PODA DA NESPEREIRA

NESPEREIRA – (Mespilus germanica) e (Eriobotrya japonica)

Há dois tipos de nespereira, um de folha caduca (Mespilus germanica) de climas mais frios e outro de folha persistente (Eriobotrya japonica) de climas temperados. Qualquer deles tem diversas variedades.

Em Portugal, encontramos os dois tipos, consoante as regiões, embora a Eriobotrya japónica esteja muito mais difundida. Daí, haver muita confusão pois uns dizem que a nespereira tem folha caduca, enquanto outros dizem que tem folha persistente. Uns dizem que produz abundantemente, outros que não produz nada ou quase nada.  Pois é por esta razão. Precisamos conhecer qual o tipo de nespereira que temos ou que vamos adquirir, consoante o clima da nossa região. Senão corremos o risco de ter uma nespereira a florir na época fria e ela ser de clima mediterrânico e claro não teremos frutos. 

A nespereira é uma árvore rústica que faz os frutos nos ramos do ano. Gosta de lugares abertos, arejados, soalheiros e protegidos dos ventos. Tendência a fazer ramos tortuosos. Tem raízes profundas. Reproduz-se por semente. Enxertado, levará 2 anos para frutificar. Se não for enxertado, levará muito mais tempo para frutificar, 8-10 anos. É auto-fértil e resistente a doenças. Deixa-se o fruto amadurecer na árvore. Se necessário ensacam-se os frutos para evitar que sejam comidos pelos pássaros.  Pode viver 150 anos. 

Madeira excelente. A madeira da nespereira é, desde há muito, trabalhada pela mão do Homem. É uma madeira robusta, mas ao mesmo tempo fácil de trabalhar. Utilizada para as varas dos pastores; varas de caminhantes; cabos para facas dos mais diversos tipos; cabos para ferramentas agrícolas; serviu também para fazer as varas de tortura e também é utilizada para escultura artística.

Mespilus germanica - Originária da Ásia Menor, introduzida na Europa pelos romanos. Folha caduca, de crescimento lento. Prefere regiões frias. Floresce em Maio-Junho. Flores grandes brancas de aroma intenso com 5 pétalas. O fruto amadurece no Outono (Outubro-Novembro). Cada fruta contém 3-5 sementes. O fruto é mais ácido do que a nêspera da Eriobotrya japonica e mais rijo. Pode crescer até 5-6 m. Árvore rústica, resistente ao frio e a geadas, suporta temperaturas até -20º C no período de dormência invernal.  Planta-se no Outono ou no final do Inverno em solo fértil, profundo e bem drenado. Necessita apenas de uma poda ligeira. Poda no Outono-Inverno, após a colheita dos frutos, durante o período de dormência da árvore.
  

Mespilus germanica
Imagem: https://www.elnougarden.com/tienda/plantas/frutales/arboles-frutales/nisperos

Eriobotrya japonicaOriginária do Sudeste da China (provavelmente da província de Hubei) e naturalizada no Japão (introduzida no Japão no Séc. XI por um monge budista). Folha persistente e de maior tamanho do que a folha do outro tipo de nespereira (Mespilus germanica). Floração de Outubro a Fevereiro, perfumada, de cor branca, frutifica apenas em zonas de clima ameno, pois tem dificuldade em frutificar em zonas muito frias. É possível que não produza nada em regiões com temperaturas abaixo de 0º C no Inverno. Pode atingir de 7-8 m de altura e tem um crescimento rápido. Flores e frutos dispostos em panículas (em cachos que vão diminuindo o tamanho da base para a ponta). Maturação dos frutos em Abril-Maio. Suporta temperaturas até -15º C, mas a média anual deve ser 15º C. As flores gelam a -3ºC. Evitar solos húmidos. É melhor plantá-la na Primavera (Março-Abril). Poda após a colheita dos frutos (Primavera). Evitar laborar o solo junto ao pé da árvore. Palhar junto pé da árvore. Se vir que os pássaros andam muito de volta dos frutos, coloque-os em sacos, na árvore, até à colheita. Adubar na Primavera.



Eriobotrya japonica
Imagem: https://horomidis.gr/en/product/eriobotrya-japonica

Esta (Eriobotrya japonica) necessita de uma poda de formação quando jovem, no final do Inverno (Fevereiro-Março) antes que os novos rebentos apareçam: reduzem-se todos os ramos de 1/3 do seu comprimento, para que desenvolva novas brotações. Uma vez que está formada basta a poda de manutenção. Ela toma naturalmente uma forma harmoniosa. (ver página da FORMA DAS FRUTÍFERAS)

Colheita: Colher os frutos maduros em Abril-Maio (Eriobotrya japonica); e em Outubro -Novembro para a Mespilus germanica.

