COUVE-DE-BRUXELAS

COUVE-DE-BRUXELAS (Brassica oleracea var. gemmifera) 

É uma couve rica em minerais (potássio, cálcio, magnésio), vitamina C e fibras. Tem também anti-oxidantes que agem contra o envelhecimento. 

A sementeira da couve de Bruxelas inicia-se em Março e pode ir até Junho. A terra de sementeira deve ser adubada com estrume bem curtido. Demora 8-10 dias a despontar.

Assim que as plantas atinjam cerca de 10 cm de altura (6-8 folhas) devem ser transplantadas para o local definitivo, num lugar soalheiro e protegido dos ventos, pois pelo seu peso em adultas podem tombar. Também os pode tuturar. Regue bem na altura do transplante. Preferem terrenos ricos em matéria orgânica, frescos, húmidos e profundos. O Ph ideal situa-se entre 6 e 6,8. Temperatura ideal 15º C a 24º C. Evite regar as folhas, regue mais o pé da planta. Pode palhar para manter a frescura no solo.

O espaçamento deve ser de cerca de 40-50 cm entre plantas. Ao longo das semanas o tronco da couve vai-se desenvolver, alongando-se e engrossando. As folhas desenvolvem-se ao longo deste tronco e os pequenos repolhos vão aparecer nas axilas destas folhas. Assim que a couve comece a formar os primeiros repolhinhos, corte todas as folhas abaixo do primeiro repolho (a contar de baixo). À medida que se vão desenvolvendo pode ir cortando as folhas ao longo do tronco para que a energia da planta se centre nos repolhinhos.

Tem um crescimento lento, podendo levar até 140-180 dias da sementeira à colheita. Não as adube durante o crescimento pois isso faria desenvolver a folhagem em detrimento dos pequenos repolhos. 

Colheita:

Colheita efectua-se entre Outubro e Março. 30 Dias antes de iniciar o ciclo de colheita deve-se cortar o talo superior (olho da couve) para permitir que a planta gaste toda a energia com os repolhos.

A colheita da couve-de-Bruxelas pode ser realizada por fases, assim que os repolhos atingirem o tamanho desejado (entre 2.5 cm e 5 cm de diâmetro) devem ser colhidos quando ainda estão ligeiramente tenros, antes de ficar amarelos e duros. Ou se preferir corte a tronco todo. As melhores couves são as que estão em baixo, na base da planta. Por isso pode escalonar a colheita ao longo do Outono e do Inverno, começando por colher os repolhos maiores que estão em baixo enquanto os outros continuam a se desenvolver.

Cada planta gera em média 80 a 100 repolhos que equivalem a cerca de 900g a 1kg por planta. 10 plantas chegam para uma família de 4-5 pessoas. Para as conservar podem ser congeladas.

Associação de culturas:
Pode ser cultivada juntamente com cenoura, rabanetes ou alfaces, nos intervalos dos pés de couve.

Rotação de culturas:

Cultivar as couves-de-Bruxelas após uma cultura de legumes-grão ou legumes-bolbo. Não voltar a plantar couves-de-Bruxelas na mesma parcela senão 7 anos depois.

Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os seus amigos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...