem esta informação seria bem mais dificil. O meu bem haja!
ResponderEliminarAlguém que tenha nem que seja uma pequena horta como eu e que não sabe como cuidar dela, não pode deixar de dar os agradecimentos por tudo o que se pode ler neste vosso site. muito obrigado. É aqui que venho orientar-me.
ResponderEliminarJá agora permitam que vos peça esta informação :- Tenho uma nogueira com mais de 30 anos, está muito grande e tombou com o vendaval. Agora ganhou uma camada de ramos novos na parte mais baixa. Será que posso aproveitar a oportunidade para a tornar mais baixa? Em que altura? Muito obrigado e felicidades para o Jardim Minhoto.
Olá obrigada pelo seu comentário e apreciação. Sim,claro que sim. A nogueira não gosta muito de podas, mas quando se tornam demasiado grandes é necessário. Pode fazê-lo no mês de Setembro. Aproveite para eliminar toda a madeira morta ou ramos que se cruzam. Boa sorte!
EliminarBoa tarde, quero agradecer a atenção que tiveram para comigo, mas vou ter que cotar braças com mais de dez centímetros de espessura, será que não irá castigar demais a árvore? Será boa ideia fazê-la aos poucos em dois ou três anos? Tudo bom para vocês, obrigado.
ResponderEliminarOlá obrigada pelo seu comentário. Sim, estas podas grandes é melhor escaloná-las em 2 ou 3 anos. Boa sorte!
EliminarOlá. Muito obrigado por mais um excelente artigo. Não percebi bem o que significa a seguinte frase: "Portanto a poda faz-se sempre acima de um gomo virado para o exterior". Quando refere acima, quer dizer a seguir? Adicionalmente, como identificar o ponto de enxertia? Obrigado.
ResponderEliminarObrigada pelo seu comentário. Djamil, Veja a imagem do corte correcto nesta página: PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR. A poda é feita a seguir (acima) de um gomo (olho) que está virado para fora, para o exterior da planta e não para o interior. O ponto de enxertia encontra-se uns 10 ou 15 cm acima do chão no tronco da planta. É onde ela foi enxertada. Bem haja!
EliminarMuito obrigado!
EliminarVenho também eu agradecer a informação aqui prestada,gostaria de saber como se poda as amendoeiras no algarve.
ResponderEliminarmuito obrigado pela resposta .
Olá, obrigada pelo seu comentário. A amendoeira é uma árvore que precisa de bastante sol. Deve ser conduzida em forma de taça (ou vaso). 3 a 4 ramos estruturais em forma de vaso. Deve ser podada no Inverno, durante o período de dormência da planta mas fora dos períodos de geada. Eliminam-se os ramos que vão na direcção do centro da árvore (para deixar entrar bem a luz e o ar no centro da planta); ramos que se cruzam; madeira morta e doente. Desponta-se a extremidade dos ramos estruturais em 10-15 cm, acima de um gomo virado para fora. Boa sorte!
EliminarMais uma vez agradeço a resposta e gostaria jà agora de saber como proceder à Poda de Rejuvenescimento de amendoeiras com mais de 50 anos e muito altas.
EliminarDesejos de um bom ano 2021 para o seu blog e a continuçao de novas dicas
Saude para 2021...
P
Para rejuvenescer uma amendoeira e e reduzir um pouco a altura procede do seguinte modo: - Durante o período de dormência da planta reduz a altura de todos os ramos estruturais entre 60 cm e 1m, consoante o que lhe for possível. Fora do período de geada. E quanto aos restantes ramos procede como foi referido na resposta anterior. No Inverno seguinte se a árvore ainda estiver muito alta volta a reduzir os ramos estruturais em 60 cm, isto porque nao pode cortar 2 ou 3 m de altura à planta, de uma só vez. Tem que dar tempo à planta para responder à poda e começar a criar ramos novos mais baixos que depois o meu amigo irá seleccionar conforme o seu interesse. Boa sorte e bom ano.
EliminarO ano de 2021 entrou muito bem, descobri o vosso blog. Informação preciosa para mim pequeno produtor em modo biológico. Tenho um pequeno pomar mas não tenho muita prática da poda. Existe alguma técnica para perceber quais o gomos da macieira que vão produzir? Muito obrigado pela atenção?
ResponderEliminarPeço desculpa por não me ter identificado.
ResponderEliminarOlá Paulo, obrigada pelo seu comentário. Se reside em Portugal, e podar um pouco mais tarde, lá para fim de Fevereiro inicio de Março vai verificar que existem gomos (olhos) pontiagudos e outros arredondados. Os gomos pontiagudos darão origem a folhas e os arredondados a flores, que depois de polinizadas pelos insectos, darão lugar a fruta. O mesmo se passa com a pereira e muitas outras frutíferas. Boa sorte e bom ano.
EliminarObrigado pela informação, bom ano para si e para o blog.
ResponderEliminarPaulo Messias
Boa noite.
ResponderEliminarQuando tenho dúvidas venho aqui, gosto muito da informação. Obrigada
Agora tenho uma dúvida específica, uma nogueira com dois anos que deu cinco gias com mais de um metro de altura cada uma.no local onde está não pode crescer demasiado.
Devo ou não podar as varas e a que tamanho???