As nêsperas são muito boas no combate da diarreia. As folhas e flores também se usam em medicina natural, tal como as nêsperas.

PODA: Outono-Inverno, durante o período de dormência (Mespilus germanica) e Primavera (Eriobotrya japonica) após a colheita dos frutos.

A nespereira não necessita de poda como as outras frutíferas, mas poda-se para manter o equilíbrio, pelo arejamento e não a deixar ficar muito alta e inacessível para colheita dos frutos. Não necessitando de ser uma poda anual, ela é feita frequentemente para limitar o crescimento da árvore em altura. Requer apenas uma poda ligeira. Suprimem-se ramos mortos, doentes, mal colocados (ladrões e os que crescem para o interior da árvore). Quando necessário reduz-se de 1/3 os ramos estruturais e ramos frutíferos podam-se a 2 olhos após a colheita dos frutos. Limpeza dos troncos raspando musgos e líquenes com uma escova de nylon e água. Após esta limpeza as zonas limpas, depois de secas, devem ser protegidas, pincelando uma calda de argila (mistura-se argila e água, um pouco de cinza e um pouco de óleo vegetal para aderir melhor ao tronco) ou cal-viva misturada com água, com a consistência de uma tinta. Este trabalho faz-se em dias secos (sem chuva). 

QUADRO DA PODA

MESPILUS GERMANICA
(folha caduca)
PODA NO INVERNO
ERIOBOTRYA JAPONICA 
(folha persistente)
PODA NA PRIMAVERA (após a colheita)
Poda de Manutenção: - Suprimem-se ramos mortos, doentes, mal colocados (ladrões e os que crescem para o interior da árvore).
- Poda-se 1/3 do prolongamento dos ramos estruturais.
- Ramos frutíferos podam-se a 2 olhos
- Limpeza do tronco raspando musgos e líquenes com uma escova de nylon e água. Após esta limpeza as zonas limpas, devem ser protegidas, depois de secas, pincelando uma calda de argila.
Poda de Formação: Reduz-se todos os ramos estruturais de 1/3 do seu comprimento, para que desenvolva novas brotações.
Poda de Manutenção: Reduz-se de 1/3 os ramos estruturais;
- Frutifica nos ramos do ano, que se podam após a colheita a 2 olhos, para que desenvolva novos ramos frutíferos.
- Suprimem-se ramos mortos, doentes, mal colocados (ladrões e os que crescem para o interior da árvore).
- Limpeza do tronco raspando musgos e líquenes com uma escova de nylon e água. Após esta limpeza as zonas limpas, devem ser protegidas, depois de secas, pincelando uma calda de argila ou de cal-viva e água.


Leia também: A PÁGINA DO COMBATE BIOLÓGICO
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os amigos!

64 comentários:

  1. Altes de mais os meus parabéns, pelos seus conselhos.
    Tenho 2 nespereiras (Japónicos), que plantei em Janeiro de 2018.
    Este ano (2019), em fevereiro floraram bastante, mas as flores secaram devido, suponho, à geada (o local é Mondim de Basto, numa zona de vale, talvez demasiado húmida).
    Tem muitos ramos, e a minha dúvida é se devo podar e como.
    Deixar só alguns ramos cortando alguns ramos, escolhendo os que estão mais bem posicionados?
    Qual é a melhor altura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Se as suas nespereiras são Eriobotrya japonica a altura de podar é após a colheita. Se elas floriram em Fevereiro, a colheita deve ser lá para Maio (mesmo que não tenha fruto deve respeitar a data). Portanto, claro que as deve podar mas só depois da colheita. Suponho que elas estejam conduzidas em forma de taça ou de fuso (veja a página da FORMA DAS FRUTÍFERAS), assim, aconselho a que observe bem cada árvore e que proceda de baixo para cima e se ocupe de cada ramo estrutural de «per si». Comece por eliminar todos os ramos secos, doentes, mal orientado (que vão para o interior da árvore ou que se cruzam com outros podendo provocar feridas; os que crescem completamente na vertical nos ramos da estrutura) e os ramos ladrões (crescem no pé da planta; no tronco antes do 1º ramo estrutural; entre os ramos estruturais) que existirem em cada ramo estrutural. Depois pode a ponta de cada ramo estrutural deixando apenas 1/3 do que cresceu na última época (deixe cerca de 30 cm). Os ramos frutíferos que saem da estrutura que fica podam-se a 2 olhos acima de um gomo virado para fora. Como vive numa zona com Invernos frios e por vezes geadas fora de tempo, sugiro que durante o Inverno e quando a plante esteja em flor e houver possibilidade de geada a cubra com um «capa de protecção invernal» que se vende nas casas da especialidade (é uma tela geotextil em que se envolve a planta para a proteger do frio e geadas), caso não encontre, compre uns metros de plástico de bolhas (daqueles que servem para embrulhar peças frágeis) e envolva cada uma das suas nespereiras, deixando sempre alguma forma de arejamento. Senão, pode nunca chegar a ter frutos (veja na página principal do blog «Trabalhos de Inverno no Jardim»). Boa sorte.

