PODA DE GOJIS

GOJI (Lycium barbarum)

Planta originária das montanhas dos Himalaias e Tibete. Abundante na região do Tibete e Mongólia. O seu fruto é usado desde há milénios na China e na medicina chinesa e hoje muito divulgadas na Europa. As bagas de goji são vermelhas, alongadas com sabor adocicado e um pouco ácido. Utilizadas secas, juntas aos cereais ao pequeno-almoço; frescas cruas; em sumo ou em batidos.

Tem virtudes medicinais excepcionais. Rica em aminoácidos, oligo-elementos, carotenóides antioxidantes e vitaminas entre outros. Tem efeito anti-inflamatório, bom para o sangue e colesterol, bom para fadiga, hipertensão, prevenção de doenças oculares e propriedades anti-envelhecimento. Devem contudo, ser consumidas com moderação, não ultrapassando 45 gramas/dia.

Planta em forma de arbusto,  de folha caduca,  podendo atingir 2 m, rústica (suportando até - 15º C). Tem ramos ligeiramente arqueados. Floresce de Junho a Setembro, com flores violetas e colheita de Agosto a Novembro. De crescimento rápido, pode crescer vários cm por semana, embora um pouco desordenada. Também usado tutorado para formar sebes vivas.

Planta-se em local bem soalheiro no inicio do Outono ou na Primavera (Março/Abril), com espaçamento de 50 cm entre plantas. Frutifica ao fim de 2-3 anos. Deve ser bem regado durante o 1º Verão. Depois utilize palha para manter a humidade do solo e também se palha no Outono em zonas frias, pois abaixo dos -15º C pode gelar. Ofereça-lhe composto durante o período de vegetação (Primavera-Verão). Gosta de solos calcários e bem drenados.

Colheita:

Colhe-se o fruto quando está vermelho, bem maduro para evitar todo risco de toxicidade.
Podem-se secar ao sol, durante algumas semanas.

Poda:

Precisa de poda para frutificar bastante, senão a tendência é fazer um ramo só que produzirá pouco.

Poda de Inverno: No fim do Inverno, eliminam-se os ramos velhos e podam-se os ramos que ficam pela metade. Nas formas tutoradas em sebe podam-se a 3-4 brotos (olhos).

Poda verde: Para ajudar a planta a ramificar desponta-se a extremidade dos ramos principais, no Verão.

Multiplicação:

Multiplica-se no Outono-Inverno, durante o período de dormência da planta, por estaca ou mergulhia.

QUADRO DA PODA

PODA DE INVERNO 
PODA VERDE 
Eliminam-se os ramos velhos, pela base. Os que ficam podam-se pela metade.
Nas formas tutoradas em sebe, podam-se a 3-4 olhos.
Despontar a extremidade dos ramos principais


Gojis

Leia também: A página POMAR EM PERMACULTURA 
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários
Partilhe com os seus amigos!


1 comentário:

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...