PRIMAVERA

Trabalhos de Primavera

A Primavera chega e com ela o reviver da Natureza, do jardim, do retomar a nossa vivência nos espaços verdes e claro os trabalhos de jardinagem.

NO POMAR

Retire ervas-daninhas e ramos ladrões junto aos pés das frutíferas. Verifique as ataduras dos ramos frutíferos em espaldeira, não os deixando muito apertados. Use de preferência atilhos de borracha, em rolo, que corta à medida que necessita, porque têm elasticidade, não magoando a planta.

Pulverize um produto biológico nas árvores de fruto para as proteger, mas nunca durante a floração. Plante capuchinhas (Tropaeolum majus) aos pés das cerejeiras, pessegueiros e ameixeiras que costumam ser atacadas por pulgões. Assim estes irão preferir as capuchinhas e não atacarão as frutíferas. Estas flores são comestíveis. Também pode colocar as armadilhas à base de feromonas nos pessegueiros, ameixeiras, pereiras e macieiras. Se forem atacadas por pulgões, use lagartas de joaninha que comem cada uma, cerca de 50 pulgões por dia. Também pode plantar alfazema perto das árvores de fruto para afastar os pulgões. Veja a página do COMBATE BIOLÓGICO.

Capuchinhas (Tropaeolum majus)

Adube árvores e arbustos com adubo orgânico.

Limpe o seu canteiro de morangos tirando todas as folhas velhas e amarelas, bem como as ervas-daninhas. Depois de limpo, renove o seu canteiro de morangos em 1/3, usando as plantas que entretanto nasceram dos pés que já tinha ou adquirindo novas plantas. Prefira plantas oriundas da agricultura biológica. Adube tudo com adubo orgânico. O morangueiro gosta de adubo de cavalo. No fim, regue e palhe tudo com palha cortada fina, para proteger o morangal.

Plante kiwis e frutos vermelhos (mirtilos, groselhas, framboesas, amoras, gojis, morangos). Faça estacas durante o mês de Abril dos seus arbustos frutíferos, daqueles que já tem no jardim. Para si ou para oferecer. 

Plante citrinos, diversificando as variedades.

NA HORTA

Planifique os seus canteiros ou parcelas, tendo em conta a rotação de culturas  (ver página da NOVAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS E PERMACULTURA - Rotação de culturas). Não plante nos canteiros a mesma cultura da época passada, senão o solo vai-se esgotar dos mesmos nutrientes. Tenha em conta as plantas que não convivem bem juntas. Confeccione em cartão uma roda da rotação de culturas para ter sempre à mão.

Não se esqueça de fazer associação de culturas nos seus canteiros ou parcelas. Associação de espécies diferentes próximas umas das outras proporcionam vantagens recíprocas pois complementam-se entre si. Protegem-se umas às outras, evitam ervas-daninhas, atraem polinizadores, permitem aproveitar muito bem o espaço disponível, aproveitar melhor o azoto e da sombra, principalmente aos pés das culturas que permite manter a terra húmida e necessitar de menos rega. (Ver página da ASSOCIAÇÃO/CONSORCIAÇÃO DE CULTURAS)

Semear no crescente, milho, grão, feijão, fava, ervilha, abóbora, melão, melancia, tomate, nabo, pimento, rabanete, salsa, coentros, cenoura, espinafres, brócolos, etc. Plantar batata e ervas aromáticas. Palhar tudo com palha fina, quando as plantas começarem a crescer e tiverem cerca de 20 cm, para protecção e manter a humidade do solo.

NO JARDIM

É o momento de renovar o jardim, conservando elementos que marcam o local tanto do ponto de vista histórico como estético e fazer o restauro de caminhos, escadas, muros, estruturas (minas, tanques, canteiros, estufas, portões, fontes, pontes, etc.), equipamentos de rega. 

Crie zonas distintas no jardim, fazendo dele um prolongamento da casa. Zona de refeições, zona de brincadeiras para as crianças, zona de lazer, zona de leitura, recantos românticos, etc...

Dissimule os limites do jardim com maciços, frutíferas em espaldeira e plantas trepadeiras. Criando a ideia que o «decor» se prolonga. Aproveite, quando possível, a vegetação dos seus vizinhos, criando a ilusão óptica, de que esta vegetação está no seu espaço. Plante em crescendo, ou seja, no primeiro plano, coloque plantas baixas, em segundo plano, plantas de média altura e em terceiro plano, plantas altas. 

Poda do Jasmim. Na Primavera a poda do Jasmim é uma poda suave. Podam-se as extremidades quando os novos ramos atingem 35 cm de comprimento ou mais. Podam-se os novos ramos a 30 cm acima de um par de folhas. Verifique as ataduras dos ramos aos tutores.

Plante bolbos de flores (gladíolos, tulipas, dálias, etc.); plantas anuais e vivazes (aquelas cujos órgãos subterrâneos vivem vários anos e apenas a parte aérea se renova anualmente).  Plante trepadeiras.

Restaure e limpe os canteiros. Trate do relvado e repare as falhas. Semeie o relvado ou recupere o que já tem, após ter feito todos os outros trabalhos de jardinagem para não o estragar.


Dália (Dahlia)

Imagem: jardiminhoto

Leia também: A PÁGINA DAS COMO AUMENTAR A FERTILIDADE DO SOLO
Gostou deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários.
Partilhe com os seus amigos!



2 comentários:

  1. Tenho uma hortita onde plantei repolho, couve de bruxelas, etc.
    Agora aparecem uma couves murchas. Será que posso pôr um insecticida no pé das couves?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Virgílio, obrigada pelo seu comentário. Primeiro tem que perceber porque é que as couves estão murchas. Se é falta de água; se apanharam um golpe de calor; se são só as folhas de fora ou se toda a couve apresenta esse aspecto. Eu sugeria que tirasse as primeiras folhas de fora e regasse a planta. Coloque folhas de urtiga aos bocados debaixo da planta e pulverize com uma infusão de urtiga (ver receita na página Combate Biológico deste blogue - 1.2). Boa sorte!

      Eliminar

PORQUÊ PODAR, O QUE PODAR, QUANDO PODAR

NOVA PRAGA DE GAFANHOTOS

Nova praga de gafanhotos desta vez em países do Oriente Médio (Siria, Jordânia, Iraque, Irão e Líbano). A FAO está muito preocupada com a si...