      Eliminar
    2. Posso podar só a parte de cima da nespereira? Já deu frutos 2 vezes e posso podar agora?vivo em Lisboa. Obrigado.

      Eliminar
    3. Olá. Obrigada pelo seu comentário. Não sabemos que tipo de nespereira tem. Se for uma Eriobotrya japonica (como diz vive em Lisboa acreditamos que seja este o tipo de nespereira pois é a mais comum nesta zona - a que tem os frutos amarelos lisos), NÃO é agora o momento pois ainda vem aí o frio. Este tipo de nespereira só se poda no fim do Inverno (Fevereiro-Março). Convém aguardar por essa altura. Se for a outra nespereira, sim, pode podar. Boa sorte!

      Eliminar
  2. Muito obrigado pelos seus conselhos. Vou, então esperar até maio.
    Este ano coloquei uma malha térmica, tanto nas nespereiras como nos citrinos, mas só no tronco,e, se calhar um pouco tarde, que retirei a semana passada (já em março). Para o ano, pelo menos nas nespereiras,
    vou cobrir, também as folhas.

    Muito obrigado, mais uma vez
    Manuel Barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria melhor que cobrisse toda a copa, o tronco não é tão importante. Palhe o solo a toda a volta da planta (para proteger do frio e geada) e coloque a protecção nas copas todas, mas faça-o logo no inicio dos primeiros frios até ao fim da época das geadas. Bem haja.

      Eliminar
  3. Sou de Sao Paulo, Brasil. O ultimo galho, nao o topo, este entao esta nas alturas, da minha nespereira esta alta. Apesar de alta, esta produzindo frutos. Tem pouquissimos galhos; dessa forma poderei aplicar-lhe uma poda, apos a colheita dos frutos como voce mencionou, mas uma poda drastica, para que tenha uma brotaçao nova, pois que esses galhos sao velhos e compridos. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Se a sua nespereira continua a dar frutos mas está muito alta e não tem feito podas, pode fazer uma poda severa, mas atenção que não convém fazer tudo de uma vez, para que a árvore possa se regenerar e ter tempo de responder à poda. A planta é que vai indicar como avançar na poda. Eu diria que após a colheita (não conheço o calendário das culturas no Brasil), pode podar todos os ramos estruturais em 2/3 do seu comprimento (fica 1/3). Os outros ramos pode a metade do seu comprimento. Para o próximo ano faz as podas de Inverno e de Verão consoante observe o comportamento da planta. O objectivo é que dentro de 2 anos ela não tenha mais de 2,5 m de altura para que todos os frutos estejam acessíveis para colheita e tenha bastantes ramos frutíferos. Adube com bom estrume. Boa sorte.

      Eliminar
    2. A eryobotrya nao e da familia mespilus a eryobotria conhecida como nespera/nespereira ou japoina/japoneira na minha zona nao pertence a mespilus conhecida como sorva por ser um fruto de final de outono que se come sorvado= muito maduro quase podre. Acho que deviam corrigir esse erro

      Eliminar
  4. Mais uma vez, os meus parabéns pelo blogue.
    Além de duas nespereiras, já enxertadas, que adquiri num viveiro, e que plantei em janeiro de 2018, transplantei outra, que não está enxertada,e, que por isso, tão cedo não vai dar frutos.
    Gostava de lhe perguntar se valerá a pena enxertá-la das outras,e, se sim, qual a melhor época para o fazer, e que cuidados devo tomar.
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Se ela não está enxertada, convém enxertar agora. Depois de enxertar aperte a fita e proteja bem a área para evitar entrada de parasitas. Boa sorte!