Obrigada
Olá Gabriela, obrigada pelo seu comentário. Pode sim, pela metade do seu comprimento acima de um gomo virado para fora. Se alguma estiver mal direccionada ou mal inserida no tronco (por exemplo, colada a outro ramo) pode eliminá-la. Boa sorte!
EliminarBoa noite, antes de mais nada os meus parabéns e agradecimento por toda a informação disponivel ! vou este ano começar a revitalizar uma propriedade de familia e vou começar pelas frutiferas e estou a aprender muito!
ResponderEliminarRicardo, obrigada pelo seu comentário e apreciação. Desejamos-lhe muita sorte.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarParabéns pelo excelente blog com boa e clara informação. Vivo na ilha Terceira e tenho um pequeno pomar em volta de casa. Nste fim de semana vou podar 2 figueiras, dizem que no minguante da lua é a melhor altura. Vou experimentar. Obrigado pela partilha do seu saber. Cumprimentos
ResponderEliminarOlá Guilherme, obrigada pelo seu comentário e apreciação. Boa sorte para a sua poda.
Eliminarbom dia! mais uma vez parabens pelo blog - não me canso de aprender com ele!
ResponderEliminarTenho uma questão , para a qual pedia ajuda : tenho um pomar de 15-20 citrinos, 5 macieiras, 3 ameixeiras, 3 pessequeiros, e diospidos, 2 nogueiras e 2 marmeleiros. O ano passado tive uma praga enorme de mosca da fruta, que estragou muito as maçãs, marmelos, diospiro. Este ano foi feito já um tratamento com calda bordalesa em Fevereiro e as podas. A minha questão é : posso/devo aplicar novo tratamento de calda bordalesa - ou devo aplicar outro tratamento? ou devo esperar pelo fim da floração? ainda não consigo ver se a praga se mantem - ainda temos poucas folhas. Por outro lado, os citrinos ainda teem coxonilha... devo aplicar a calda nos critinos?
obrigado!
Obrigada pelo seu comentário e apreciação. Pode aplicar outro tratamento com calda bordalesa ou cavalinha antes ou depois da floração. Nunca durante. Pode ver a receita da Cavalinha na página COMBATE BIOLÓGICO deste blogue. Quando for assim, no Inverno deve aplicar uma solução de cal-viva e água com a consistência de uma tinta, ao longo do tronco das plantas, até às primeiras bifurcações dos ramos estruturais, para asfixiar qualquer praga que tenha subsistido. Boa sorte.
Eliminarobrigado! a aplicação da solução de cal com àgua deve ser aplicada apenas no Inverno ou posso aplicar agora na Primavera?
EliminarJá me tinha sido referido, era um dos proximos passos.
Idealmente durante o período de dormência da planta, portanto Outono-Inverno.
Eliminarobg! quase que fazia uma asneira grande e fazia agora na Primavera
EliminarVoltando ao tema da mosca da fruta :)
ResponderEliminarsegundo o que pesquisei na net, a solução passa por montar armadilhas - garrafas penduradas nas àrvores , furadas, com uma solução dentro. Quanto à solução, encontrei duas propostas : !(1) sumo da fruta caida no chão - laranjas no caso - ou (2) àgua + vinagre + açucar.
o que me recomendaria? Existe outra forma de combater a mosca? nos ultimos anos tem causados muitos estragos
Obrigado e os melhores cumprimentos
Obrigada pelo seu comentário. Pode usar as garrafas penduradas nas árvores com esse melaço, ajuda, mas não é só um combate momentâneo. Tem que proteger a planta também com pulverizações, arejamamentos e podas. Boa sorte.
EliminarEste inverno fizemos, para além das podas anuais, uma poda mais profunda em arvores que estavam com muitos ramos secos e demasiado altas para poder aplicar tratamentos ou colher os frutos. Com isso acho que conseguimos um melhor arejamento das copas. Em relação à pulverização , que me recomenda? a Calda Bordalesa é o que devo pulverizar?
Eliminardesde já o meu obrigado
Obrigada pelo seu comentário. Pode pulverizar com Calda Bordaleza ou com Enxofre (veja receita na página COMBATE BIOLÓGICO) deste blogue. Boa sorte!
EliminarBoa tarde!
ResponderEliminarSerá que posso agora,podar umas laranjeiras que não saõ podadas há alguns anos e que estão muito altas,com muito ramos secos,e um limoeiro?Obrigado
Obrigada pelo comentário. Pode sim.
EliminarBoa tarde
ResponderEliminarMuitos parabéns pelo “blog”.
Muito útil e muito profissional.
Gostaria de colocar umas questões. Tenho uma oliveira no jardim, já com bastantes anos. Gostaria de a tornar árvore de jardim, tipo bonsai. Pergunto, quando deverão ser feitos os cortes e se pode ser ao mesmo tempo.
Boa noite.
ResponderEliminarGostaria de saber quando se deve podar ou limpar o Alecrim e as Cameleiras.
Obrigada.
A minha figueira tem 3 anos, primeiro ano deu poucos figos bons, segundo e terceiro anos, dá muito figos, mas a meio do crescimento caem, nascem mais e voltam a cair, nunca podei, será a razão??
ResponderEliminar