      Eliminar
  5. Olá Jardim Minhoto, encontrei o seu bl9g por acaso e está a esclarecer-me algumas dúvidas. Tenho 2 nespereiras gigantes lado a lado, bem mais de 2 mt. Já as encontrei assim qdo mudei de casa, julgo que não são podadas nem cuidadas há muito, uma delas não dá fruto nenhum, parece-me bastante envelhecida. A outra dá imensos frutos, mas tem uma praga que deixa muitos deles a parecer queimados, além de estarem tão altos que é muito difícil a colheita. Temos pensado em dar uma poda para reduzir tamanho e dar espaço entre ramos...mas temos medo de matar as árvores. O que me sugere que lhes faça? Em em que altura do ano? Obrigado e continuação de bons artigos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Primeiro deveria tentar perceber que tipo de nespereiras tem. Porque isso vai influenciar o que fazer e quando. Mas vamos partir do principio que se trata da Eriobotrya japonica. A época de poda é na Primavera. Deve podá-las mas não pode reduzir tudo de uma só vez para que a árvore tenha tempo de responder à poda. Comece por retirar todos os frutos. Desinfecte a tesoura de poda com álcool antes e depois da poda. Depois reduza os ramos estruturais (os que formam o esqueleto da árvore) de 2/3 do seu comprimento (fica 1/3). Os ramos que deram fruto pode-os todos a 2 olhos (no próximo ano sairão daí 2 ramos frutíferos). Todo o ramo morto, doente, ou que cresce na direcção do interior da árvore elimine-os. Limpe todo o terreno por baixo da árvore e não deixe nenhum material contaminado pelo chão. Ponha no caixote do lixo. Se o tronco da árvore tem líquenes limpe com uma escova e água. Depois, pulverize uma infusão de Cavalinha nas proporções recomendadas (veja página do COMBATE BIOLÓGICO deste Blog) em toda a árvore. Vá vigiando a árvore e vendo como ela reage. Boa sorte.

      Eliminar
  6. Achei os conselhos muito úteis. Possuo um nespereira japônica, já com cerca de 8 metros de altura e que nunca foi podada,apesar de nesse ano ter produzido abundantemente. Devo podar a ponta da árvore para que não ganhe mais altura e impossibilite a colheita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua apreciação. Diríamos que uma frutífera com 8 m de altura torna quase inacessível a colheita. Tem que usar escadas, ou outros meios para colher. Portanto, na época de poda aconselharíamos a podar os ramos estruturais em 2/3 do seu tamanho (ficaria 1/3) e os ramos frutíferos reduzi-los em cerca de 1/3 (ficaria 2/3). E todos os anos na época certa da poda (para a Eryobotria japonica é na Primavera) reduzir 1/3 dos ramos estruturais para baixar a copa da árvore até um nível confortável para colheita. E os ramos frutíferos podá-los a 2 olhos. Boa sorte!

      Eliminar
  7. Ola achei os vossos comentários mt bons e peeciso uma ajuda
    Tenho uma nespereia japonica como +_ 4 anos e tens doença dizem pedrado
    tens folhas mt bonitas mas começa aparecer uns funcus e folha seca
    Tb nunca deu frutos
    O que devo de fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário. Primeiro que tudo deve limpar debaixo da árvore retirando todo o material contaminado (frutos e folhas), colocando-o no lixo. Depois deve proceder a uma poda de limpeza retirando toda madeira morta ou doente, ramos que se cruzam ou que vão para o interior da árvore, libertando o interior da frutífera para que o ar possa circular. Proceda à poda verde se ainda não o fez. Depois, pulverize uma infusão de Cavalinha nas proporções recomendadas (veja página do COMBATE BIOLÓGICO deste Blog) em toda a árvore. Adube e regue a planta. 15 dias depois faça outra pulverização. Quanto a não ter produzido frutos podem ser várias as razões: o clima da sua região; não ter sido enxertada no viveiro; a doença que a ataca. No inverno proteja-a com uma capa invernal se vive numa região com invernos rigorosos. Boa sorte.

      Eliminar
  8. Olá Jardim Minhoto, estou no Parana, região sul do Brasil, estamos em período de inverno. Comprei recentemente um pé de nêspera (Japonica) enxertado, posso deixar a primeira flora acontecer naturalmente ou é necessário impedir este processo e deixar a florada apenas para o próximo ano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada pela sua partilha. Convém deixar a planta adaptar-se à nova localização, ambientar-se ao clima da sua região. Por isso agora é melhor não fazer nada e deixar a planta aclimatar-se no seu terreno. Se está em período invernal, quando a planta já não tiver folhas, pode escolher um dia seco, para pincelar o tronco, até às primeiras bifurcações, com uma mistura de cal viva e água com a consistência de uma tinta, para a proteger. Mas de resto não faça mais nada agora. Boa sorte.

      Eliminar
  9. Boa tarde Jardim Minhoto.
    Parabéns pelo seu empenho.

    Já há uns meses que lhe falei no facto de ter 3 Nespereiras Japónicas que plantei o ano passado, sendo 2 enxertadas, e que, julguei que não iam dar frutos, por me parecer que a flor tinha queimado, mas, afinal ainda deram algumas nésperas.
    Entretanto também plantei outra, esta não enxertada que nem ameaça dar nésperas.Já lhe perguntei se podia fazer um enxerto de 1 das enxertadas para esta, em finai de Abril. Na altura, não tive oportunidade de fazer o enxerto, por isso queria-lhe perguntar qual a melhor época para proceder ao mesmo, e se o de garfo é o mais aconselhado.

    Muito Obrigado

    Manuel Barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,obrigada pela sua apreciação. Sim lembro-me bem. A enxertia é normalmente feita até fim de Julho. Sim é adequado fazer a de garfo, mas agora só no ano que vem. Mas no Inverno não esqueça de pincelar os troncos com uma mistura de cal viva e água com a consistência de uma tinta. Boa sorte.

      Eliminar
  10. Muito obrigado, pelos seus conselhos.
    Sendo assim, vou esperar pela primavera para fazer o enxerto.
    Para o inverno, além de pincelar os troncos, vou colocar uma capa de proteção, por causa das geadas.

    ResponderEliminar
  11. Muito boa tarde, tenho uma nespereira japónica com 8 anos e com 7 metros de altura e nunca foi podada, e ia agora mandar cortar à altura 2 metros.. será que posso dar cabo da planta?. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá obrigada pelo seu comentário. Não aconselharíamos a cortar tanto de uma só vez. Tem que dar tempo à árvore para responder à poda. Pode podar 2 metros, ela ficaria com 5 metros. Se ela responder bem à poda no ano que vem pode cortar mais 2 metros, fica com 3 metros. E no ano a seguir desponta até ela ficar com 2,5 m. Parece-nos suficiente. Cortar tanto de uma só vez não aconselhamos. Se fosse uma figueira, tudo bem mas outras árvores tem de ir mais devagar...Até porque ela tem de poder produzir ramos frutíferos. Este é o nosso conselho. Boa sorte.

      Eliminar
  12. Boa tarde amigos Minhotos. Gosto muito das vossas informações, são muito úteis.Obrigado.
    Tenho uma nespereira eriobótrya japónica, dá fruto todos os anos, pois já tem mais de 10 anos, mas quando começam a ficar amarelos, se vem alguma chuva, logo se abrem todos e não conseguimos comer nenhum. Gostava de saber o que devo fazer. O terreno em bem drenado e abrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.Obrigada pelo seu comentário. Experimente a proteger os frutos dentro de sacos de papel ou de tela própria. Boa sorte!

      Eliminar
  13. Peço desculpa esqueci-me de dizer qual a minha zona. Pertenço ao Concelho de Pombal.Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, use sacos de tela própria. Dirija-se a uma casa da especialidade. Bem haja!

      Eliminar
  14. Parabéns pelo conteúdo do blog. Moro em Areal, município da região serrana do Rio de Janeiro (Brasil). Nossa temperatura varia entre 25 e 35 graus no verão e 10 a 25 no inverno. Minha nespereira está alta demais (nunca foi podada), o que dificulta a colheita de frutos. Além disso possui muitos galhos (todos frondosos) que produzem muita sombra no interior da árvore. Por suas informações, vejo que devo podar 2/3 do tamanho dos galhos após a frutificação. Minha dúvida é: posso (devo) podar a árvore de forma drástica e de uma vez só, reduzindo o seu tamanho dos atuais 6 metros de altura para algo em torno de 3 metros? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Álvaro, obrigada pelo seu comentário. Não, de forma alguma se devem fazer podas drásticas. Após a colheita vá eliminando todos os ramos que crescem para o interior da planta para lhe proporcionar arejamento e evitar humidades e fungos. Elimine toda a madeira morta e reduza os ramos estruturais de 1/3 apenas, porque ela está muito alta e 2/3 podia ser excessivo, no seu caso. Isto todos os anos até que a planta atinja a altura pretendida. É preciso dar tempo à planta para responder à poda. Esperamos ter ajudado!

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela resposta tão rápida. Seguirei seu conselho. Estava mesmo preocupado com uma poda drástica demais. Temos colheita agora (maio-junho) no Brasil. Logo após, executarei sua receita. Um forte abraço de além mar.

      Eliminar
  15. Como está numa região serrana é preciso ter mais cuidado. Mesmo se leva um pouco mais de tempo é melhor do que arriscar a que a planta se ressinta. Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeito. "É devagar que se vai ao longe", não é verdade? Forte abraço.

      Eliminar
  16. É o segundo ano que a minha nespereira quase deixou de dar frutos. Dá muita flor mas frutos só 2 ou 3. Porque será ? Está bem colocada, bem tratada, não entendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Os motivos podem ser vários: Pode ser muito jovem, com o tempo dará mais frutos; ventos fortes ou chuvas na altura da floração que arranca a flor; alguma praga que ataque a flor; excesso de flores/frutos para o porte de planta; meteorologia desfavorável em algum momento do ciclo da planta. Observe bem a planta. Veja se não tem humidade excessiva no solo. Faça uma boa observação da sua planta, veja o que mudou. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Conte também com a alternância natural das frutíferas que um ano dão mais frutos que no ano seguinte.

      Eliminar
  17. Muitos parabéns pelo excelente blog e um muito obrigado pela partilha de conhecimento.
    Tenho uma nespereira (japonica)que da imensos frutos mas de pequeno calibre.Não tem sido podada,a copa esta muito densa com muitos ramos e raminhos verticais no interior o que dificulta o arejamento e entrada de luz.Por o que por aqui li devia ter feito uma poda na primavera (mas desconhecia a época)
    Agora pergunto posso ainda fazer uma limpeza mesmo que ligeira,ou podar na proxima Primavera, depois da apanha dos frutos?
    PS os frutos deste ano só foram colhidos em meados de junho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário e apreciação. Pode sempre fazer uma poda de limpeza e de arejamento. Elimine madeira morta; ramos que vão para o interior da planta para permitir a entrada de luz e a circulação de ar; ramos ladrões. Uma poda mais drástica deve ser guardada para a época própria. Quanto ao calibre dos frutos talvez devesse fazer uma triagem, quando eles são jovens para que os que fiquem sejam um pouco maiores. Praticar sempre uma boa adubagem orgânica, todos os anos. Boa sorte.

      Eliminar
  18. Em Julho transplantei para a terra uma nespereira que me deram (tem +/- 1m de altura) tem estado bonita mas ultimamente parece que está a secar (não é por falta de água) será que tenho de fazer mais algum,a coisa para além de regar!
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. A planta está a adaptar-se ao terreno e à nova localização. Adube com adubo orgânico, regue e palhe para manter a humidade e deixe que ela se adapte. Certamente irá correr tudo bem. Boa sorte.

      Eliminar
  19. Bom dia,parabens pelo vosso trabalho. Preciso de um pequeno esclarecimento, comprei uma nespreira ja enxartada,quando fui para plantar disseram-me que se não tiver duas arvores destas,nunca vou ter fruto. É verdade isto? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário e apreciação. Não. Não precisa de outra, pode facilitar mas não é necessário.

      Eliminar
  20. Boa tarde. É raro encontrarem-se blogs portugueses de qualidade sobre frutíferas. Pretendo antes de tudo dar-lhe os parabéns pela sua iniciativa e gosto que coloca neste blog de grande utilidade. Também sou citadina e vim para o campo para a zona do Ribatejo cujo clima tem uma elevada amplitude térmica, para além do mês de janeiro e o de agosto serem insuportáveis a nível climático. Mas pretendo colocar algumas questões sobre nespereiras. Quando para aqui vim já estava uma nespereira com cerca de 7 metros de altura que dá flor todos os anos mas nunca deu um único fruto. Gostaria que me explicasse qual o motivo de isto acontecer. Já existia também uma outra Nespereira com cerca de 6 metros de altura que dá alguns frutos, mas quando amadurecem tem uma doença que se chama pedrado. O que fazer em relação a essa doença?
    As minhas seis nespereira, das quais apenas uma não dá frutos costumam já ter fruto formado no início de janeiro. Contudo o fruto só amadurece em maio ou Junho. Não deveria amadurecer mais cedo uma vez que em janeiro já está formado?
    Obrigada e uma vez mais parabéns pela sua iniciativa e muito sucesso com as suas frutíferas.
    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. Obrigada pelo seu comentário e apreciação. Contra o pedrado das suas nespereiras combata-o com Cavalinha (veja a receita na página COMBATE BIOLÓGICO deste blogue). Quanto à nespereira que não dá fruto pode ser devido à sua localização que apanhe mais vento ou mais frio quando está em flor ou alguma praga que ataque as flores. Antes da floração pulverize-a com calda bordalesa. Aliás, faça isso a todas. Os frutos amadurecem quando as temperaturas são mais adequadas. Isso é normal, a mesma frutífera pode dar fruto em meses diferentes consoante a localização geográfica. Não se esqueça da importância que tem a poda, na época certa, para a saúde das frutíferas e baixe um pouco a altura das nespereiras para que ela comece a formar ramos novos mais abaixo, para ser mais fácil de colher os frutos. Elimine sempre madeira morta ou doente, ramos que se cruzam, escolhendo o que estiver melhor posicionado. Boa sorte!!

      Eliminar
  21. Os meus parabéns, pelo vosso blog, e pelas informações prestadas. Sou da zona do Douro e tenho uma nespereira Japónica, no meio da vinha, pelo menos com 40 anos de idade, dá flor, no entanto nunca deu fruto. Terá que ser enxertada? Desde já os meus agradecimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Pode enxertá-la para fazer a experiência, pois pode não ser enxertada. Mas o facto de não dar fruto pode ter que ver com o clima da região, um bocado fresco, sobretudo as noites e também com vento que pode arrancar as flores. No período em que ela necessita de tempo quente, na região do Douro por vezes a Primavera vai fresca. Também pode ter que ver com falta de poda ou podas irregulares. Adube-a bem, faça a poda e na Primavera e no Verão regue bem e coloque palha junto ao pé da árvore para manter a humidade. Boa sorte!

      Eliminar
  22. Excelente artigo com muita informação útil em especial para quem pouco ou nada percebe destes assuntos, como eu. Obrigado!
    Resido na zona de Torres Vedras e tenho uma nespereira japónica com cerca de 3m de largura por 2,5 m de altura que foi erradamente plantada demasiado próxima (a cerca de 4 m de distância) duma figueira que agora está uma árvore enorme (mais de 8 ou 9 mais de altura) e que agora tapa metade da nespereira, que ainda por cima está a norte da figueira. Duas questões:
    1 - Em que época é que posso mudar a nespereira de sítio? Pretendo deslocação-la cerca de 3 metros para o lado no sentido NO, que é o único espaço livre que tenho. A minha ideia é abrir uma vala com cerca de 1 m de profundidade e 1 m de largura, desde o local de destino até à nespereira de forma a poder arrastar-la com raízes por dentro da vala até ao seu novo local. As outras perguntas são será este método viável (?) e que quantidade de raízes será necessário manter?
    Uma outra questão (que não sei se estará relacionada com a falta de sol direto que a nespereira tem actualmente) é que grande parte dos frutos costumam ficar como que "pedradas", ou seja, com áreas negras muito duras (parece pedra quase) e que faz com que o fruto não cresça nessa zona (por vezes cachos inteiros ficam assim. Como prevenir/tratar este problema?
    Muito obrigado por qualquer ajuda.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui, obrigada pelo comentário. Pode transplantá-la agora. Vai ser um trabalho "pesado". Coragem! Isso é doença. Depois de a transplantar pulverize toda a planta com Cavalinha e faça isso de 15 em 15 dias durante até antes da floração. Veja a receita na página COMBATE BIOLÓGICO deste blogue. Boa sorte!

      Eliminar
  23. Gostei muito do conteudo, parabéns!
    O que seria a poda a 2 olhos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário e apreciação. A poda a 2 olhos é a poda a 2 gomos. Conta 2 gomos e poda acima do 2º gomo (olho).

      Eliminar
  24. Antes de mais obrigado pelo vosso trabalho.
    Gostaria de colocar uma questão: tenho uma nespereira ERIOBOTRYA JAPONICA há já vários anos. Nunca foi podada e o resultado foi que cresceu em altura (muito), deve ter uns 5 metros e não tem galhos baixos para frutificar. Nesta altura, Abril vejo algumas, poucas frutas verdes do ápice dos rsmos mais altos. Obviamente não conseguirei colhê-los. Como e quando posso proceder a uma pode para a diminuir de tamanho e torná-la mai produtiva?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Para tornar a sua planta mais produtiva e saudável, só mesmo com a poda, adubação e tratamentos preventivos. Depois da colheita, pode 1m à altura da planta e prossiga seguindo as restantes indicações de poda na página PODA DA NESPEREIRA. Este ano, não pode rebaixar a planta mais do que isso. Para dar tempo à árvore para responder à poda. Para o ano volta a fazer o mesmo e a planta vai acabar por fazer ramos novos mais abaixo e o Marco vai começar a conseguir colher os frutos. Depois da poda pulverize a planta com calda bordalesa para prevenir qualquer praga ou doença. Adube-a com estrume bem curtido. Boa sorte!

      Eliminar
  25. boa noite! como sempre, os meus parabens pelo blog - fantástico!
    este ano coloquei 6 sementes de nespereira num recipiente com terra e os 6 brotaram - estão agora com 3-5 folhas cada, com 10-15 cms de altura e com aspecto muito saudável - folhas bem verdes. O meu problema é que os pés estão muito próximos e o recipiente é baixo, logo tem pouca terra - tenho receio de estar já a retrair o seu crescimento. Tenho vontade de fazer a muda desde já para um vaso maior para dar mais terra e espaço a cada pé, mas tenho receio de os matar - visto que é verão. Que me aconselha a fazer? mudar agora para outro vaso? esperar pelo Inverno? mudar já para a terra (aqui preocupa-me a luta que ainda terá que vencer com ervas daninhas, etc). Desde já o meu obrigado por toda a informação e apoio! abraço, Ricardo

    ResponderEliminar
  26. Olá, antes de mais, parabéns pelo blog! Tem ajudado imenso!
    Tenho algumas nespereiras em casa (zona de Leiria), já com muitos anos, elas têm sempre folha verde e todos os anos dão fruto, porém, estão muito altas e não são podadas há, pelos menos, 10 anos (altura do falecimento de quem tratava delas). Estou a tentar inteirar-me deste assunto, pelo que, gostava de saber se posso poda-las no topo de forma a que fiquem mais baixas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  27. Olá, muito bom artigo.
    Eu tenho uma dúvida cujo conteúdo não me ajuda à minha dúvida.
    Tenho uma nespereira Eriobotrya japonica no meu quintal virado a sul pelo que não apanha tempo muito frio (zona de Sintra) e está dentro de um vaso com uma capacidade de uns 100 Lts (1 a 2 vezes por ano coloco um pouco mais de terra e adubo com casca de banana).
    A árvore tem uns 10 anos, sendo que nos primeiros 5 ela esteve virada a norte a acabou por secar, depois coloquei-a virada a sul e ela rebentou novamente, tendo agora dois ramos com cerca de 1,5 metros cada um.
    Sendo que ela já tem 10 anos e que há 5 anos rebentou 2 ramos depois de estar seca, tenho de a podar ou enxertar para que dê frutos? É que nunca floriu até hoje.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  28. Aproveite as folhas e frutos velhos da mesma composte-os directamente , poupa na terra e no fertilizante, se nao a quiser muito grande pode optar por torná-la num bonsai gigante, por acaso tenho varios de nespereira a produzir fruto de tamanho e quantidade convencional, volto a aconselhar a utilizaçao directa das folhas e frutos as folhas sao optimas para simultaneamente humidecer e drenar a terra no vaso, horta ou canteiro depende da profundidade a que sao enterradas, geram novo solo descompactado e acolhedor para as novas raizes se ficarem a meio, por baixo sao optimas selantes e reguladoras da humidade formam uma membrana permeável que impede a saida dos nutrientes, em relaçao aos frutos, quando secos servem como cascalho para utizar por cima da terra (tapa sol) tudo isto permite a planta aceitar sol directo com irrigaçao reduzida e a melhor parte é que vem tudo da propria planta, aconselho-o a podar a sua nespereira ao longo de pelo menos 10 anos para respeitar a lentidao e nao fragilidade porque sao arvores lentas mas nao frageis

    ResponderEliminar
  29. Olá tenho duas nespereiras japonicas ainda novas só com o tronco principal com 1 metro de altura posso cortar agora o como para começar a forma-la ou não. Sou de lamego

    ResponderEliminar
  30. Olá boa tarde!
    Resido em Sesimbra e tenho uma nespereira ERIOBOTRYA JAPONICA, enorme no meu quintal no qual não sei a idade dela.
    Quando adquiri o espaço este ano ela já lá estava e carregada de bastantes frutos de um tal modo que já não fui a tempo de os colher, 70% secaram e parte ainda estão na árvore, 10% foram comidas pelos pássaros e 20% caíram.
    Pelo que li aqui fiquei na duvida, ela é enorme e ramos desordenados e queria reduzi-la de maneira que não subisse ou aumenta-se mais de volume, a pergunta é qual a melhor altura para a poda e se posso fazer uma poda a fundo no intuito de a reduzir ou evitar que cresça mais.
    Cumprimentos
    João

    ResponderEliminar
  31. Tenho duas japoneiras um com dois anos nunca foram podadas a de dois anos deu dois frutos este ano .possa podar ,sou de Vila Real transmontes .

    ResponderEliminar
  32. Olá!

    Parabéns pelo blog!

    Plantei uma japonesa da semente e quando estava com aproximadamente 2 metros de altura meu cão roeu todo seu caule, deixando-a como em carne viva.

    A planta vingou é contínua dando brotos de galhos porém não nasceu mais casca.

    Alguma orientação para o caso?

    ResponderEliminar
  33. Boa Tarde. Tenho uma nespereira, que transplantei , do vazo onde nasceu para a terra. Tem pelo menos 10 anos está muito bonita com os ramos verdes e a ficar com um porte grande 3m aproximadamente, nunca deu fruto, já a podei algumas vezes, sou do norte. Zona de viana do Castelo, e quando há inverno com mais geada as folhas mais Tenras ficam pretas, este ano não podei para evitar rebentos novos e tenros, com a finalidade de não queimar.
    Vejo que nesta zona em Dezembro já começam a florir. Gostaria de saber, p.f. o que fazer para ela dar fruto.
    Já tive outra noutro terreno que deixei onde nasceu, limpei para lhe dar forma dava mutos frutos e bons e continua a dar. Muito obrigado

    ResponderEliminar
  34. O que fazer para abaixar a copa quando a Nespeira já ultrapassou os 4 metros de altura?

    ResponderEliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...